ASSUNTOS CINZENTOS – Exercícios de Fixação
Parte final. Exemplos de aplicações dos princípios bíblicos já aprendidos

Hélio de M.S



Já vimos nas duas últimas aulas, em detalhes (http://www.solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/Cinzentas/SeraQueDevoFazerIsto-Helio.htm), as 12 peneiras pelas quais devemos passar os assuntos que nos parecem “cinzentos”, isto é, aqueles que, à primeira vista, não parecem ter, na Santa Palavra de Deus, nada explícito os permitindo ou proibindo. Ademais, num primeiro instante, não lembramos de nenhum princípio da Bíblia que, bem aplicado, nos tire da dúvida se os devemos ou não fazer, na situação e contexto em que estamos.

Para sua comodidade, irmão, eis a lista resumo das 12 peneiras (novamente, por favor, rogo que estude os detalhes nos estudos das duas semanas passadas. Acima de tudo, releiam os versículos):

Peneiras da Bíblia:
1. Ordenado na Bíblia?
2. Proibido na Bíblia?
3. Não explicitado na Bíblia? Tentemos aplicar algum princípio bíblico.
3.1. Glorificará a Deus?
3.2. Cristo assinaria?
3.3. Cristo fez? Faria?
3.4. Eu gostaria de ser arrebatado nisto?

3.5. Serei galardoado por isto?
3.6.a. Lembro de onde o Espírito Santo habita?
3.6.b. Isto deleitará o Espírito Santo?
3.7. Apropriado para um filho do Rei?
3.8. Estou semeando para o Espírito?
3.9. Influenciará TODOS somente para o bem?
3.10. É esta a MELHOR opção sob o ponto de vista da ETERNIDADE?
3.11. Não darei a NINGUÉM a menor aparência do mal?
3.12. Tenho absolutas certeza e paz
?

Agora, vire a página para responder 2 ou 3 linhas (à sua escolha!) de uma tabela questionário que servirá de exercício para você fixar os princípios estudados.

Assunto cinzento (esta página é um pouco mais difícil, talvez você precise procurar versículos que não vimos aqui, deixe para fazer em casa)

 

Responda: Se enquadra na peneira 1 ou 2, então dê versículos e pare. Se não, teste se viola outras peneiras. Se violar, então dê o número e nome da mais importante delas. Se não, ore mais, depois faça seu santo desejo.

Sangue:
a) Beber copos de sangue fresquinho, no matadouro.
b) Comer carne de animais que ainda têm todo sangue (morreram por si mesmos, ou sufocados, ou afogados. Não foram sangrados devidamente).
c) Comer alimentos feitos com sangue: chouriço (doce de sangue de porco), cabidela (molho pardo de sangue de galinha), picado, etc.

- a) e b) têm sérios riscos, imediatos, para sua saúde (física, não espiritual) (tanto que é proibido por lei)!!! Fale com especialista.
- Quanto a (c), ore, depois faça conforme seu santo desejo e consciência, não é pecado, em nada afeta sua vida espiritual (apenas sua vida FÍSICA):
- Mt 15:11: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.”
- Mas, se lhe ofende a consciência, ou se fracos puderem saber o que v. fez, é MELHOR você não comer sangue, nem sufocados, nem consagrados a ídolos At 15:20,29;21:25; 1Co 10:25,27-32.
“Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.” (Atos 15:20 ACF)
 
“Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.” (Atos 15:29 ACF)
 “Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.” (Atos 21:25 ACF)
 “Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.” (1 Coríntios 10:25 ACF)
 “27 E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. 28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. 29 Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? 30 E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” (1 Coríntios 10:27-32 ACF)

 Eu, pessoalmente, não como sangue nunca,  pois vejo a proibição de não comer sangue antes da lei e depois dela, ensina-nos a (a) respeitar a vida e o doador da vida (Deus), (b) que Ele é a Vida e, (c) principalmente, aponta para Ele (Cristo) derramando Seu sangue na cruz para nos salvar. De modo que o sangue, antes e depois da lei, sempre merece um respeito todo especial.
- Mas não despreze/ provoque o fraco que só come legumes Rm 14:1-3,13-15,20-21,23.
“1 ¶ ORA, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. 2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.” (Romanos 14:1-3 ACF)
 
“13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. 14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. 15 Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.” (Romanos 14:13-15 ACF)
 “20 Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. 21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.” (Romanos 14:20-21 ACF)
 “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” (Romanos 14:23 ACF)

 

- “aquela” {*} roupa curta ou justa;



- “aquele” {*} calção, sunga, maiô 2 peças, tanga, etc.;



- acupuntura (por médico);



- assistir cultos ou shows meio ecumênicos, envolvendo igreja entusiasmada mas de doutrina ou prática algo destoante da Bíblia;



- cooperar com campanha filantrópica aparentemente boa, mas Católica, etc.;



- hipnotismo (por “médico”),



- homeopatia (por “médico”);

- Gota/comprimido não tem 1 molécula da substância (30X significa 1/(1030) = 1 gota em 50 vezes o peso da terra; 30C significa 1/(10030) = 1 molécula em 30 bilhões de vezes o peso da terra). Para encontrar 1 molécula sequer da substância “medicinal” alegadamente presente nos comprimidos 30X, seria necessário tomar cerca de dois bilhões deles, o que totalizaria mais de mil de toneladas de lactose mais toda espécie de impurezas que a lactose possa conter.
- Nunca, nenhuma pesquisa com RIGOR da Estatística (equipe neutra; pacientes e profissionais aleatórios; duplo-cegos; cruzados; repetíveis) mostrou a mais leve diferença de PLACEBO.
- A origem e toda a sua base, é ESPIRITISMO, todos reconhecem! Dt 18:9-14; Isa 8:19; 2Co 11:14-15; Ef 5:11
“9 ¶ Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. 13 Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. 14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa.” (Deuteronômio 18:9-14 ACF)
 
Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” (Isaías 8:19 ACF)
 “14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (2 Coríntios 11:14-15 ACF)
 “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.” (Efésios 5:11 ACF)
Ademais, mesmo se houvesse homeopata crente FUNDAMENTALISTA e intolerante ao espiritismo (e não há), e mesmo se homeopatia sem dúvidas funcionasse mais que placebo (e não funciona), eu nunca iria a ele, porque
3.2. Cristo NÃO assinaria. 3.3. Cristo NÃO Faria. 3.4. Eu NÃO gostaria de ser arrebatado nisto. 3.5. NÃO serei galardoado por isto. 3.6.b. Isto NÃO deleitará o Espírito Santo que habita dentro de mim. 3.7. NÃO é apropriado para um filho do Rei. 3.8. NÃO estarei semeando para o Espírito. 3.9. NÃO influenciará TODOS somente para o bem. 3.10. NÃO é esta a MELHOR opção sob o ponto de vista da ETERNIDADE. 3.11. SIM, corro algum risco de dar a ALGUÉM uma certa aparência do mal. 3.12. NÃO tenho absoluta certeza e paz. http://solascriptura-tt.org/Seitas/HomeopatiaMaiorDeTodosEmbustes-Barret.htm
http://solascriptura-tt.org/Seitas/HomeopatiaOMedicamentoDaNovaEra-DLBrown.htm
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Homeopatia-FundadorEDefensoresReconhecemEhEspiritismo.htm

 

- ioga (não com orientalista);



- jogos a dinheiro (mesmo pouco); loteria; pirâmides; títulos de capitalização (remuneração abaixo da poupança, objetivo é sorteio); comprar produto mais caro e visando prêmio em sorteio;



- maçonaria;



- missa de formatura;



- rock evangélico;



- roupa, cabelo, etc. do sexo oposto; E se for “unisex”?



- sauna (semi nu, de calção ou toalha, sem ser somente com sua esposa);



- tatuagens, piercing;



- ioga (não com orientalista);




{* “aquele” refere-se ao que muitíssimos evangélicos “lights” (ou sinceros mas que não estudaram e aplicaram essas “peneiras” deste estudo) aceitam, mas alguns salvos mais “conservadores” não recomendam muito (por vários motivos, mesmo que alguns pareçam a você válidos e bíblicos, e outros nem tanto)}

 

Assunto cinzento (esta página é mais fácil, os versos que já vimos devem bastar, escolha 2 ou 3 linhas e responda agora na aula)

Responda: Se enquadra na peneira 1 ou 2, então dê versículos e pare. Se não, teste se viola outras peneiras. Se violar, então dê o número e nome da mais importante delas. Se não, ore mais, depois faça seu santo desejo.

 

- “aquela” {*}revistinha;

3.1. NÃO glorifica a Deus. 3.2. Cristo NÃO assinaria. 3.3. Cristo NÃO Faria 3.4. Eu NÃO gostaria de ser arrebatado nisto. 3.5. NÃO serei galardoado por isto. 3.6.b. Isto NÃO deleitará o Espírito Santo que habita dentro de mim. 3.7. NÃO é apropriado para um filho do Rei. 3.8. NÃO estou semeando para o Espírito. 3.9. NÃO influenciará TODOS somente para o bem. 3.10. NÃO é esta a MELHOR opção sob o ponto de vista da ETERNIDADE. 3.11. SIM, existe a possibilidade que eu dê a alguma pessoa certa APARÊNCIA do mal. 3.12. NÃO tenho absoluta certeza e paz.

 

- “aquele” {*}cabelo ou maquilagem;

Idem.

- “aquele” {*}CD, cantor de música evangélica;

Idem.

- “aquele” {*}CD, cantor de música romântica secular;

Idem.

- “aquele” {*} programa de TV;

Idem.

- acompanhar o patrão aos cabarés, a macumbas, a missas, mesmo que eu não faça nada errado;

Idem.
--- CONTRAPONTO: Mas Naamã (2Rs 5:18-19), mesmo depois de convertido, era forçado a acompanhar seu amo e até se encurvar na casa de um ídolo. Talvez ele e sua família morreriam se não o fizesses? Foi porque era recém-convertido que Eliseu não o proibiu? Foi para lhe dar tempo de aprender? E agora?

 

- “militância em greves”, andar junto de quem grita obscenidades, bate, depedra, invade, etc.;



- casamento com palavras por padre, em salão neutro, prometendo não haver missa;



- dancinha aeróbica na academia de ginástica, só pra perder peso;



- filme inocente, mas no cinema e não em casa;



- jogar paciência, com baralho;



- jogo de cartas/etc., sem envolver dinheiro, e somente entre crentes;



- rifa “entre amigos”, com lucro para causa nobre;



- roupa ou modismo “contestatória do status quo”;



- tomar parte em “aquela” {*} festa ou peça;



- trabalhar como contador/ zelador/ camareira em motel,



- trabalho são em empresa sã, mas cujo dono tem empresas não sãs (motel, assaltos, sustentar seita; etc.);



- vender ao consumidor final: cigarro, bebida, material pornô;

2. PROIBIDO em Hc 2:15 Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!”

3.1. NÃO glorifica a Deus. 3.2. Cristo NÃO assinaria. 3.3. Cristo NÃO Faria (nas bodas de Caná: suco puro e fresquinho de uva). 3.4. Eu NÃO gostaria de ser arrebatado nisto. 3.5. NÃO serei galardoado por isto. 3.6.b. Isto NÃO deleitará o Espírito Santo que habita dentro de mim. 3.9. NÃO influenciará TODOS somente para o bem. 3.12. NÃO tenho absoluta certeza e paz.
--- CONTRAPONTO: Mas Neemias (verso 2:1) era forçado a servir vinho (e este podia ser alcoólico) ao seu dono...

 

- vender ao vendedor (não ao consumidor): cigarro, bebida, material pornô;

3.1. NÃO glorifica a Deus. 3.3. Cristo NÃO Faria. 3.12. NÃO tenho absoluta certeza e paz.

 

- Rotary, Lions; etc.;




{* “aquele” refere-se ao que muitíssimos evangélicos “lights” (ou sinceros mas que não estudaram e aplicaram essas “peneiras” deste estudo) aceitam, mas alguns salvos mais “conservadores” não recomendam muito (por vários motivos, mesmo que alguns pareçam a você válidos e bíblicos, e outros nem tanto)}

Assunto cinzento (esta página é mais fácil, os versos que já vimos devem bastar, escolha 2 ou 3 linhas e responda agora na aula)

Responda: Se enquadra na peneira 1 ou 2, então dê versículos e pare. Se não, teste se viola outras peneiras. Se violar, então dê o número e nome da mais importante delas. Se não, ore mais, depois faça seu santo desejo.

 

Cremação



Casamento entre primos



Servir ao Exército, guerra



Natal



Armas



Controle de nascimento



Aborto



Eutanásia



Pena de morte



Vinho (bem pouco)



Política partidária



 



 



 



 



 



 



 


 



 



Hélio de M.S., set.2012

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )