Hélio de Menezes Silva, 2017
Definições preliminares:
O Arrebatamento será o evento que ocorrerá em um tempo tão pequeno quanto
um abrir e fechar de olhos, no qual o Cristo subitamente, sem avisos nem dar
adicional tempo para preparações, descerá até os ares, até as nuvens, e tomará
e removerá para cima e para longe da terra cada e todas
as pessoas que verdadeiramente creram no Cristo da Bíblia [e este verdadeiro
crer sempre é de uma vez para sempre]. 1Ts 4:16-17; 1Co 15:50-54
1Ts 4:16-17 16 Porque Ele mesmo, o Senhor, em [um]
brado de comando, n[a] voz
do arcanjo e n[o som
da]
trompa de Deus, descerá proveniente- de- junto- do céu. E os mortos dentro de [o]
Cristo ressuscitarão primeiramente; 17 Depois
*nós*, aqueles [que
estaremos]
vivendo, aqueles [que
estaremos]
restando, simultânea- [e-]
juntamente- com eles seremos ARREBATADOS- PARA- CIMA, dentro d[as]
nuvens, para o encontro de o Senhor, para dentro d[o] ar.
E, assim, sempre com [o] Senhor
estaremos. LTT-
1Co 15:50-54 50 E isto digo, ó irmãos: que carne e sangue
[o
participar no]
reinar de Deus não podem herdar, nem a corrupção [à]
incorruptibilidade herda. 51 Eis,
aqui, um mistério vos digo: em verdade, nem todos [nós]
seremos adormecidos; todos [nós] ,
porém, seremos transmutados ; 52 Em UM
MOMENTO, EM UM ABRIR E FECHAR DE UM OLHO, no [som da]
trompa final; porque ela trombeteará, e os
mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e, *nós* , seremos transmutados . 53 Porque é necessário isto [que é]
corruptível revestir-se d[a]
incorruptibilidade, e isto [que é]
mortal revestir-se d[a]
imortalidade . 54 E, quando isto [que é]
corruptível se revestir d[a]
incorruptibilidade, e isto [que é] mortal
se revestir d[a]
imortalidade, então será cumprida a palavra, aquela tendo sido escrita:
"Completamente- tragada foi a morte para dentro d[a]
vitória". LTT
A rigor, são eventos diferentes o Arrebatamento
e a Revelação (ou Segunda Vinda) de o Cristo (vinda corporal e
visivelmente, como rei absoluto de todo o planeta terra).
Ora, sempre procuramos usar somente o único método de interpretação que
respeita absolutamente tudo que a Bíblia diz sobre si mesma, diz inclusive que a
inspiração é de todas e cada uma das palavras dela (muito precisa
e objetivamente), não de meros pensamentos (muito vaga e subjetivamente): o
método de "interpretação literal com raras licenças para
linguagem figurada (não alegórica)" que seja óbvia e indisputada e
explicada pela própria Bíblia, e com raras licenças para leis de hermenêutica
(exceto as alegoristas) e que são as mais simples e indispensáveis maneiras de
se ver que não há contradições entre sequer duas palavras da Bíblia. Uma dessas
leis é a “Lei do Duplo Cumprimento das Profecias”; outra lei é bem próxima
desta e é conhecida como “Lei da Aparente Proximidade de Dois Picos de
Montanha, com um Vale Invisível entre eles”. Ver resumos em http://solascriptura-tt.org/Ide/ComoEstudarInterpretarBiblia-Longo-Helio.htm
e http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/EscatologiaComVersos-CursoHelio.htm
.
É essa Lei dos Dois Picos de Montanha que explica como Arrebatamento e
Revelação (ou Segunda Vinda) de o Cristo, embora eventos diferentes e que
ocorrem em tempos diferentes (conforme outras passagens da Bíblia) são tão
associados um ao outro que, às vezes, em certos versículos, são por muitos
confundidos um com o outro, durante uma primeira e superficial leitura da
Bíblia.
NÂO PRECISO LER AO PREGAR:
Uma diferença entre Arrebatamento e
Segunda Vinda (ou Revelação) ao Mundo: 1Ts 4:16-17 e 1Co 15:50-53 ensinam que,
para nos Arrebatar, o nosso Salvador e Senhor vem somente até as nuvens,
os ares, não tocando a terra (diferentemente da Sua Segunda Vinda,
que será até tocar o solo do Monte das Oliveiras).
1Ts 4:16-17 16 Porque Ele mesmo, o Senhor,
em [um]
brado de comando, n[a] voz
do arcanjo e n[o som
da]
trompa de Deus,
descerá proveniente- de- junto- do céu.
E os mortos DENTRO DE [O]
CRISTO ressuscitarão primeiramente;
17 Depois *nós*,
aqueles [que
estaremos]
vivendo, aqueles [que
estaremos]
restando,
simultânea- [e-]
juntamente- com eles seremos arrebatados- para- cima, dentro d[as]
nuvens, para o encontro de o Senhor, para dentro d[o] ar.
E, assim, sempre com [o]
Senhor estaremos. LTT
1Co 15:50-53 50 E isto digo, ó irmãos: que
carne e sangue [o
participar no] reinar
de Deus não podem herdar,
nem a corrupção [à]
incorruptibilidade herda.
51 Eis, aqui, um mistério vos digo:
m verdade, nem todos [nós]
seremos adormecidos; todos [nós] ,
porém, seremos transmutados ;
52 Em um momento, em um abrir e fechar de um olho,
no [som
da]
trompa final;
porque ela trombeteará, e
os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e, *nós* ,
seremos transmutados .
53 Porque é necessário isto [que é]
corruptível revestir-se d[a]
incorruptibilidade, e isto [que é]
mortal revestir-se d[a]
imortalidade . LTT
Outra diferença entre Arrebatamento e Segunda Vinda: (Embora não esteja
explicitado,) a lógica, sobre 1Ts 4:16-17 e 1Co 15:50-53 (ver pouco mais
adiante), parece indicar que, no Arrebatamento, somente salvos ouvirão
a trombeta. E verão o Senhor.
Nosso objetivo, agora:
Em outra ocasião poderemos estudar a Bíblia e mostrar que o Arrebatamento
ocorrerá antes do início da Tribulação, o Arrebatamento abrirá o caminho para
que o justo julgamento de Deus seja derramado sobre a terra durante os 7 anos
da 70ª Semana de Daniel).
NÂO PRECISO LER AO PREGAR:
Provas bíblicas de que o Arrebatamento dos
crentes desta dispensação das igrejas é PRÉ-tribulacional
são expostas, por exemplo, em:
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Bem-AventuradaEsperancaDaIgreja-FFergunson.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/QuandoFoiArrebatamentoPreTribulacaoEnsinadoPrimeiraVez-DCloud.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/ArrebatamentoPreTribulacional-DCloud.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/DistincaoEntreArrebatamentoESegundaVinda-DHunt.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/MuitosPretribulacionistasAntesDarby.AteMesmoEm373dC-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/EscatologiaComVersos-CursoHelio.htm
(item 2.4)
Mas nosso objetivo, agora, é o de examinar as palavras da Bíblia que nos
provarão que o Cristo é indispensável e suficiente para você ser arrebatado,
onde:
a) "indispensável" significa que, se você
não creu de forma bíblica no Cristo da Bíblia, você não será
arrebatado.
b) "suficiente" significa que, se você creu de forma bíblica
no Cristo da Bíblia, então é Ele, Ele mesmo, quem garante que você será
arrebatado, não importa se você estiver andando tão espiritualmente quanto os
outros julgam ideal. Quanto a ser arrebatado, não há haverá a menor diferença
entre o crente que estiver andando da forma mais fiel e o que estiver andando
da forma mais carnal, mas, quanto à premiação a ser recebida no julgamento dos
salvos, quanto recompensas, isto fará toda a diferença. Eternamente!
Por "Iminente
Arrebatamento" queremos implicar que ele está prestes a ocorrer a qualquer
instante (agorinha mesmo! Ou
daqui a muitos minutos, dias, anos, ou mesmo milênios), sem precisar de absolutamente nenhum sinal de aviso
preliminar adicional além do único sinal estabelecido como necessário (a apostasia da fé) (1Tm 4:1-2;
2Tm 4:1-4; 3:1-5, 13), mas que já foi cumprido desde os séculos I e II (e que,
"de lambuja", nos últimos 200 anos, em um crescendo vertiginoso, está
sendo cada vez mais excedentemente cumprido (em gênero, número e grau)).
NÂO PRECISO LER AO PREGAR:
"1 ¶ Mas o Espírito
expressamente diz que nos últimos
tempos APOSTATARÃO alguns da fé, dando ouvidos a
espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens
que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;" (1Tm
4:1-2)
"1 ¶ Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus
Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, 2
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas,
exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 3 Porque virá tempo em que NÃO SUPORTARÃO A
SÃ DOUTRINA; mas, tendo comichão nos ouvidos,
amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E DESVIARÃO OS
OUVIDOS DA VERDADE, voltando às fábulas." (2Tm
4:1-4)
"1 ¶ Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão
TEMPOS TRABALHOSOS. 2 Porque haverá
homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos,
desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 Sem afeto natural,
irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os
bons, 4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que
amigos de Deus, 5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.
Destes afasta-te." (2Tm 3:1-5)
"Mas os homens maus e
enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados." (2Tm 3:13)
Citemos D. Pentecost:
<<Muitos SINAIS foram
dados à nação de ISRAEL, sinais que precederiam a segunda vinda
[do nosso Senhor, que eles inicialmente pensarão ser a primeira], a
fim de que a nação vivesse em expectativa quando o tempo de Sua volta viesse a
se aproximar.
Apesar de Israel não saber o dia nem a hora em que o Senhor voltaria, pelo
cumprimento desses sinais viria a reconhecer [a estação de tempo em] que a
redenção deles estaria se aproximando.
Tais sinais nunca foram dados à IGREJA [só
há igrejas locais].
A igreja [só há igrejas locais] tem a ordem de viver [diariamente] à
luz da vinda iminente do Senhor para transladá-la à Sua presença (Jo 14:2,3; At
1:11; 1 Co 15:51,52; Fp 3:20; Cl 3:4; l Ts 1:10; l Tm 6:14; Tg 5:8; l Pe
3:3,4).
Passagens como 1 Tessalonicenses 5:6, Tito 2:13 e Apocalipse 3:3 alertam o
crente a aguardar o próprio SENHOR, não [a] aguardar SINAIS que antecederiam Seu retorno.
É verdade que os acontecimentos da septuagésima semana [de Daniel]
lançarão [vagos, parciais e nublados ECOS, sombras e] prenúncios antes [da chegada]
do Arrebatamento, mas a atenção do crente deve estar sempre dirigida para
Cristo, nunca para esses presságios.
Essa doutrina de iminência, ou "da volta a qualquer momento", não é
uma doutrina nova surgida com Darby, como muitas vezes se afirma, embora ele a
tenha esclarecido, sistematizado e popularizado [ http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/MuitosPretribulacionistasAntesDarby.AteMesmoEm373dC-Helio.htm
]. A crença na iminência marcou o pré-milenarismo dos PRIMEIROS PAIS
DA IGREJA bem como dos ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO. Em relação a isso,
Thiessen escreve:
... eles
sustentavam não apenas a visão pré-milenarista da vinda de Cristo, mas
também consideraram a vinda IMINENTE.
O Senhor os tinha ensinado a aguardar Seu retorno a qualquer momento e,
portanto, eles viviam na esperança de que Ele viria nos seus dias. Não apenas
isso, mas também ensinavam Seu retorno pessoal como [podendo] ser
imediatamente. Apenas os alexandrinos se opunham a essa verdade; mas esses [maus]
Pais [da Igreja Católica] também rejeitaram outras doutrinas fundamentais.
Podemos dizer, então, que a igreja primitiva vivia em expectativa constante do
Senhor e, consequentemente, não estava interessada na possibilidade de um
período de tribulação, no futuro. (Will The Church Pass Through The Tribulation?, p. 15.)
Embora a
escatologia da igreja primitiva não seja clara em todos os seus aspectos (pois
não eram objeto de sério exame), é clara a evidência de que eles [os
crentes da antiga igreja verdadeira] acreditavam no iminente retorno de
Cristo. A mesma iminência é vista nos escritos dos reformadores [Lutero,
Calvino, Knox, Latimer, ...], embora tivessem opiniões diferentes sobre
as questões escatológicas. ... ... ...
A doutrina
da iminência impede a participação da igreja em qualquer parte da septuagésima
semana [de Daniel]. [Senão,] a multidão de sinais dados a
Israel para movê-lo à expectativa também seriam [sinais] para a
igreja, e a igreja não poderia estar esperando Cristo até que esses sinais
viessem a ser cumpridos. O fato é que nenhum sinal é dado à igreja; em
vez disso, ela tem a ordem de aguardar a Cristo, o que impossibilita sua
participação na septuagésima semana [de Daniel].
>> (Manual de Escatologia,
J. Dwight Pentecost, XIII.II.I, editora Vida. Recomendo muito este livro)
Note que os sinais de Mt, capítulos 24 e 25, são para a Segunda Vinda do Cristo
até a terra, para julgar Israel e os gentios, e para reinar sobre todo o
mundo. NÃO são sinais para o Arrebatamento dos salvos dentre as
igrejas locais. Portanto, não devemos estar temerosos à espera até ver
os sinais de aviso para, só depois, nos prepararmos, mas, sim,
devemos estar, a cada dia e durante todo o dia, anelantes de antecipação
para ouvir o som da trombeta de Deus, que será imediatamente
acompanhado do nosso Arrebatamento!...
O TEMPO em que virá o Arrebatamento não é o foco aqui, portanto, não iremos
tomar tempo nesse assunto.
Gozarão do Arrebatamento [portanto, gozarão do Bema, o Tribunal de o
Cristo, voltado para conceder recompensas] todos os indivíduos [em
oposição a igrejas e grupos] que, durante suas vidas aqui na terra,
creram (verdadeiramente, de forma 100% bíblica) em o Cristo (exatamente como
Ele está representado na Bíblia: o Deus-Filho, o único e totalmente suficiente
Salvador, que salva perfeitamente e preserva perfeitamente, o
Senhor-Dono-Controlador, etc.)
Citaremos J.H. Keathley, III:
<<(1) Todas as passagens que tratam do Bema [isto
é, o Tribunal de o Cristo para concessão de merecidas recompensas] são dirigidas
(isto é, pertencem) aos crentes [da dispensação] das igrejas
[locais] (Rom 14:10-12; 1Cor 3:12, 2Cor 5:9, 1João 2:28; 1Tes 2:19-20; 1Tim 6:
18-19; Tit 2: 12-14 [observe a ênfase nas boas obras]).
Rm 14:10-12 10 Tu, porém, por que julgas o teu
irmão? Ou tu, também, por que desprezas o teu irmão? Porque todos
nós estaremos de pé ante a cadeira- de- juiz de o Cristo. 11 Porque tem sido escrito: "[Como] *Eu*
vivo, diz [o]
Senhor, que a Mim se dobrará todo [o]
joelho, e toda [a]
língua confessará a Deus". 12 Assim,
pois, cada um dentre nós, concernente a si mesmo contas dará a Deus,. LTT
1Co 3:12 Se, porém,
algum homem sobre-edifica sobre este fundamento ([em] ouro,
prata, pedras preciosas;
madeira, feno, palha), LTT
2Co 5:9 Portanto,
também laboramos- com- empenho, quer estando- em- lar quer estando- fora-
de- lar, para agradáveis a Ele ser[mos]. LTT
1Jo 2:28 E
agora, ó filhinhos, permanecei nEle; a fim de que, quando Ele
for manifesto, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados para- longe- dEle
, na Sua vinda; LTT
1Ts 2:19-20 19 Porque, qual [é] a
nossa esperança, ou gozo, ou coroa- louro d[o] ato-
de- regozijar-[nos]? Ou [porventura] não [o
sois],
mesmo *vós*, diante de o nosso Senhor Jesus Cristo, na vinda dEle? 20 Porque vós sois a nossa glória e o [nosso] gozo. LTT
1Tm 6:18-19 18 Fazer[em] o
bem; ser[em]
ricos em boas obras; ser[em]
desejosos- generosos- em- dadivar, desejosos- para- repartir, 19 Entesourando para si mesmos um bom
fundamento para o tempo [que
está]
vindo; a fim de que tomem posse d[a] vida
eterna . LTT
Tt 2:12-14 12 [Paternalmente] nos
instruindo- até- por- castigos a fim de que, [já]
havendo nós renunciado à impiedade e às concupiscências mundanas, sóbria- auto-
controladamente, e retamente, e de modo devotado, vivamos [neste]
presente mundo, 13 Aguardando
aquela bem-aventurada esperança, e [a] gloriosa
manifestação de o grande Deus e Salvador nosso, ([isto
é] ,
Jesus Cristo), 14 O
Qual deu a Si mesmo para- benefício- e- em- lugar- de nós, a fim de que nos
resgatasse para- longe- de todo desprezo- às- leis, e purificasse para Si mesmo
um povo privativo Seu, zeloso de boas obras. LTT
O programa de ressurreição (e, portanto, da
recompensa) dos santos do Antigo Testamento ocorre depois que os santos da
dispensação da[s] igreja[s locais] já são vistos estando no céu e recompensados
e retornando juntamente com o Senhor para julgar a terra (Apo 19:8 com Dan
12:1-2; Mat 24).
Ap 19:8 E foi
concedido a ela {*} que se vestisse de linho fino, puro e
branco- resplandecente; porque o linho fino É aS declaraçõeS- de- justificação
dos santos." LTT
{*"ela": a esposa do v. 7. Ela é a nação de Israel, convertida}
Dn 12:1-2 1 E naquele tempo se
levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu
povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve,
desde que houve [qualquer]
nação até àquele tempo; mas naquele tempo o teu povo será
libertado, todo aquele que for achado escrito no livro- rolo . 2 E muitos de entre os que dormem no pó da
terra ressuscitarão, estes para vida eterna, e os outros para vergonha [e]
desprezo eterno. LTT
(2) Todos os crentes [da dispensação das igrejas locais, independentemente do
estado espiritual em que estiverem] serão arrebatados e estarão diante do
Tribunal Bema [para recompensas] para dar conta de suas vidas, e receberão
recompensas ou perderão recompensas.
Alguns acreditam em uma teoria de arrebatamento parcial que diz que somente
aqueles [crentes que estiverem] em [suficiente] comunhão com o Senhor serão
arrebatados, [e os demais crentes, aqueles fora de comunhão com Deus] [passarão
pela Tribulação,] como uma forma de castigo por seus pecados.
Como mencionado acima, isso não é apenas contrário à obra acabada de Cristo
(que, de uma vez por todas, pagou a penalidade pelos nossos pecados), mas é
contrário ao ensino de 1Tes 5:9-11:
9Porque
não nos destinou Deus para [a] ira, mas
para [a]
possessão da salvação, por- ação- de o nosso Senhor Jesus
Cristo, 10Aquele havendo morrido
para- benefício- e- em- lugar- de nós, a fim de que (quer vigiemos, quer
durmamos) juntamente- com Ele estejamos vivendo. 11Por isso, consolai- encorajai -vos cada
um a os outros, e edificai-vos uns aos outros, como também [o]
fazeis.
O contexto [desta passagem de 1Tes 5:9-11] sugere que Paulo tinha em mente o
retorno de Cristo [exclusivamente] para a igreja - o Arrebatamento (fortemente
mencionado em 1 Tes 4:13-18):
13Não
desejo, porém, vós desconhecer[des], ó
irmãos, concernente àqueles tendo sido adormecidos, a fim de que não sejais
entristecidos exatamente- conforme também os demais [homens], os
quais não [estão]
tendo esperança, 14Porque,
uma vez que estamos crendo que Jesus morreu e ressuscitou, assim também
Deus, [quanto]
àqueles [já]
havendo sido adormecidos em Jesus, os trará juntamente- com Ele, 15Porque isto vos dizemos dentro de [a]
Palavra de [o]
Senhor: que *nós*, aqueles vivendo, aqueles restando para a vinda de o Senhor,
de modo nenhum precedamos aqueles [já]
havendo sido adormecidos. 16Porque
Ele mesmo, o Senhor, em [um]
brado de comando, n[a] voz
do arcanjo e n[o som da]
trompa de Deus, descerá proveniente- de- junto- do céu. E os mortos dentro de [o]
Cristo ressuscitarão primeiramente; 17 Depois
*nós*, aqueles [que
estaremos]
vivendo, aqueles [que
estaremos]
restando, simultânea- [e-]
juntamente- com eles seremos arrebatados- para- cima, dentro d[as] nuvens,
para o encontro de o Senhor, para dentro d[o] ar.
E, assim, sempre com [o]
Senhor estaremos. 18Portanto,
consolai- encorajai- vos cada um a os outros, dentro destas palavras.
O Arrebatamento é o meio de nossa libertação [para
não entrarmos sob] a ira que Ele [o Espírito Santo] discute no
capítulo 5, versos 1-3 [1Ts 5:1-3: 1 A respeito, porém, dos tempos e das
estações, ó irmãos, não tendes necessidade de vos ser escrito, 2 Porque vós mesmos perfeitamente tendes sabido que o
dia de [o] Senhor {*}, tal
como um furtador n[a]
noite, de- semelhante- modo vem. 3 Porque,
ao- tempo- quando digam: "[Há] paz
e segurança", então destruição repentina virá sobre eles ( tal- como [as] dores
de parto naquela [mulher]
tendo [filho no seu] ventre), e que
de modo nenhum escapem- para- fora;
{* lembre:
"o dia de o Senhor" refere-se ao derramamento da ira de Deus, dentro da
Tribulação, particularmente próximo ao seu final; e "o dia
de o Cristo"
refere-se ao Arrebatamento dos salvos, para felicidade, para não entrarem sob a
ira de Deus}].
Além disso, as palavras "quer vigiemos, quer durmamos" do versículo 10 [1Ts
5:10
"10 Aquele
havendo morrido para- benefício- e- em- lugar- de nós, a fim
de que (QUER VIGIEMOS, QUER DURMAMOS) juntamente- com Ele estejamos vivendo"] referem-se
a uma condição espiritual ou moral (não se refere a
estarmos [fisicamente] vivos ou [fisicamente] mortos quando Cristo retornar, como em 1Ts 4:13-14). Isso é claro a partir do contexto
[bem próximo] de 1Ts 5:4-8 [4 *Vós*, porém, ó irmãos, não estais em treva, a fim de
que aquele dia, tal- como um) furtador, vos surpreenda; 5 [Porque] todos *vós* sois
filhos d[a] luz e filhos d[o] dia;
nós não somos d[a] noite nem d[a]
treva. 6 Assim, pois, não durmamos igualmente- como também os
demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios- autocontrolados, 7 Porque aqueles [que estão]
dormindo, de noite dormem, e aqueles que estão se embriagando, de noite
embebedam-se. 8 *Nós*, porém, d[o] dia
sendo, SEJAMOS SÓBRIOS- VIGILANTES, havendo-nos
vestido d[a] couraça d[a] fé e
d[o] amor, e [tendo por]
capacete [a] esperança d[a]
salvação. ]
e pelo fato de Ele [o Espírito Santo, ao usar
Paulo] mudar as palavras [em grego] que Ele usou para "dormir". Ele
usou a [palavra] grega "katheudo" em 1Ts 5:10 em vez de
"koimao", a palavra que Ele usou metaforicamente em 1Ts 4:13-14 [ao
escrever a respeito] da morte física. Embora "katheudo" tenha sido
muitas vezes usada [a respeito] do sono físico e até da morte, também foi
comumente usada [a respeito] de apatia- fraqueza
espiritual ou [a respeito] da indiferença carnal para questões
espirituais [Mt 13:25; Ef 5:14
(Mt 13:25) Mas, DORMINDO os homens,
veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
(Ef 5:14) Por isso diz:
Desperta, tu que DORMES, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te
esclarecerá.]
e este [sentido de "apatia- fraqueza
espiritual ou [a respeito] da indiferença carnal para questões
espirituais"] é claramente o contexto do capítulo 5. O ponto focal [o mais
importante e para o qual queremos chamar a atenção], então, é o seguinte: por
causa da natureza perfeita e completada da morte de Cristo (note as palavras "Aquele
havendo morrido para- benefício- e- em- lugar- de nós" do versículo 10 [Aquele havendo
morrido para- benefício- e- em- lugar- de nós, a fim de que (quer vigiemos,
quer durmamos) juntamente- com Ele estejamos vivendo.]), [então,] quer estejamos espiritualmente
alertas ou não, iremos viver [eternamente] junto a Ele, [e isso] através do
Arrebatamento, para enfrentar o [Tribunal do] Bema, para [o assunto de
recompensas].
>> https://bible.org/article/doctrine-rewards-judgment-seat-bema-christ
J.H. Keathley, III
Na forma de curtas notas em cada verso de 1Ts 5:1-11, repetiremos e adaptaremos
as explicações por Keathley:
1 A respeito, porém, dos tempos e das estações, ó irmãos,
não tendes necessidade de vos ser escrito,
2 Porque vós mesmos perfeitamente tendes sabido que o
dia de [o] Senhor, tal como um furtador n[a]
noite, de- semelhante- modo vem. {note que o contraste é
entre a vigilância e o descuido espirituais, não é entre a vida e a morte
físicas} {note que as Bíblias perfeitas, do Textus Receptus, dizem "dia de
o Senhor", dia que se refere ao derramamento da ira de Deus,
particularmente nos meses e dias finais da 70ª Semana de Daniel, os 7 anos da
Tribulação. Mas as bíblias infiéis, do Texto Crítico, em grave erro dizem
"dia de o Cristo", que se refere ao abençoado e feliz
Arrebatamento}
3 Porque, ao- tempo- quando digam: "[Há] paz
e segurança", então destruição repentina virá sobre eles ( tal- como [as]
dores de parto naquela [mulher] tendo [filho
no seu] ventre), e que de modo nenhum escapem- para- fora;
4 *Vós*, porém, ó irmãos, não estais em treva, a fim de
que aquele dia, tal- como um) furtador, vos surpreenda;
5 [Porque] todos *vós* sois
filhos d[a] luz e filhos d[o] dia;
nós não somos d[a] noite nem d[a]
treva. {note que o contraste é entre a vigilância e o
descuido espirituais, não é entre a vida e a morte físicas}
6 Assim, pois, não durmamos igualmente- como também os
demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios- autocontrolados, {note que o contraste é entre a vigilância e o
descuido espirituais, não é entre a vida e a morte físicas}
7 Porque aqueles [que estão] dormindo,
de noite dormem, e aqueles que estão se embriagando, de noite embebedam-se.
8 *Nós*, porém, d[o] dia
sendo, sejamos sóbrios- vigilantes, havendo-nos vestido d[a]
couraça d[a] fé e d[o]
amor, e [tendo por] capacete [a]
esperança d[a] salvação. {nos
versos 7-8, note que o contraste é entre a vigilância e o descuido espirituais,
não é entre a vida e a morte físicas}
9 Porque NÃO NOS DESTINOU DEUS PARA [A] IRA, mas
para [a] possessão da salvação, por- ação- de o
nosso Senhor Jesus Cristo, {"não nos destinou
Deus para [a] ira": Como não ver nisso que o Arrebatamento é
pré-tribulacional, isto é, anterior ao início da 70ª Semana de Daniel???? ...}
10 Aquele havendo morrido para- benefício- e- em- lugar-
de nós, a fim de que (quer vigiemos, quer durmamos) juntamente- com Ele
estejamos vivendo.
{À vista que todos os 9 versos
anteriores contrastam vigilância espiritual contra descuido espiritual, não
contrasta estar acordado contra estar dormindo fisicamente, e não contrasta
estar fisicamente vivo contra estar fisicamente morto, então como não entender
que este verso 10 também contrasta vigilância espiritual contra descuido
espiritual?}
{"Katheudw" está contrastado contra estar sóbrio e vigilante,
portanto deve ser entendido como a 3ª alternativa no léxico de Strong, isto é,
"ceder à negligência, descuido, pecado, indiferença a fazer o bem"}
{Portanto, como não percebermos, aqui, a promessa de Deus que todos os crentes
desta dispensação das igrejas locais serão arrebatados, quer estejam
espiritualmente vigilantes ou não estejam?}
11 Por isso, consolai- encorajai -vos cada um a os
outros, e edificai-vos uns aos outros, como também [o]
fazeis.
A você, aqui presente e já crente, devendo
estar se esforçando para vigiar e obedecer:
1Ts 5:11 Por isso,
consolai- encorajai -vos cada um a os outros, e edificai-vos uns aos outros,
como também [o] fazeis.
Ao você, aqui presente mas ainda descrente:
2Ts 2:7-11 Porque
o mistério do desprezo- às- leis já efetivamente- opera: somente [há]
Aquele que [o está] detendo agora, até que, para- fora- d[o]
meio, seja Ele tirado.
8 E, então, será revelado aquele desprezador- da- lei
(a quem o Senhor "consumirá" "pelo assopro da Sua boca", e
anulará pelo esplendor da Sua vinda),
9 A vinda de quem é segundo [a] energizada-
operação- de Satanás, em todo [o] poder e sinais e
prodígios de mentira,
10 E em todo [o]
engano da injustiça naqueles [que estão] se
fazendo perecer (em- pagamento porque não receberam o amor da verdade a fim de
ser[em] eles salvos).
11 E, por causa disso, lhes enviará Deus [a]
energizada- operação- d[o]
enganar, para crer[em] eles
para dentro da mentira,
12 A fim de que sejam condenados todos
aqueles não havendo crido para dentro da verdade, mas havendo tomado- prazer n[a]
injustiça.
Hélio de Menezes Silva, 2017
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.