(leitor, envia cópia para todos os pastores e crentes e grupos yahoo que sejam teus grandes amigos)
 



ARA11 (11a. de uma série de 12 cartas) - Caro pastor, introdutor da bíblia do TC, a ARA (Alexandrina Revisionada e ATUALIZADA), na nossa igreja: Oh,

Quanto a bíblia do TC, a ARA  (Alexandrina Revisionada e ATUALIZADA), que Introduziste, Introduz GRAVES CONTRADIÇÕES!





Meu amado irmão, meu dileto filho na fé, meu querido ex-aluno e ovelha, hoje meu estimado pastor Regula Falsi Baptista Alexandrinus, pastor da minha amada Igreja Batista (regular na autorização por [e na reverentíssima submissão a] a Corporação) .

Por favor, para refrescar tua memória e restabelecer o contexto e histórico e razões e princípios envolvidos nesta carta, é indispensável que releias os 7 primeiros parágrafos da introdução da 1a. desta série de 12 cartas que, com todo amor, te alertam e exortam. [Nota de Hélio: ver http://www.solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/ARA1-EnfraqueceAnuenciaEHarmoniaAMEM-Helio.htm]. Algumas partes dela:


Estamos em 1960.
... ... ...
Desde seus primeiros dias no Brasil, ... até recentemente, nossa denominação sempre adotou somente a abençoada Bíblia Almeida da família "Corrigida" ... com tradução ... baseada no texto ... que passou a ser conhecido ... pelo nome de Textus Receptus ... . Por mais de 359 anos a partir de 1522 e 1526 (impressões do Novo Testamento por Lutero e por Tyndale, respectivamente), Bíblias fielmente traduzidas a partir do Textus Receptus foram as ÚNICAS adotadas por TODOS os crentes verdadeiros de TODAS as igrejas batistas e reformadas em TODOS os países e em TODAS as línguas, com bênçãos incontáveis e maravilhosíssimas.
 ... ... ...
No ano passado (1959), tu, pastor, recém advindo do seminário ... ... ... moveste intensa campanha até fazer nossa igreja ser a 1a. de nossa denominação, no Brasil, a adotar a ARA (Alexandrina Revisionada e ATUALIZADA). ... ... ...
... ... ...
Somente crentes INfiéis (mesmo se fossem bem vistos e sinceros e inconscientes do pecado que estavam cometendo, e mesmo se fossem bem intencionados) é que poderiam adulterar ou aceitar ser adulterada a Palavra de Deus. E, com toda certeza, mesmo que eles não tivessem consciência disso, o Diabo usaria para seus propósitos esses crentes INfiéis. 
Ora, quando o Diabo atira uma seta, não almeja atingir a si mesmo nem suas hostes, e ele não chuta para tentar fazer "gol contra", e nem atira para tentar se matar. Portanto, sempre que há variantes de um texto da Bíblia, então, para discernirmos qual variante é a verdadeira e quais são as falsas, basta observarmos a direção das setas, dos chutes e das balas. ...
... ... ....
.




**************************************** Início do corpo principal desta 5a. carta, a 5a. exposição de gravíssimos pecados da ARA ****************************************


Amado Pastor Alexandrinus, meu filho na fé:

Tive a alegria de te conduzir a Cristo quando ainda eras um menino. Logo te revelaste um fervoroso crente. Com 14 ou 15 anos, já eras um ávido leitor dos melhores livros doutrinários da nossa biblioteca. apologética, pois a defesa da fé bíblica se tornou como que a grande paixão de tua vida (debaixo e em conseqüência do supremo amor a Deus, claro). Quando concluíste o Instituto Teológico da nossa igreja e começaste a trabalhar naquele emprego de alto nível e tão bem remunerado (que abandonaste depois, para te dedicares somente ao ministério da Santa Palavra de Deus), logo escolheste e deste-me de presente 3 excelentes livros, em inglês, que defendiam a Bíblia como não tendo a menor sombra de contradição ou erro [Nota de Hélio: Hoje, recomendo
THINGS HARD TO BE UNDERSTOOD: A HANDBOOK OF BIBLICAL DIFFICULTIES (D.W. Cloud), que pode ser comprado em http://www.wayoflife.org/publications/biblestudy.html] e também deste-me de presente um resumo por ti preparado, analisando cada verso em que nossos inimigos acusam a Bíblia de ter erro ou contradição, e mostrando que nenhum desses versos tinha contradição nenhuma (pelo menos nas Bíblias que então usavas, em Português a ARC da IBB e a ARR da TBS, em Inglês a KJV-1611, em Espanhol a Reina Valera-1862), todas elas fielmente traduzidas do Textus Receptus e do Texto Massorético.

Mas, agora, vejamos os pecados que o Texto Crítico e a bíblia ARA (Alexandrina Revisionada e Atualizada), que introduziste na nossa igreja e nossa denominação, no ano passado, perpetram, introduzindo graves contradições dela consigo mesma. Vejamos 3 passagens que havias provado, no teu resumo, não formarem nenhuma contradição, na Bíblia que antes usávamos. Nunca poderias pregar o mesmo resumo com a tua nova Bíblia, que introduziste no ano passado, pois ela, pasmemos, introduziu essas contradições. A ARA, que tu mesmo introduziste, arruinaria teu resumo e tua apologética!



1) Mateus 27:34:

deram-lhe a beber VINAGRE misturado com fel; e, tendo-o provado, não o quis beber.”      ARR (Almeida Revista e Reformada), 1948, da TBS (Trinitarian Bible Society)

“deram-lhe a beber VINHO com fel; mas ele, provando-o, não o quis beber.”      ARA - Alexandrina Revisionada e Atualizada, 1959.
(Como em milhares de vezes, mais uma vez, aqui, a bíblia dos Testemunhas de Jeová e a ARA estão em harmonia, contra a Bíblia IMPRESSA que TODOS os salvos usaram séculos e séculos... Checa com teus próprios olhos, meu amado irmão.)
A ARA e a bíblia dos Testemunhas de Jeová, como herdeiras do infiel Texto Crítico, aqui adulteraram a palavra “VINAGRE” para “VINHO”, criando gravíssima contradição frontal, uma colisão frontal contra Sal 69:21! (onde o Espírito Santo de Deus, que nunca erra nem falha sequer 1 letra, profetizou: "Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber VINAGRE.")
E agora, amado irmão e pastor, que vais fazer? Rasgar teu livro, abjurá-lo, e jogar fora tua antiga crença que a Bíblia não tem sequer 1 átomo de sombra de contradição consigo mesma? Ou jogar fora tua nova bíblia e voltar às tuas antigas e Bíblias, reafirmando teu livro e tuas antigas pregações? Darás toda tua fidelidade a Deus, ou a darás à tua denominação e a interesses inconfessáveis?


2) Mar 1:2-3:
“2 Como está escrito NOS PROFETAS: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. 3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.”      ARR (Almeida Revista e Reformada), 1948, da TBS (Trinitarian Bible Society)

“2 Conforme está escrito NA PROFECIA DE ISAÍAS: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas;”      ARA - Alexandrina Revisionada e Atualizada, 1959.
(Quanto à bíblia dos Testemunhas de Jeová, checa-a com teus próprios olhos. Surpreso com a semelhança com a ARA? Eu não estou.)
A ARA e a bíblia dos Testemunhas de Jeová aqui adulteraram NOS PROFETAS” [note os plurais] para “NA PROFECIA DE ISAÍAS”, criando gravíssima contradição, uma colisão frontal, pois a citação é de dois profetas e não de apenas um: O que está escrito no verso 3 é o Espírito Santo citando o que Ele inspirou em Isaías 40:3 ("Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Jeová; endireitai no ermo vereda a nosso Deus."), enquanto que aquilo escrito no verso 2 é o Espírito Santo citando o que Ele inspirou em MALAQUIAS 3:1 ("Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o Jeová dos Exércitos.")! O Espírito Santo de Deus é infalível e não poderia ter se enganado ou atrapalhado ou mentido, em Marcos 1:2-3!
Mais uma vez te pergunto, de coração chorando de amor ao bem de teu ministério: Que vais fazer? Rasgar teu livro e jogar fora tua antiga crença que a Bíblia não tem sequer 1 átomo de sombra de contradição consigo mesma? Ou jogar fora tua nova bíblia e voltar às tuas antigas Bíblias, fiéis ao T.R. e a João Ferreira de Almeida?


3) 2Ts 2:8:
“e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor DESFARÁ pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
     ARC (Almeida Revista e Corrigida), 1951, da IBB (Imprensa Bíblica Brasileira)

“então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus MATARÁ com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.”      ARA - Alexandrina Revisionada e Atualizada, 1959.
(Quanto à bíblia dos Testemunhas de Jeová, checa com teus próprios olhos, verifica a equivalência da ARA com ela, aqui.)
A ARA e a bíblia dos Testemunhas de Jeová aqui adulteraram "DESFARÁ" (ou "destruirá") para “MATARÁ”, criando gravíssima contradição frontal contra Apo 19:20 e 20:10! Em Apo 19:20 o anticristo é lançado VIVO no Lago de Fogo ("E a BESTA foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados VIVOS no lago de fogo que arde com enxofre."). Em Apo 20:10 o anticristo, ao final do milênio, mesmo depois de ter estado 1000 anos queimando no Lago de Fogo, ainda não morreu nem deixou de existir ("E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde ESTÁ a BESTA e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.").
Que vais tu fazer, ó meu amado filho na fé, ovelha, aluno e, hoje, meu pastor? Abjurar teu livro e tua antiga crença que a Bíblia não tem sequer 1 mínima contradição consigo mesma? Ou jogar fora tua nova bíblia e voltar às antigas, reafirmando teu livro e antigas pregações?



Meu filho na fé, hoje estou muito cansado, meus 70 anos começam a me pesar, e não estou podendo me alongar como deveria. Pôr favor, contrasta, tu mesmo, a bíblia ARA (a qual introduziste) juntamente com a bíblia dos Testemunhas de Jeová, contra a ARC da IBB (ou contra a ARR, Almeida Revista e Reformada, 1948, da TBS, Trinitarian Bible Society) também em mais 3 versículos adicionais. E, na tua mente, complementa os argumentos que tu usaste antes (no teu resumo que me deste de presente e nas tuas primeiras e poderosas pregações), argumentos que sabes que eu usaria e escreveria agora, se eu não estivesse tão cansado:

Mateus 5:22:
---   ARC 1951, da IBB:    “Eu, porém, vos digo que qualquer que, SEM MOTIVO, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.”
---   ARA 1959:   “Eu, porém, vos digo que todo aquele que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.”
O Texto Crítico (portanto a ARA 1959) eliminou "eikê" (= “
SEM MOTIVO”), criando grave contradição com Marcos 3:5 (“E, olhando para eles em redor com INDIGNAÇÃO, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.”), notando que a palavra "3709 orgh orge or-gay’ " é traduzida 31 vezes como "ódio", 3 vezes como "ira", 1 vez como "vingança", e 1 vez como "indignação". Há dezenas ou centenas de versos provando que Deus, na verdade, se ira, louvado seja Ele; Cristo, em realidade, se ira, também louvado seja Ele; os salvos crentes na Bíblia devem diariamente se irar com ira santa, sem nunca deixar de se irar com tal ira santa. Ver, por exemplo, Nu 22:22; Sl 78:31; Mr 3:5; João 3:36; Rm 1:18; Ef 5:6 ["não se ponha o sol sobre vossa ira" pode significar "nunca cessai de se irar", no sentido de ira contra o pecado]; Ef 5:6; Cl 3:6; 1Ts 2:16; Ap 14:10,19 15:1,7 16:1. Enfatizo: Nota como o próprio Jesus Cristo, que nunca poderia pecar, sim, indignou-se, zangou-se, IROU-SE!!! Portanto, há uma ira sem egoísmo, com santos motivos, ira de ódio ao pecado, ira santa. Tal ira devemos ter e manter sem enfraquecer um minuto por dia (Ef 4:26).
[Nota de Hélio: Edições posteriores da ARA - Alexandrina Revisionada e Atualizada -, acredito que por questões mercadológica$, colocaram de volta as palavras "
SEM MOTIVO" que haviam roubado, mas as colocaram entre colchetes [] que, na prática, percebo que significam mais ou menos isso: "Estas palavras são mentirosas, não cremos nelas nem um pouco, não cremos que Deus as fez escrever no manuscrito original, e só as colocamos aqui para enganar os tolos que se lembram e gostam de tais palavras e as exigem, assim eles continuarão a comprar nossa bíblia e a nos dar lucro."]



Lucas 4:44:

---   ARC 1951, da IBB:    “E pregava nas sinagogas da GALILÉIA.”
Isto concorda com Mateus 4:23 + Marcos 1:39: “E percorria Jesus toda a GALILÉIA, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mt 4:23) e “E pregava nas sinagogas deles, por toda a GALILÉIA, e expulsava os demônios.” (Mc 1:39)
---   ARA 1959:  
“E pregava nas sinagogas da JUDÉIA.”
A língua me arde de revolta, mas nada escreverei. Na tua mente, complementa os argumentos que tu usaste antes, no teu resumo, e que sabes que eu usaria e escreveria agora, se eu não estivesse tão cansado.



Mateus 19:17
:
---   ARR (Almeida Revista e Reformada) 1948, da TBS (Trinitarian Bible Society):   Mas ele lhe disse: Por que ME CHAMAS bom? Ninguém é bom, senão um: isto é, DEUS. Mas, se queres entrar na vida, guarda os mandamentos.” Isto concorda com a conjugação Marcos 10:18 + Lucas 18:9: “E Jesus lhe disse: Por que ME CHAMAS bom? Ninguém bom senão um, que é DEUS.” (Mc 10:18) e “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:” (Lc 18:9)
---   ARA 1959:  
“Respondeu-lhe Jesus: Por que ME PERGUNTAS ACERCA DO QUE É bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.”

O abominável Texto Crítico, as bíblias que são suas herdeiras (das quais destacamos aqui as bíblias irmãs, a ARA e a dos Testemunhas de Jeová):
A) Primeiramente adulteram "
ME CHAMAS" para "ME PERGUNTAS ACERCA DO QUE É". Ora, isto é um grande pecado, pois o foco da conversação era Jesus encaminhando a conversação para fazer o homem compreender o que é que as suas próprias palavras significavam quando ele o chamou de bom (em última análise, somente o Deus triúno, cada uma das pessoas da Trindade, pode ser chamado de totalmente bom [em "Por que ME CHAMAS bom?", a palavra "bom" é "agayon", que é masculino], portanto Jesus está a caminho de mostrar ao homem que Ele, Jesus, é Deus), e o TC e suas herdeiras mudam o foco para outra e indefinida coisa, algo impessoal [em "Por que ME PERGUNTAS ACERCA DO QUE É bom", a palavra "bom" é "agayou", que é neutro]
B) Em segundo lugar, amputam "
isto é, DEUS", a explicitação que só Deus é bom (portanto, Cristo estava desafiando, encaminhando o homem a entender a divindade do Filho de Deus, entendê-la ao chamá-Lo de bom). Tudo isto contraria a conjugação Marcos 10:18 + Lucas 18:9 (ver poucas linhas acima), que sustenta o TT no verso em foco.



 

Quantas e quão graves CONTRADIÇÕES, introduzidas pela bíblia que introduziste (a ARA), em harmonia com a bíblia dos Testemunhas de Jeová !!! ... !!! ...




**************************************** Final da Exposição ****************************************




Teu irmão em Cristo,

"Valdense Expositor e Advertidor da Silva", pastor
       ("o ancião", teu pai na fé e que sempre tanto te amou e amará em Cristo, teu pastor quando eras menino e adolescente, e hoje uma humilde ovelha do rebanho que pastoreias).
Em 1960.



Esta é a carta número 11, de uma série de 12 (doze) cartas expondo os incontáveis e terrivelmente graves erros introduzidos na ARA, as quais cartas te enviarei, meu caro pastor Alexandrinus.

 


Aqui começa a falar Hélio:

Caro leitor,

Se o teu pastor é honesto, humilde, sincero, tem senso analítico, e prefere examinar tudo e reter o bem, então, ainda que tenha sido submetido a duvidosas influências em seminários, permitirá a leitura desse folheto e ele mesmo terá o desejo de o ler e avaliar com a seriedade que o assunto merece. Senão, teu pastor vai ajuntar-se aos que fogem da questão perseguindo e "pondo em isolamento" os que crêem na perfeita preservação de cada palavra de Deus (inclusive como impressas nas Bíblias da Reforma) e que não aceitam bíblias que omitam ou radicalmente adulterem milhares de suas palavras.

É tempo de despertarmos. Toma 3 Bíblias: uma legítima Almeida (ACF-1995 ou 2007, ou TBS-1948, ou Revista e Corrigida mais antiga e da IBB), uma bíblia dos Testemunhas de Jeová, e a bíblia adotada pelo pastor da tua igreja. Agora, convida teu pastor a, juntamente contigo, gastar 1 hora comparando cada um desses versos acima examinados. Se ele for sincero, aceitará sem problema algum. Se não aceitar, é insincero, e já sabe que o grande pecado da bíblia dele é que ela e a dos Testemunhas de Jeová vêm da mesma fonte corrompida: o Texto Crítico, Westcott-Hort (1881), o alexandrinismo, manuscritos Sinaiticus e Vaticanus, e a Septuaginta. Se ele irar-se furiosamente, pior, estará demonstrando ser o cego que prefere continuar cego. Por que teu pastor não diz, calmamente: "Ah, finalmente você descobriu, minha bíblia tem mesmo muitas semelhanças com a dos Testemunhas de Jeová, e daí? Eu não ligo a mínima importância para isto! Só quero ganhar meu dinheirinho e viver em paz." Se ele tivesse coragem para reconhecer isto, não se iraria nem nos perseguiria.

Maiores detalhes? Ver, em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/, dezenas de artigos tais como:
- 2Mentiras em "Inerrante só nos Originais e no Grego" -- Coats. A inerrância estende-se às cópias tradicionais e às suas traduções fiéis!
- Só o TR é a Pura Palavra de Deus -- Hélio. Livro pequeno, mas informativo. Introdutório, mas também é proveitoso para pastores e professores.
- 283 dos Principais Versos que o TC Corrompeu -- Hélio. Como as abominações do Texto Crítico se refletem nas Bíblias modernas!

Ver também, em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/, dezenas de artigos tais como:
- Choquei-me Com as Palavras das Próprias Bocas de Westcott e Hort - Hélio . Westcott e Hort são os verdadeiros pais das alexandrinas, modernas bíblias e Crítica Textual.
- Comparação De 14 Versões Da Bíblia Em 29 Passagens -- Hélio
- Versões Modernas da Bíblia -- Cloud. Livro. Excelente tanto para os iniciantes como para os pastores e professores. (zipped, 62 Kb)
- A Almeida Atualizada Exposta -- Hélio. Toma amostra de 29 dos milhares de versos adulterados pelo TC e expõe suas abominações teológicas.
- BLH - Apostasia do Tradutor (Robert Bratcher) em suas próprias palavras -- por Cloud -- Trechos
- Expondo os Erros da NVI. Junho 2000 -- Emídio. Folhetão amplamente divulgado e abençoado. Desmascarou a NVI (e outras bíblias TC).
- NVI / NIV / TC -- Porque Continuamos com as Bíblias Tradicionais -- Hélio et al. Livro 70 páginas A4, .doc 687 Kb. Analisa 1602 dos versos onde a Palavra de Deus foi falseada em grego ou no traduzir. RESUME PROVAS DA INFERIORIDADE DO TC/TRADUZIR, EM 86 + 1 NOTAS DE RODAPÉ, usualmente extensas e profundas.

 

Se todas as citações que eu fiz das bíblias são grosseiramente inacuradas ou mentirosas; ou
Se a Bíblia que tua denominação usava nos séculos ... XVI XVII XVIII XIX e primeira metade do século XX não se chocava muito mais contra a dos T.J. que a de hoje; ou
Se a bíblia baseada no Texto Crítico, a qual somente recentemente foi adotada por tua Igreja, não tem nada de semelhante com a bíblia dos Testemunhas de Jeová:

Então por favor prova-me isto (com FATOS finais: comparando textos das bíblias), mostra-me onde errei ou menti, repreende-me publicamente.
Senão, então tem tu garra, toma posição perfeita, Deus te cobrará isto!

 
(Esta carta de hoje estará em http://www.solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/ARA11-GravesCONTRADICOES-Helio.htm .)
 

Hélio de Menezes Silva (parcialmente adaptando valiosa carta enviada por Noemi Andrade Campêlo Ribeiro, e com a valiosa revisão deste artigo pelo irmão Darivan Castro),
2009.



(PS - Ó leitor amante da pureza da Palavra de Deus: rogamos-te que encaminhes este email a todos os grupos de discussão e a todos endereços eletrônicos de crentes que são teus maiores e mais íntimos amigos e em quem mais confias. Depois, rogamos-te que tires 100 ou mais cópias em papel e as dês a quantos dos crentes mais teus amigos íntimos puderes, os irmãos mais íntimos pertencentes à tua e a outras igrejas fiéis. Aprouva a Deus que muitos crentes de língua portuguesa sejam alertados e entendam como e porque, após 1948, as bíblias de suas igrejas  passaram a ser crescentemente semelhantes às dos Testemunhas de Jeová. Depois, que cada um tome sua decisão, mas decisão bem informada, sem desconhecimento desse importante fato.)


[Por que os "altos escalões" dos seminários, da AIBREB - Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil, e associações estaduais (APIBRE, AIBRECE, etc.) das Igrejas Batistas Regulares, ao invés de estudarem + agradecerem + aprofundarem + divulgarem alertas como este, os temem tanto e tentam a todo custo proibir que se os façam ante todos os membros de suas igrejas batistas regulares?!?! Hélio, 2011]


 



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-Traducoes/ 
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.