Assembleia vs. Igreja vs. Corpo de Cristo vs. Noiva


Hélio de Menezes Silva, 2016.







Caro irmão em Cristo,

esta é uma carta confidencial, não a divulgue. Estou querendo checar e rechecar e rechecar uma posição teológica que estou pensando em adotar, mas, antes quero e preciso checar e aconselhar-me.

Nos pontos em comum com Eclesiologia e Escatologia, sempre ensinei o que aprendi em 42 anos dos melhores pastores batistas e de dezenas dos melhores livros de Teologia dos melhores autores batistas, literalistas, fundamentalistas, pré-mil e pré-trib., só-igreja local. Mas sempre fiquei sem saber explicar a mim mesmo, com toda certeza proveniente da Bíblia, como é que Deus pode ser o esposo/ Noivo de Israel e da Igreja sem dar exemplo de bigamia, como é que eu posso ser parte do corpo do Noivo e ser a noiva, ao mesmo tempo.

Há uns 4 dias atrás, por acaso vi um artigo que parte do ponto inegável de que não há nenhum versículo explícita e indiscutivelmente afirmando que a igreja é a noiva de Cristo; há dezenas de versículos explícita e indiscutivelmente ensinando que Israel é a noiva ou esposa do Senhor, e que defende que a Noiva é o conjunto de Israel e de todos que foram ou serão salvos fora da dispensação das assembleias locais. Estudei intensamente o assunto e estou quase chegando ao fim do estudo e começo de uma posição, mas gostaria de ter sua avaliação, irmão, antes de eu me definir ainda mais neste assunto.

Ficarei muito agradecido se me puder ajudar.

Hélio.

*************************************************************




Precisamos definir com toda precisão os termos do título, ver os que são equivalentes entre si e os que não o são, e porque não o são.

Para não escrever novamente milhares de palavras, vou assumir que você já leu (ou separará 1 ou 2 horas para ler):

Erros De Alguns Noiva- Batista E Batistas- Marco (Landmarkistas)

solascriptura-tt.org/.../ErrosDeAlgunsNoiva-BatistaEBatistas-Marco. Landmarkistas-Helio.pptx

Formato do Ficheiro: Microsoft Powerpoint

Erros De Alguns (Os Mais Extremados) Noiva-Batista E Batistas-Marco ... (não da imaginária I. Universal, mas) da igreja local totalizada futura (o corpo de Cristo ...

Mais Perguntas e Respostas Sobre o Mito da Igreja Universal de Hoje

www.solascriptura-tt.org/.../PerguntasRespostasSobreMitoIgUniversalDeHoje- Helio.htm

Igreja Universal e Invisível -- uma Teoria e um Mito -- Montgomery .... e invisível), então podemos concluir que o Cristo tem milhões ou BILHÕES DE NOIVAS ( igrejas locais)? ... Esta pessoa não faz parte da IGREJA/CORPO/NOIVA de Cristo?

Os Males da Teoria da Igreja Universal

www.solascriptura-tt.org/.../MalesTeoriaIgrejaUniversal-MCockrell.htm

Os homens da igreja universal invisível aplicam termos como o corpo, a casa, o edifício e a noiva de Cristo à grande igreja. Por isso, eles falham nas grandes lições ensinadas com respeito ao corpo local e visível de crentes batizados.

À Procura da Igreja Universal e Invisível

solascriptura-tt.org/.../AAProcuraIgUnivInvisivel-Cockrell.htm

Eles dizem: A igreja católica ou universal, que é invisível, consiste do número ... No Novo Testamento a igreja real e verdadeira é local, o corpo visível de ...... tais termos como o corpo, a casa, o edifício e a noiva de Cristo, à grande igreja.

Erros dos mais extremados Noiva-Batista e Batistas-Marco

solascriptura-tt.org/.../NoivaBatistaExtremados-Longo-Helio.htm

2) Ensinam que uma igreja batista local e seu batismo só são válidos se vierem por ... da sua assembleia local (o corpo de Cristo local), como para dentro da igreja local .... a Igreja Universal e Invisível -- uma Teoria e um Mito -- Montgomery.

Ef 4.4 Não Destroi Igrejas-Só-Locais?

www.solascriptura-tt.org/.../Ef4.4NaoDestroiIgrejas-So-Locais-Helio.htm

Os defensores da doutrina do corpo místico (igreja Universal Invisível) usam esse verso para “refutar” que igreja não é somente local, caso contrário haveria mais de um corpo de Cristo. Poderia me .... NOIVA a ser unida ao Cristo d. RAMOS ...

É Você Um Adepto da "Noiva Só Batista"?

solascriptura-tt.org/.../EhVoceBatistaDaNoiva-DCloud.htm

Ademais, às vezes a palavra “igreja” refere-se à assembleia local em um sentido ... que todas as famílias da terra sejam somente uma só grande e universal família] ... Eu acredito que o termo “corpo de Cristo” está usado pelo menos em dois .

2. O QUE IGREJA NENHUMA IGREJA É 
a. Não é Substituição / Continuação / Expansão de Israel, nem da Lei
b. Não é "Organização Difusa" Cujos Membros não se Reúnem
c. Não é "Organização Difusa", Cujos Membros não têm Definidas e Unânimes Convicções Doutrinárias e Práticas
d. Não é "A Igreja Universal Atual na Terra", Cujos Membros nem se Reúnem, nem têm as Mesmas e Firmes Convicções Doutrinárias e Práticas, Rigorosamente Bíblicas
e. Não é Denominação, Confissão, Convenção, Associação, União, Comunhão, Federação, Confederação, Seminário, Missão, etc.
f. Não é o Reino de Deus
g. Não é o Reino dos Céus
h. Não é o que os "Briders" Ensinam
i. Não é o Prédio
j. Não é Departamento, Célula, Pedaço de Igreja Local, Ministério Paralelo ou Independente
k. Não é o que a Seita "A Igreja Local" Ensina

3. OS 3 SENTIDOS DE "IGREJA" 
a) 5 das 115 ocorrências da palavra "ekklesia" no Novo Testamento nada têm a ver com uma igreja neotestamentária
b) 57 das 115 ocorrências da palavra "ekklesia" no Novo Testamento têm o 1o. sentido, o de uma igreja local, específica, visível, atual, independente das outras igrejas, e reunindo-se num local específico sobre a terra
c) 36 das 115 ocorrências da palavra "ekklesia" no Novo Testamento também têm esse 1o. sentido, o de uma igreja local, específica, visível, atual, independente das outras igrejas, e reunindo-se num local específico sobre a terra
d) 16 das 115 ocorrências da palavra "ekklesia" no Novo Testamento têm simultaneamente:
- o 2o. sentido (o de igreja local tomada como instituição, conceito; e
- o 3o. sentido (o da igreja local totalizada futura):
e) 01 das 115 ocorrências da palavra "ekklesia" no Novo Testamento só tem o 3o. sentido, a saber, de igreja local totalizada futura
f) 00 (zero!) das 115 ocorrências da palavra "ekklesia" no Novo Testamento têm sentido de igreja universal - difusa - atual
g) A IGREJA UNIVERSAL E INVISÍVEL: UMA TEORIA E UM MITO (Steve Montgomery  






Agora, vamos somente às conclusões que podemos tomar dos escritos acima, que, por sua vez, se alicerçam na Bíblia e dicionários. As conclusões são:



************************
1. hoje,
CADA "corpo local de o Cristo", de hoje, é local, visível e constituído daquelas pessoas que foram realmente salvos na dispensação das assembleias neotestamentárias,

E É UM SUBCONJUNTO, UMA PARTE DA

"assembleia local", de hoje, que é visível e constituída daqueles (sinceros ou insinceros, trigo ou joio) que, durante esta dispensação das assembleias neotestamentárias, de boca professaram fé no Cristo e por ela foram submersos.
Note que há membros de assembleias locais que podem não ter sido salvos, portanto não fazem parte do corpo local de o Cristo.
Note também que não há verso claro nos forçando ou mesmo permitindo aplicar a terminologia "noiva de o Cristo" a uma assembleia local de hoje, portanto, também, não a um corpo local de o Cristo (de hoje)

2. no Milênio e na eternidade futura,
"Corpo totalizado, futuro, de o Cristo" será sempre local, visível e constituído daqueles que foram REALMENTE salvos na dispensação das assembleias neotestamentárias.

e tal "corpo totalizado, futuro, de o Cristo" É IDÊNTICO A (e também pode ser chamado de)

"assembleia local totalizada futura", que será sempre local, visível e constituída daqueles que foram REALMENTE salvos na dispensação das assembleias neotestamentárias.

E AMBOS (corpo ou assembleia) SÃO UM SUBCONJUNTO, PARTE DA

"noiva local totalizada futura de o Cristo", o conjunto de todos os que foram realmente salvos em OUTRAS dispensações (durante suas vidas físicas no Velho Testamento, na Tribulação ou no Milênio).

Notem que:
- Os termos "noiva" e "esposa do Senhor" só são explicitamente aplicados aos salvos das outras denominações, particularmente à nação de Israel, nunca aos salvos da dispensação das assembleias locais.

Excertos de http://doctrine.org/the-bride-of-christ/ :

No Antigo Testamento, a idéia de Israel como a "esposa" de Deus é desenvolvida. Embora Israel tivesse sido tornada "esposa" de Deus, ela provou ser um cônjuge infiel. A infidelidade da nação foi expressa como adultério espiritual: ela O abandonaram e foi para falsos deuses, por exemplo, Baal, Asherah, Moloque, Dagon, etc. Apesar destas falhas, Deus declarou que a nação voltaria para Ele, que Ele a tornaria o que tinha sido Seu propósito para ela, que Ele cumpriria os propósitos de Suas [incondicionais] promessas a ela. De acordo com a promessa de Deus, a nação inteira se tornaria sacerdotes (Êxodo 19:6) e uma esposa fiel. Com isto em mente, Isaías escreveu:

Is 54:4-8  4 Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. 5 Porque o teu Criador [é] o teu marido; o SENHOR dos Exércitos [é] o seu nome; e o Santo de Israel [é] o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. 6 Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus. 7 Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; 8 Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor. ACF2007

Is 62:1-5  1 Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa. 2 E os gentios verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do SENHOR designará. 3 E serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, e [um] diadema real na mão do teu Deus. 4 Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará. 5 Porque, [como] o jovem se casa com a virgem, [assim] teus filhos se casarão contigo; e [como] o noivo se alegra da noiva, [assim] se alegrará de ti o teu Deus. ACF2007

Jeremias escreveu:

Jr 3:14 Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião. ACF2007
Jr 31:31-33  31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Mas esta [é] a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. ACF2007

Deus usou vida pessoal do profeta de Oséias como uma lição para instruir idólatra Israel. Para apresentar a Sua argumentação [a nós], Deus disse a Oséias para se casar com uma mulher idólatra, para representar infidelidade de Israel ao servir outros deuses. Oséias teve três filhos com sua esposa, Gomer. Seus nomes representado julgamento da nação de Deus. O primeiro filho, um menino, foi nomeado Jezreel (Deus dispersa). Deus julgou (espalhou), o reino do norte com a invasão assíria (722 aC). O segundo filho era uma filha chamada Lo-Ruhama (sem [receber] misericórdia) e o terceiro filho, um menino, foi nomeado Lo-Ami (não meu povo). Mas o desfavor de Deus seria temporário. Ele prometeu que a nação se arrependeria de sua infidelidade e voltaria para Ele. Oséias escreveu:

Os 2:14-20  14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. 15 E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito. 16 E naquele dia, diz o SENHOR, tu [me] chamarás: Meu marido; e não mais [me] chamarás: Meu senhor. 17 E da sua boca tirarei os nomes dos baalins, e não mais se lembrará desses nomes. 18 E naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança. 19 E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. 20 E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR. ACF2007


Nesta passagem tão terna e meiga, Deus é visto como um amante que corteja. Ele "atrai" o objeto do seu amor e fala gentilmente com ela. A passagem fala de uma relação atualizada em que sua esposa (Israel) vai chamá-lo אִישִׁי "meu marido", "meu homem" (Ishi) em vez de בַּעְלִי "meu Senhor". Baal (בַּעַל) foi um dos falsos deuses que Israel descobriu quando veio para a terra de Canaã (Nm 22,41; Juízes 2.13). Na profecia deste relacionamento restaurado, na qual Deus colocou o Seu Espírito para dentro da nação (Jr 31,31-40), o reino animal também vai estar em paz (Is 11,6-9) e guerra nunca mais haverá (Isaías 2.1-4 ). Este compromisso renovado será eterno e Israel irá conhecer o Senhor – o único e verdadeiro Deus" [fim da citação de doctrine.org]




- Assim como Sl 51:7 "Purifica-me com hissopo, e serei purificado; lava-me, e serei tornado mais alvo do que a neve" não implica que eu sou neve mas somente que fui tornado alvo "tal como se fosse" neve, assim também Mt 9:15; Mc 2:19; Lc 5:34; Jo 3:29; Ef 5:22-32 podem ser apenas comparações significando "tal como se a assembleia local fosse uma noiva ou esposa".

- Não se pode ser tanto o Noivo como a noiva, não se pode ser o corpo de o Noivo e ser a Noiva. Isso seria um tremendo absurdo.

- Portanto, em RESUMO:

- HOJE,
temos somente igrejas locais º assembleias locais (terminologia preferível), tendo trigo e joio;
os verdadeiros salvos (trigo) de cada uma delas são um corpo local de Cristo.
(Não há hoje nenhum absurdo impensável da "igreja universal, invisível e difusa, pairando sobre e entranhada dentro de toda a terra")

- DEPOIS DO ARREBATAMENTO dos salvos (trigo) para fora das assembleias locais, e durante os 7 anos em que estaremos no céu recebendo GALARDÕES NO BEMA DO CRISTO enquanto a terra passa pela 70ª SEMANA DE DANIEL.
Nós, os salvos durante a atual dispensação das igrejas locais, seremos não a Noiva, mas, sim, o corpo de Cristo totalizado futuro (mas sempre reunindo-se localmente) (terminologia preferível, embora antes eu usasse a terminologia "igreja local totalizada futura")

- Durante o MILÊNIO E ETERNIDADE FUTURA,
a NOIVA/ESPOSA de Cristo (o Senhor) será Israel convertida,
e nós, os salvos durante a atual dispensação das igrejas locais, seremos, eternamente, o CORPO DE O CRISTO (o Noivo).







PERGUNTAS E RESPOSTAS:
1) Uma pergunta-objeção poderia ser que Ef 5:22-24 "claramente ensina" que Cristo será o noivo e a assembleia local totalizada futura será a noiva:
    Ef 5 22 [Vós], as esposas: aos vossos próprios maridos submetei vós mesmas, como (se fosse) a o Senhor (Jesus);    23 Porque o marido é [o] cabeça da esposa, como também o Cristo [é o] cabeça da assembleia  e, *Ele mesmo*, é [o] Salvador do corpo .    24 Mas, assim como a assembleia submete a si mesma a o Cristo, assim também [as] esposas, aos seus próprios maridos, em tudo [submetam a si mesmas]. (LTT)

A resposta seria que esta passagem de modo nenhum, nem de longe, é uma prova irrefutável. Não há em toda a Bíblia nem sequer um verso que claramente diga "A igreja universal será a Noiva e Cristo o Noivo, o casamento será no dia ... e local ...". O que é certo e unânime é que Ef 5:22:24 exorta doce submissão voluntária de toda esposa ao seu esposo, e sacrificial amor de todo esposo à sua esposa, e faz uma analogia com a submissão da igreja local ao Salvador, sem de modo nenhum dizer que Cristo também é esposo da igreja e ela é Sua esposa. Uma regra indispensável para interpretação é que, em parábolas, símiles, analogias, tipologia, etc., somente há certeza de que a principal mensagem é verdadeira. Por exemplo, em Noé e sua arca podemos ver um tipo que somente ensina que Deus nos salvará retirando-nos da Tribulação antes dela começar, mas se formos procurar significados para o comprimento da arca, para a madeira, para o betume, para o fato de terem sido 7 casais de animais limpos e 2 de animais imundos, etc., enlouqueceremos.

A propósito, há 293 versos na LTT com analogias marcadas pela mesma expressão "como também" que há em Ef 5:23, em todas elas fica estabelecida a ideia principal, mas em nenhuma delas fica estabelecido que uma relação secundária que há na metade esquerda da analogia também tenha que valer na metade direita.
Por exemplo, em
Mt 18:33 Não devias tu, igualmente, ter tido compaixão do teu companheiro- escravo, tal como também *eu*, de ti, tive misericórdia?'

a exortação à misericórdia da parte antes de "como também" vale para a de depois, a analogia principal vale, mas a relação da esquerda, entre servo e servo companheiro de mesmo valor e nível, não deve se refletir na relação da direita, entre senhor e servo. Entendeu?

2) Outra pergunta-objeção poderia ser que todos os salvos desde Caim até o Arrebatamento serão arrebatados juntos e formarão um só grupo indiferenciável durante Milênio e Eternidade futura, a igreja universal que seria referida em Hb 12:22-23.

A resposta seria, primeiro, que aqui há uma divisão errada dos versículos: há uma série de conjunções AAAA e BBBB e CCCC e DDDD, e não se pode quebrar um versículo fora de um "e". A divisão correta é:

22 Mas vós tendes chegado ao monte Sião, e à cidade de o Deus que está vivendo (à Jerusalém celestial), e às miríades de anjos (ao (festejante) ajuntamento de todos estes #),   "miríade" é 10.000 ou algo inumerável. # A KJB, seguindo a divisão de versos em Beza, coloca "ao (festejante) ajuntamento de todos" (paneguris) no verso 23, não no 22. Mas segui Bengel, Vincent e Cambridge Bible que analisam a sequência de "e" e associam este festejante ajuntamento aos anjos do v. 22.

23 e (tendes chegado) à assembleia {Nota1} dos primeiros- nascidos {Nota2} (nos céus (já) tendo sido inscritos), e a Deus (o juiz de todos), e aos espíritos dos justos tendo sido tornados completos,

NOTA1: He 12:23 "À ASSEMBLEIA DOS PRIMEIROS- NASCIDOS (NOS CÉUS (JÁ) TENDO SIDO INSCRITOS)": ver nota em Mt 16:18. Aqui, note que, mesmo no céu/ nova Jerusalém/ eternidade futura, {1577 ekklesia} sempre e somente é um grupo LOCAL e INDEPENDENTE, de salvos que REGULARMENTE se REÚNEM (física, corporalmente) em um só LOCAL. Aqui, vemos a "assembleia totalizadora de todos os salvos", e ela continua sendo LOCAL. De modo nenhum houve, ou há, ou haverá assembleia "universal" no sentido de algo difuso, diluído em vários locais sobre a face da terra! Tal ideia nunca aparece na Bíblia e é uma louca violação inadmitida pela própria palavra "ekklesia"! A Bíblia não menciona hierárquicos associativismo/ denominacionalismo, muito menos igreja "universal", "católica", "ecumênica"!

NOTA2: He 12:23: "PRIMEIROS- NASCIDOS": "[a] os filhos de Deus [isto é, os que creram e foram salvos] dos séculos que antecederam a primeira vinda de Cristo; e [b] os israelitas crentes ... Ex 4:22; Jr 31:9; ...; especialmente os patriarcas, Mt 8:11, e [c] aqueles que primeiro serviram Aquele que foi ressuscitado como o primogênito dentre os mortos, Mt 27:53; [d] bem como também o restante [que já está no céu], por assim dizer, do rebanho comum." Gill.


Mas esta passagem não deixa claro, não prova que nesta "assembleia dos primeiros- nascidos (nos céus (já) tendo sido inscritos)" todos os salvos somos absolutamente iguais, indiferenciáveis, não havendo distinção entre os salvos da presente dispensação das assembleias locais, e os salvos das outras dispensações. Aliás, durante o Milênio vemos diferenciação entre Israel e os salvos das igrejas locais, pois Davi reinará corporalmente sobre toda a terra dada por Deus a Abraão, haverá juízes sobre Israel, etc. Mesmo na eternidade futura há diferenciações que persistirão, pois Ap 21:24,26; 22:2 fala de nações diferenciadas mesmo lá!
Ap 21:24 E, as nações dos [homens] estando- salvos, na luz dela (a glória de Deus) andarão; e os reis da terra trazem a glória e a honra deles para dentro dela (a cidade). LTT-ComNotas

Ap 21:26 E trarão a glória e a honra das nações para dentro dela. LTT-ComNotas

Ap 22:2 No meio entre [a] rua- larga dela (a cidade) e o rio, [os quais] (rua- larga e rio) [estão] deste lado e daquele lado, [estava a] árvore d[a] vida, produzindo doze [tipos de] frutos, a cada um mês dando o seu frutO. E as folhas da árvore [são] para terapia- cura das nações. LTT-ComNotas

 

Acredito, pelas razões acima, que eternamente haverá diferenças entre os salvos, uma delas sendo entre os salvos de Israel e nós. Portanto, pode ser que o casamento seja com apenas um grupo. Qual será ele, precisamos estudar na Bíblia. Ou pode ser que o casamento será com ambos os grupos. Ou pode ser que os grupos fundir-se-ão em um só grupo indiferenciável.

 








POST SCRIPTUM:
Entre todos os sermões, apostilas, artigos e livros sobre Eclesiologia e Escatologia, nestes 34 anos desde 1982 até hoje, devem haver centenas deles, dezenas de milhares de linhas, onde nem sempre eu diferenciei corretamente entre Assembleia vs. Igreja vs. Corpo de Cristo vs. Noiva, e nem sempre usei a terminologia correta, particularmente quando me referi à Noiva como se ela fosse a assembleia futura, sempre local, de todos os salvos da dispensação das assembleias locais. Não posso descobrir e fazer todas essas correções. Espero que seus leitores achem este atual artigo e se inteirem de como reconheci meus erros e imprecisões, e as corrigi através deste arquivo.

Hélio de Menezes Silva, 2016.

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.