Hélio de Menezes Silva, 2018.
Pergunta: Hélio, deu um debate muito grande, porque Eu disse que
esse IDE DE JESUS EM MARCOS 16.15 É PARA A IGREJA. Me refutaram dizendo que NÃO
EXISTIA IGREJA AINDA.
O irmão têm algum estudo de Marcos 16.15 ?
IIII.
Resposta:
Caro irmão IIII,
Não precisamos de um longo ou complexo ou novo estudo, basta analisarmos (pode
ser de modo descomplicado) o que a Bíblia diz. Para economizar tempo, na
análise vou usar também as notas de rodapé dos curtos comentários da Bíblia LTT.
Iniciemos primeiramente como o verso 15, depois talvez sintamos necessidade de
prosseguir para os versos que o seguem.
Mc 16:15 "E Ele lhes disse: "Havendo
vós {{{*}}} ido ① para dentro
de todo o mundo, pregai vós o
evangelho (as
boas novas) a toda a criatura." (LTT)
① "havendo ido" faz parte da ordem para pregar. Em
português talvez possa não soar uma ordem, mas, em grego, "ir" pode e
deve ser considerado um imperativo, uma ordem , tanto quanto a
ordem de "pregai" (LTT)
{{{* "VÓS" se restringe, primariamente (isto é,
antes e acima de tudo), aos 11 APÓSTOLOS E DISCÍPULOS
(somente secundariamente é que a Grande e Maravilhosa Comissão é
supremo privilégio e anelo de todos os salvos e assembleias emularem os
apóstolos e discípulos, pregando o evangelho a toda criatura (quer diretamente
ou através de missionários)).
Prova: Ver todas as notas dos versos 16-18, particularmente a nota para
"aqueles havendo crido", no v. 17, que se apoia na nota 2Co 12:12
(estas duas notas são as primeiras a serem lidas para entendermos Mc 16:15-18)!
- Assim, v. 15 pode ser visto como significando: "[Primeira declaração,
uma ordem][:] havendo vós [OS APÓSTOLOS E DISCÍPULOS] ido para dentro de todo
o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura".
}}} (LTT)
Portanto, irmão IIII,
- Em 1º lugar a ordem "Ide e pregai" foi dada PRIMARIAMENTE
(isto é, antes e acima de tudo) a cada indivíduo que era apóstolo ou discípulo
(81 deles, depois viriam Matias e Paulo, totalizando 83), e somente
eles tiveram os dons de milagres infalíveis e ilimitados, dons exclusivamente
dados a eles com o fim de autenticarem seus ministérios e seus escritos,
falando a Israel descrente, antes da diáspora de 70 dC.
Mas, em 2º lugar, a sumamente doce e abençoada OBRIGAÇÃO da
ordem pode e deve ser ESTENDIDA a todos os salvos individuais
desta dispensação das assembleias locais. Ah que Deus maravilhoso e bom para
comigo e para com você, meu irmão. Que supremo dever e privilégio + alegria +
honra Deus nos concedeu!
Mas, é claro, não podemos nem devemos exigir nem esperar ter o DIREITO a
termos, cada um de nós, sempre, todos os dons de sinais milagrosos, infalíveis
e ilimitados que foram exclusivos e identificatórios dos 83.
Esta extensão desse supremo dever e privilégio + alegria + honra (individuais)
de pregarmos o evangelho e vermos salvações é uma razão da nossa preservação em
vida física depois da salvação. Que bom e maravilhoso Deus!
E, em 3º lugar, uma vez que é ordem para cada crente membro
de uma igreja local, então, como indiscutível consequência lógica disso, a
sumamente doce e abençoada OBRIGAÇÃO da ordem pode e deve ser ESTENDIDA
a toda e cada assembleia local de crentes na Bíblia os quais anelam crer e obedecer
à Bíblia em tudo.
Esta extensão desse supremo dever e privilégio + alegria + honra é uma razão
da ininterrupta existência de igrejas locais fieis. Que bom e
maravilhoso Deus!
Ah, quanto à sua última pergunta, já havia assembleia local antes de
Pentecoste, pois, em Atos 2:41, aprendemos que foram ADICIONADAS a uma
assembleia local quase 3000 almas (pessoas que creram e foram convertidas
naquela ocasião, depois submersas)
Portanto, foram submersos aqueles em verdade havendo recebido de
muito bom grado a palavra dele (Pedro).
E foram adicionadas (à
assembleia de Jerusalém), naquele mesmo dia, quase três
mil almas;
Se foram "adicionadas", é porque já havia membros na assembleia
local, isto é indiscutível.
Portanto, a instituição assembleia local já havia sido criada e inaugurada
antes de Pentecostes, durante o ministério terrestre do Cristo.
Para detalhes, ver
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/05InicioIgrejas-Helio.htm
****************************
Agora, simplesmente colarei os comentários- resumos da LTT juntamente como os
versos que se seguem a Mc 16:15 (Se estiver visualizando com MS-Word, coloque
no modo de exibição "Layout para Impressão"):
Marcos 16
¶ E,
havendo sido passado o sábado ①, Maria (a madalena), e Maria (a mãe
de Jacobo), e Salomé, compraram especiarias- aromáticas a fim de que elas,
havendo vindo, O untassem. ① nota Mt 28:1.
2 E elas, muito cedo, no primeiro dos sete- dias- da- semana, vieram ao
sepulcro, já havendo nascido o sol.
3 E diziam (dirigindo-se) a si mesmas: "Quem nos rolará- para- longe a
pedra, para- fora- da entrada do sepulcro?"
4 Então, havendo elas olhado para cima, veem que já
a pedra tem sido rolada- para- longe. Porque ① ela (a pedra) era
muito grande. ①
"porque" explica o uso de "tem sido ROLADA para longe", ao
invés de "foi levantada e jogada para cima, caindo longe."
5 E, (em) havendo elas entrado para o sepulcro, viram um varão
jovem ① estando- assentando à direita ②, tendo ele sido vestido de uma roupa comprida,
branca. E elas foram tornadas muito espantadas. ① um anjo, Mt 28:5. ② "à direita" em relação à posição de o
Cristo, quando deitado ali. Compt. Lc 1:11.
6 Ele, porém, lhes diz:
"Não vos assusteis. Buscais Jesus, o nazareno,
Aquele tendo sido crucificado. Ele já foi ressuscitado [1], não
está aqui. Eis, aqui, (vazio,) o lugar onde O puseram!
7 Mas ide vós, dizei aos discípulos dEle (e a Pedro) que Ele vai adiante de vós
para dentro da Galileia. Ali O vereis, como Ele vos disse."
8 E elas, havendo saído apressadamente, fugiram para longe
do sepulcro; e as possuíA temor e assombro; e a ninguém disseram coisa alguma,
porque temiam.
9 ¶ [2]
Ora, havendo Jesus ressuscitado ao alvorecer do
primeiro dos sete- dias- da- semana, apareceu primeiramente a Maria (a
madalena), para longe da qual Ele tinha expulsado sete demônios.
10 E *ela*, havendo partido (dali), O anunciou àqueles que com Ele haviam estado, os quais estão sofrendo (pela morte dEle) e chorando.
11 E eles, havendo ouvido que Ele vive, e que foi visto por ela, descreram (isso).
12 E, depois destas coisas, foi Ele manifesto em outro perfil ① a dois (discípulos) ② provenientes- de- entre eles, enquanto estão caminhando, indo para dentro do
campo. ① forma exterior refletindo permanentes essência e
natureza. ②
nota Lc 24:13-35.
13 E, *eles* (dois), havendo vindo de volta (dali), anunciaram isto aos
restantes (discípulos), os
quais, porém, nem ainda
nestes dois creram.
14 ¶ Finalmente, Ele foi manifesto aos onze (apóstolos), estando eleS assentados- à- mesa, e Ele lheS lançou
em rosto a incredulidade e dureza de coração deleS, porque não creram naqueles
havendo-O visto (já) tendo sido ressuscitado.
15 E Ele lhes disse:
"Havendo
vós [3]
ido ① para dentro de todo o
mundo, pregai o evangelho (as boas novas) a
toda a criatura. ①
"ir" faz parte da ordem para pregar.
16 AquelE ① [4] já
havendo crido [5]
e já havendo sido submerso [6] serÁ
salvo, mas aquelE ① [7] já
havendo descrido [8]
será condenado. ①
"aquele (de entre vós)", ver nota de rodapé.
17 SinaiS, porém, a (todos
e cada um de) aqueleS (de
entre vós) [9] havendo crido [10]:
estas coisas, seguirÁ- ao vosso
lado [11]
: em o Meu nome eleS expulsarão demônios; falarão novas línguas [12];
18 Serpentes levantarão- com- as- mãos ①;
e, se alguma coisa mortífera eles beberem, de modo nenhum isto
lhes fará dano; e sobre os
enfermos porão as
mãos, e estes perfeitamente- bem serão-
tornados." ① a
fim de lançar fora.
19 Em verdade, pois, o
Senhor (Jesus), depois de lhes haver falado, foi tomado para acima,
para dentro do céu, e assentou-Se à direita de Deus. Sl 110:1
20 E eles (apóstolos e
discípulos), havendo
partido, pregaram por todas as partes, o Senhor (Jesus) operando juntamente com eles e confirmando [13] a
Palavra ① através dos sinais que a estavam seguindo. Amém. ① Palavra de Deus, ESCRITA ou ENCARNADA.
Hélio de Menezes Silva, 2018.
[1]
Mc 16:1-6: - Se a contagem do tempo do estar no seio da terra começou
exatamente ao pôr do sol (ou à meia-noite, ou à outra hora H), então também a
ressurreição ocorreu exatamente ao pôr do sol (ou à meia-noite, ou à outra hora
H), exatamente 72 h depois.
- Mas parece-nos que a alternativa de aqui não haver dias e noites fracionários
(mesmo que somando inteiros 3 dias e 3 noites) mas somente completos períodos
diuturnos e noturnos, casa melhor com a promessa de "pois, como Jonas
esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do
homem três dias e três noites no seio da terra". (Mt 12:40). Note, também,
que a sequência começa com dias e não noites, é "três dias e três
noites" e não "três noites e três dias". Portanto, é mais plausível
que O FECHAMENTO DO TÚMULO E A RESSURREIÇÃO
OCORRERAM EXATAMENTE NO INSTANTE DO PRIMEIRO RAIO DE SOL NA QUINTA-FEIRA E NO
DOMINGO, RESPECTIVAMENTE.
[2]
Mc 16:9-20: - Mss Alexandrinos/ TC/ bíblias moderninhas aqui extirpam/
destroem (por nota ou por [colchetes]) os 12
VERSOS INTEIROS! Aniquilam a ressurreição de o Cristo e Suas
maravilhosas exortações, Sua "grande comissão para as assembleias
locais", Suas promessas de poder e vitória para os fiéis, etc.! O
"evangelho" de Marcos passa a terminar com "temiam" (v. 8)!
Compare com Mt 5:18 "nem um jota ou um til se omitirá da Lei." Ora, o
NT é melhor e mais glorioso que a Lei [2Co 3:8,7; He 7:22; 8:6]! Portanto,
nenhuma letra do NT jamais sucumbiu.
-De 1800 manuscritos em grego, só os 2 piores (Aleph e B) e o 304 não têm a
passagem! (Não contamos o 2386, mero filhote de Aleph, copiado séculos depois.)
(Mesmo assim, os 2 manuscritos mais evidente e escandalosamente rasurados,
Aleph e B, têm seus únicos vazios e rastros deixados neste exato trecho e do
seu EXATO tamanho! ("Gato escondido, com rabo de fora!") Seus
testemunhos não contam! Ver http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/SinaiticusPag29Mark16-9-20-Helio.htm
e http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/VaticanusPag1303Marcos16-9-20-Helio.htm).
-A passagem também está em todos os cerca de 2000 lecionários gregos
sobreviventes, todos os cerca de 1000 MSS sírios exceto 1, todos os cerca de
8000 MSS em latim exceto 1, todos os MSS cópticos exceto 1, está em TODAS [ou
praticamente todas?] as versões antigas (a partir de cerca de 150 dC), no
Diatessaron, em Taciano (bem antes de 199), em Irineu (202 dC) e em inúmeros
"pais da Igreja [Romana]".
- Quer um motivo para a amputação dos 12 versos de Mc 16:9 a 20, em Alexandria,
no século IV? Esconder que aquele que, a cada geração, clamasse ser apóstolo
sucessor dos apóstolos, não o era, pois não tinha as características
identificatórias dos 13 apóstolos + 70 discípulos (2Co 12:12), a saber os
poderes descritos em Mc 16:17-18.
- Decisivo: a) O cânon de quais as exatas PALAVRAS nas línguas originais foi
[tacitamente] reconhecido e fechado pela adoção por todos os verdadeiros
crentes contemporâneos com a Reforma e com as primeiras impressões! b) Deus não
falhou ao preservar o texto em TODAS [ou praticamente todas?] as Bíblias dos
salvos fiéis, de 1522 a 1881 = 359 anos! (Para agora Deus ser salvo (!)
e ter o texto restaurado (!) pelo gênio do homem!)
- Ver Pickering 7.2.8; F; H.2; +- pág. 196.
[3]
Mc 16:15 "VÓS" se restringe, primariamente, aos 11 APÓSTOLOS E DISCÍPULOS (somente secundariamente
é que é supremo privilégio e anelo de todos os salvos e assembleias emularem os
apóstolos e discípulos, pregando o evangelho a toda criatura (quer diretamente
ou através de missionários)). Prova: Ver todas as notas dos versos 16-18, particularmente
a nota para "aqueles havendo crido", no v. 17, que se apoia na nota
2Co 12:12 (estas duas notas são as primeiras que devem ser lidas para
entendermos Mc 16:15-18)!
- Assim, v.15 pode ser visto como significando: "[Primeira declaração, uma ordem]:
HAVENDO VÓS [OS APÓSTOLOS E DISCÍPULOS] IDO PARA
DENTRO DE TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA".
[4] Mc 16:16 "AQUELE já havendo crido":
A) Muitos
homens, erroneamente, presumem que os versos 16-17 se referem àqueles que, no futuro,
viriam a crer na pregação do v. 15. Em outras palavras, v. 16 significaria:
"Continuando o mesmo comando que comecei a dar no verso 15, digo mais:
aquele (homem em geral, que houver ouvido o evangelho, no FUTURO)
que vier a ouvir a pregação do evangelho ordenada no v. 15, e vier a crer nessa
pregação e, subsequentemente, vier a ser submerso, será salvo; mas aquele que
vier a descrer tal pregação do evangelho será condenado."
B) Esta pressuposição (A) é totalmente distorcida por alguns, de modo a levarem ao ensino de indispensabilidade da submersão para se chegar à salvação (isto é chamado de "regeneração batismal", a qual significa que a submersão nas águas seria aquilo que lava todos os pecados anteriores e que regenera). Mas respondemos que isto estaria tremendamente errado mesmo se a suposição (A) fosse verdadeira, porque:
B.A) o v. 16
revela que quem creu e também foi submerso será salvo; também revela que quem
descreu será condenado; mas guarda silêncio sobre quem creu mas não foi
submerso. O verso NÃO diz frontal e explicitamente (nem logicamente exige ①) que a
pessoa que creu mas não foi submersa, ela não será salva. ① A
declaração "todo que for alto e também for rico jogará basquete, mas quem
não for alto nunca jogará basquete" deixa margem a quem for alto, mas não
rico, poder jogar e poder não jogar basquete. Entendeu? Pense de novo.
Entendeu, não é? Ele não é obrigado nem é impedido de jogar basquete. Portanto,
seguindo-se a suposição (A), seria uma certeza afirmarmos que crer e,
subsequentemente, ter sido submerso, este par de fatos implicariam que houve
salvação. Mas, ainda se seguíssemos a suposição (A), crer e não ser depois
submerso não implicam absolutamente nada. Portanto, submersão não é
indispensável para salvação.
B.B) também, em toda a Bíblia, nunca foi frontal e explicitamente DITO (nem
implicado por uma lógica impecável e indiscutível) que submersão é requisito
indispensável para salvação. Ao contrário, a salvação do ladrão em Lc 23:42-43
prova que submersão não é necessária à salvação;
B.C) no máximo, alguém talvez poderia dizer que Mc 16:16 é difícil de entender
sozinho, à parte de todos os versos neotestamentários relativos ao assunto,
particularmente os versos mais frontais e explícitos sobre fé, crer, salvação,
e submersão;
B.D) portanto, devemos seguir a regra de usar as muitas passagens claras e
frontais- explícitas
(neste caso, passagens claras e frontais- explícitas que se apliquem à atual dispensação [das assembleias locais], provando que salvação é através somente da graça de Deus [não causada nem ajudada por obras mortas, ver Ef 2:8-9 e Tt 3:5], é através somente da fé verdadeira, a fé apoiada somente em o Cristo da Bíblia.)
para elucidar esta passagem (Mc 16:16) não tão clara e não tão explícita: para uma passagem não clara e de difícil entendimento, nunca devemos tomar uma arbitrária interpretação da mesma que contrarie muitos versos claros e explícitos da Bíblia!
C) Mas o melhor
é não cairmos na suposição (A) (que causa uma série de conflitos com outras
partes da Bíblia): ao contrário, devemos ver os versos 16-18 como uma segunda
declaração que é independente e não continuação da primeira, antes se
refere à descrença (registrada nos versos 11, 13 e 14) pelo menos de alguns dos
apóstolos e discípulos, ATÉ O INSTANTE EM QUE JESUS ESTEVE FALANDO ESSES
VERSÍCULOS, quanto à ressurreição corporal de o Cristo. Assim, o v.16 pode ser
visto como significando: "[Segunda
declaração (agora sobre prêmio e punição), independente e não continuação da
primeira declaração, e voltando ao assunto dos versos 11, 13-14] . Aquele (de entre vós, os
apóstolos e discípulos) já havendo, até hoje, completamente crido
em Mim e na Minha literal e corporal ressurreição, e, em consequência e sinal
disto, já havendo sido submerso, será salvo; mas aquele (de entre
vós, os apóstolos e discípulos) já havendo, até hoje,
completamente descrido em Mim e na Minha ressurreição literal e corporal, será
condenado."
[5] Mc 16:16 "JÁ HAVENDO CRIDO": o tempo deste verbo é o aoristo, que indica ação plenamente completada; o modo é o particípio; a construção desta sentença usualmente indica que a ação ocorreu no passado (além de ter sido de forma completa); portanto, aqui, o verbo aponta para ação completada e já estabelecida no passado. Significa "já havendo (antes de Eu vos estar falando, agora) completamente crido." (O contexto é a questão dos apóstolos necessitarem ter completamente crido, inclusive na ressurreição corporal de o Cristo). Também é aceitável a tradução "está crendo (presentemente)", mas não a tradução "quem crer [infinitivo]", que significa "quem, no futuro, vier a crer".
[6] Mc 16:16 "JÁ HAVENDO SIDO SUBMERSO": significa "já havendo (antes de Eu vos estar falando, agora) sido submerso." Nota análoga à de "já havendo crido", no v. 16.
[7] Mc 16:16 "AQUELE já havendo descrido": pelo menos alguns dos apóstolos e discípulos ainda não haviam completamente crido (ver versos 11, 13, 14!) nos sinais comprobatórios da ressurreição de o Cristo, mesmo com dezenas de testemunhas oculares, mesmo Ele tendo aparecido aos 11 apóstolos, mesmo Ele tendo comido com eles, mesmo os 11 apóstolos tendo-O tocado com as mãos! Portanto, era indispensável que viessem a completamente crer na Sua ressurreição!
[8] Mc 16:16 "Aquele HAVENDO DESCRIDO": significa "já havendo (presentemente, quando vos falo) descrido." (O contexto é a questão de pelo menos alguns dos apóstolos necessitarem completamente crer, inclusive na ressurreição corporal de o Cristo). Nota análoga à de "já havendo crido", no v. 16.
[9]
Mc 16:17 "AQUELES (DE ENTRE VÓS) havendo
crido": mesmo que você não aceite deixar de presumir que os dois
"aquelE" (singular) do v. 16 se aplicam a quem, no futuro, viria a
crer através da pregação dos crentes, note que agora, no verso 17,
"aqueleS" é plural, não casa com os pronomes singulares e verbos
singulares de v. 15-16 ("aquele", "será"), mas somente com
os pronome plurais de v. 14 ("eleS","lheS",
"deleS"), que inegavelmente se referem aos "onze"
(apóstolos) que estavam presentes. Como Matias e Paulo foram depois adicionados
aos apóstolos, e como Lc 10:1,9 mostra que os 70 outros discípulos também
receberam autoridade para curar e fazer os mesmos tipos de sinais dos
apóstolos, podemos "atualizar" a contagem até um certo ponto e
afirmarmos que estas promessas de Mc 16:17-18 somente foram feitas a qualquer
dos 13 APÓSTOLOS + 70 DISCÍPULOS, e pelo menos alguns deles ainda não haviam
crido como deviam (ver versos 11 ("descreram"), 13 ("nem ainda
creram"),14 ("incredulidade ... não creram"))! Veja também a
nota- chave em 2Co 12:12 sobre quem teve e quem pode ter os dons de sinais.
[10] Mc 16:17 "aqueles (de entre vós) HAVENDO
CRIDO": significa
"aqueles de entre vós (isto é, de entre os 11 apóstolos e 70 discípulos)
havendo (presentemente) completamente crido." (O
contexto é a questão de pelo menos alguns dos apóstolos ainda necessitarem
completamente crer, inclusive na ressurreição corporal de o Cristo). Nota
análoga à de "havendo crido", no v. 16.
Mesmo que você não aceite deixar de presumir que os dois
"aquelE" (singular) do v. 16 se aplicam a todo aquele que, no futuro,
viria a crer através da pregação dos crentes, e não se aplica somente aos 11
apóstolos e 70 discípulos, então pelo menos tome os versos 17-18 como somente a
eles se referindo, senão você estará brutalmente violentando a clara e
irretrucável prova (em 2Co 12:12, ver sua nota) de que tais sinais foram
exclusivos e identificatórios dos apóstolos e dos 70 discípulos.
- Ademais, se os versos 17-18 não se aplicassem somente aos apóstolos + 70
discípulos, então TODOS, (!) (SEM EXECEÇÃO!) os verdadeiros salvos, os
crentes verdadeiros, todos os dias sem jamais falharem, falariam todas os
idiomas humanos que precisassem para evangelizar; curariam perfeita e
instantânea e definitivamente todos os que encontrassem sem perna ou sem olhos;
nem um arrepio sentiriam se lhes obrigassem a ingerir copos de veneno e fossem
picados por 10 enormes cascavéis famintas; etc. A coisa mais suave que posso
dizer é que isto definitivamente não ocorre sempre e com todos
os crentes verdadeiros ...
[11] Mc 16:17 "SinaiS (plural), porém,
SEGUIRÁ (singular)- AO- LADO": "seguirÁ- ao-
lado" é uma só palavra, "parakoloutheo", verbo, 3ª pessoa,
singular, voz ativa, do futuro do indicativo. O singular de "seguirÁ de-
lado" reflete o fato de que todos esses sinais viriam formando como que um
único cacho, exatamente um todo inseparável, de modo que cada um dos 13
apóstolos + 70 discípulos que viesse a crer também viria a ter todos os tais
sinais.
[12] Mc 16:16-18: ajuntando e reexplicando todas as notas deste trecho: Nos versos 11, 13 e 14, o Cristo lançou em rosto dos Seus apóstolos e 70 discípulos a dureza de seus corações em não crerem tantos sinais da Sua ressurreição. No verso 15, o Cristo ordena e comissiona os apóstolos a pregarem o evangelho a toda a criatura sobre a terra. No verso 16, o Cristo enfatiza o prêmio e o castigo quanto aos Seus apóstolos e discípulos crerem ou descrerem na Sua ressurreição. No verso 17, o Cristo lhes promete o dom de realizarem sinais e maravilhas, desde que cressem nos sinais da Sua ressurreição. Em todo trecho, "aqueles" e "eles" se restringem aos 11 apóstolos / 70 discípulos (Prova: ver notas 2Co 12:12 e At 2:4! Os pentecostais não têm saída contra 2Co 12:12, a não ser ignorarem tal verso: o dom de infalivelmente efetuar [ou fazer outra pessoa temporariamente efetuar] sinais miraculosos foi exclusivo e identificatório dos 11+1+1 apóstolos + 70 discípulos! )
[13] Mc 16:20 "CONFIRMANDO" – Aqui, esta confirmação (de a Palavra de Deus) ainda estava em andamento através dos sinais exclusivos e identificatórios dos apóstolos + 70 discípulos, ver notas 2Co 12:12; At 2:4), mas já estava completada (portanto os dons de sinais encerrados) (ver nota He 2:3) quando o livro de Hebreus foi escrito por Paulo no deserto da Arábia, isto é, entre 35 a 37 dC, apenas 6 a 8 anos após a ressurreição de o Cristo.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.