(leitor, envia cópia para todos os pastores e crentes e grupos yahoo que sejam teus grandes amigos)
 



ARA8 (8a. de uma série de 12 cartas) - Caro pastor, introdutor da bíblia do TC, a ARA (Alexandrina Revisionada e ATUALIZADA), na nossa igreja: Oh,

Quanto a bíblia do TC, a ARA  (Alexandrina Revisionada e ATUALIZADA), que Introduziste, Enfraquece a Doutrina da Divina INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA!





Meu amado irmão, meu dileto filho na fé, meu querido ex-aluno e ovelha, hoje meu estimado pastor Regula Falsi Baptista Alexandrinus, pastor da minha amada Igreja Batista (regular na autorização por [e na reverentíssima submissão a] a Corporação) .

Por favor, para refrescar tua memória e restabelecer o contexto e histórico e razões e princípios envolvidos nesta carta, é indispensável que releias os 7 primeiros parágrafos da introdução da 1a. desta série de 12 cartas que, com todo amor, te alertam e exortam. [Nota de Hélio: ver http://www.solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/ARA1-EnfraqueceAnuenciaEHarmoniaAMEM-Helio.htm]. Algumas partes dela:


Estamos em 1960.
... ... ...
Desde seus primeiros dias no Brasil, ... até recentemente, nossa denominação sempre adotou somente a abençoada Bíblia Almeida da família "Corrigida" ... com tradução ... baseada no texto ... que passou a ser conhecido ... pelo nome de Textus Receptus ... . Por mais de 359 anos a partir de 1522 e 1526 (impressões do Novo Testamento por Lutero e por Tyndale, respectivamente), Bíblias fielmente traduzidas a partir do Textus Receptus foram as ÚNICAS adotadas por TODOS os crentes verdadeiros de TODAS as igrejas batistas e reformadas em TODOS os países e em TODAS as línguas, com bênçãos incontáveis e maravilhosíssimas.
 ... ... ...
No ano passado (1959), tu, pastor, recém advindo do seminário ... ... ... moveste intensa campanha até fazer nossa igreja ser a 1a. de nossa denominação, no Brasil, a adotar a ARA (Alexandrina Revisionada e ATUALIZADA). ... ... ...
... ... ...
Somente crentes INfiéis (mesmo se fossem bem vistos e sinceros e inconscientes do pecado que estavam cometendo, e mesmo se fossem bem intencionados) é que poderiam adulterar ou aceitar ser adulterada a Palavra de Deus. E, com toda certeza, mesmo que eles não tivessem consciência disso, o Diabo usaria para seus propósitos esses crentes INfiéis. 
Ora, quando o Diabo atira uma seta, não almeja atingir a si mesmo nem suas hostes, e ele não chuta para tentar fazer "gol contra", e nem atira para tentar se matar. Portanto, sempre que há variantes de um texto da Bíblia, então, para discernirmos qual variante é a verdadeira e quais são as falsas, basta observarmos a direção das setas, dos chutes e das balas. ...
... ... ....
.




**************************************** Início do corpo principal desta 8a. carta, a 8a. exposição de gravíssimos pecados da ARA ****************************************


Amado Pastor Alexandrinus, meu filho na fé:

Tenho diante dos olhos as notas que tomei do excelente primeiro estudo bíblico que apresentaste na nossa igreja depois que te graduaste no instituto bíblico da nossa igreja, bem antes de partires para fazer pós-graduação num seminário dos USA (contra meus conselhos, pois eu percebia algum liberalismo e outras graves fraquezas nos missionários americanos e alunos brasileiros que tinham passado por lá).

O título do teu estudo bíblico foi "A
Inspiração Da Bíblia é VERBAL, Temos Que Viver Por (e Morrer Defendendo) Cada Palavra Dela!".


O "Texto Áureo" (prefiro chamar de "Versículo-Chave") do teu estudo bíblico foi Lucas 4:4:

“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de TODA palavra de Deus.” ARC - Almeida Revista e Corrigida (1951), IBB (Imprensa Bíblica do Brasil)

Eis, de forma extremamente resumida, o esboço que formei da tua excelente aula:
 

TÍTULO: A Inspiração Da Bíblia é VERBAL, Temos Que Viver Por (e Morrer Defendendo) Cada PALAVRA Dela!

TEXTO ÁUREO: Lucas 4:4
“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de TODA palavra de Deus.”


O pastor atual, meu pai na fé, Valdense Expositor e Advertidor da Silva, já mostrou, nas 2 últimas aulas da Escola Bíblica Dominical do mês anterior, que a Bíblia é INSPIRADA (assoprada para dentro de cada um de seus escritores-amanuenses) POR DEUS, com isto significando que:
"O Espírito de Deus de tal modo guiou e superintendeu os escritores da Bíblia, mesmo fazendo uso das suas características pessoais, que os seus originais (e os Textos Masorético e Recebido, miraculosamente preservados por Deus sem nenhuma falha, e traduzidos fielmente na Almeida Original e na Trinitariana e na ARC da IBB) são a única e completa, plena, verbal, infalível e inerrável, autoritativa corporificação de tudo o que Deus quis comunicar ao homem. Assim, cada palavra da Bíblia é literalmente de Deus, é a única base para doutrina."



Hoje, veremos provas de que esta inspiração é plenária, verbal, e infalível:

Esta inspiração é:

a) Por Deus (!): At 1:16; 2Tm 3:16-17; Hb 10:15-17; 2Pd 1:20-21.

b) Verbal (= palavra por palavra, e não apenas os pensamentos principais): Sl 138:2; Mt 4:4-5; 5:17-18; 22:32; Lc 4:4; 1Co 2:13; Gl 3:16.

c) Plenária (= toda ela, de capa a capa, sobre todo e qualquer assunto): 2Tm 3:16-17.

d) Infalível e inerrável (= não contém nenhum erro, é incapaz de errar e de falhar): Mt 5:18; Jo 10:35b.

A natureza da inspiração plenária, verbal e infalível da Bíblia, é assegurada por:

a) O caráter de Deus. IRIA O DEUS PERFEITO, ETERNO E IMUTÁVEL, CONSENTIR QUE AS SUAS REVELAÇÕES FOSSEM EXPRESSAS IMPERFEITA E FALIVELMENTE PELOS SEUS PROFETAS? ISTO É INIMAGINÁVEL.

b) O caráter e declarações da Bíblia, que clama ser a plenária, VERBAL e infalível Palavra de Deus:
- Explicitamente em Sl 138:2; 2Tm 3:16; 2Pe 1:20-21.
- Mais de 3800 vezes em frases diretas como “Assim diz o Senhor” no V.T.: Ex 14:1; Is 43:1; Ez 1:3.
- No reconhecimento de um escritor-livro por outro: 2Rs 17:13; Sl 19:7; 33:4; 119:89; Is 8:20; Gl 3:10; 1Pd 1:23 // At 1:16; 28:25; 1Pd 1:10-11 // Pedro reconheceu a inspiração dos escritos de Paulo 2Pd 3:15-16 // Pedro e Paulo reconhecem a inspiração de todo o restante das Escrituras. 2Tm 3:16; 2Pd 1:20.
- Cristo ensinou que a Bíblia é infalivelmente inspirada (Jo 10:35b; Mt 4:4; 5:17-18; 22:32) e também eterna e perfeitamente preservada por Deus (Mt 4:4; 5:18; 24:35 [= Lc 21:33]; Lc 16:17)
 




A abençoada Bíblia ARC - Almeida Revista e Corrigida (1951), IBB (Imprensa Bíblica do Brasil), que tanto amavas e defendias, diz, em Lc:
“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem,
mas de TODA palavra de Deus.”
Lembres que ela é baseada no texto que passou a ser conhecido pelo nome de Textus Receptus.
Lembres que muitíssimas centenas, alguns milhares de manuscritos [isto é, escritos feitos à mão] gregos basicamente idênticos entre si e ao Textus Receptus de depois da invenção da imprensa foram ininterruptamente usados por praticamente todas as igrejas fiéis (mortalmente perseguidas por Roma) entre o século 1 até tal invenção nas vésperas da Reforma.
Lembres que, por mais de 359 anos a partir de 1522 e 1526 (impressões do Novo Testamento por Lutero e por Tyndale, respectivamente), Bíblias fielmente traduzidas a partir do Textus Receptus foram as ÚNICAS adotadas por TODOS os crentes verdadeiros de TODAS as igrejas batistas e reformadas em TODOS os países e em TODAS as línguas, com bênçãos incontáveis e maravilhosíssimas.


Agora, vejamos que é que a bíblia que tu mesmo introduziste na nossa igreja no ano passado, a bíblia ARA (Alexandrina Revisionada e Atualizada), faz com o verso- chave, o "texto áureo" que tu mesmo escolheste, há tão pouco tempo, para aquele teu estudo na nossa Escola Bíblica Dominical. Vejamos esta tal ARA:
"Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem."

Ué, não está faltando a parte mais importante?!?!?! Comparemos com a bíblia dos Testemunhas de Jeová:
"Está escrito ‘O homem não deve viver só de pão’"

Mais uma vez, a ARA, que tu mesmo introduziste, completamente destrói toda uma antiga pregação tua ou escrito teu.
Mais uma vez, a a ARA, que tu mesmo introduziste, está igualzinha à bíblia dos Testemunhas de Jesus (pasmes e te envergonhes)
Mais uma vez elas, em harmonia uma com a outra (são farinha que vêm do mesmo saco do abominável Texto Crítico) omitem palavras de Deus, o que é uma das mais horrendos pecados que devemos odiar, ver Ap 22:18-19.
Em particular, aqui, essas duas filhotas do Texto Crítico, isto é, a bíblia ARA e a dos Testemunhas de Jeová, omitem, completamente destroem, aniquilam, amputam as 7 palavras "
MAS DE TODA A PALAVRA DE DEUS" que estão nas Bíblias da Reforma.
Extirpam, pelo menos aqui, que viveremos de CADA uma e de TODAS as palavras da Bíblia, e que todas e cada uma delas são inspiradas por Deus!
Ao invés de afirmar a verbal inspiração divina e a suprema importância da Bíblia, até parece que Jesus está ensinando que o homem, além do pão puro, também precisa de manteiga, intercaladas fatias e camadas de hambúrguer frito e queijo assado, verduras, ketchup, maionese, e outros molhos secretos, para fazer um gostoso sanduíche!!!! (Sem falarmos de feijão, arroz, carne, etc.)

Ora, quando o Diabo atira uma seta, não almeja atingir a si mesmo nem suas hostes, e ele não chuta para tentar fazer "gol contra", e nem atira para tentar se matar. Portanto, sempre que há variantes de um texto da Bíblia, então, para discernirmos qual variante é a verdadeira e quais são as falsas, basta observarmos a direção das setas, dos chutes e das balas. Ora, é fato muito fácil de ser constatado e muito chocante que, invariavelmente, sempre que há uma diferença doutrinária ou implicações doutrinárias ou perigo de prejuízos doutrinários, entre uma leitura do Textus Receptus + Texto Massorético versus uma leitura do Texto Crítico, é sempre este Texto Crítico que favorece o Diabo ou desonra a Cristo ou enfraquece alguma doutrina ou traz perigos de prejuízos doutrinários. Por isso, somente o homem natural, ou quem professa ser salvo mas propositadamente se fez cego espiritual, ou um louco, é que não reconhece simples e imediatamente, nem nenhum tecnicalismo, qual é a verdadeira Palavra de Deus! Este teste decisivo nos mostra que são os Textus Receptus + Texto Massorético que têm o selo de serem a perfeita Palavra de Deus, e são os Textos Críticos que têm as identificatórias e indeléveis marcas da ação distorcedora do Diabo sobre as mentes de homens (mesmo se eles foram e ainda forem inconscientes disso).



Há muitas outras centenas [ou mesmo milhares?] de versos grave, inaceitavelmente adulterados pelas Bíblias alexandrinas, mas estes que já vimos nesta série de estudos, do primeiro estudo até este de hoje, já são muito, muitíssimo mais que suficientes para que os sinceros tomem a atitude mais certa, segura, leal e bíblica. Deus sabe que, depois de ter lido este alerta, tu nunca mais poderás dizer: "eu não sabia, nunca fui avisado de nada disto."

   

**************************************** Final da Exposição ****************************************




Teu irmão em Cristo,

"Valdense Expositor e Advertidor da Silva", pastor
       ("o ancião", teu pai na fé e que sempre tanto te amou e amará em Cristo, teu pastor quando eras menino e adolescente, e hoje uma humilde ovelha do rebanho que pastoreias).
Em 1960.



Esta é a carta número 08, de uma série de 12 (doze) cartas expondo os incontáveis e terrivelmente graves erros introduzidos na ARA, as quais cartas te enviarei, meu caro pastor Alexandrinus.

 


Aqui começa a falar Hélio:

Caro leitor,

Se o teu pastor é honesto, humilde, sincero, tem senso analítico, e prefere examinar tudo e reter o bem, então, ainda que tenha sido submetido a duvidosas influências em seminários, permitirá a leitura desse folheto e ele mesmo terá o desejo de o ler e avaliar com a seriedade que o assunto merece. Senão, teu pastor vai ajuntar-se aos que fogem da questão perseguindo e "pondo em isolamento" os que crêem na perfeita preservação de cada palavra de Deus (inclusive como impressas nas Bíblias da Reforma) e que não aceitam bíblias que omitam ou radicalmente adulterem milhares de suas palavras.

É tempo de despertarmos. Toma 3 Bíblias: uma legítima Almeida (ACF-1995 ou 2007, ou TBS-1948, ou Revista e Corrigida mais antiga e da IBB), uma bíblia dos Testemunhas de Jeová, e a bíblia adotada pelo pastor da tua igreja. Agora, convida teu pastor a, juntamente contigo, gastar 1 hora comparando cada um desses versos acima examinados. Se ele for sincero, aceitará sem problema algum. Se não aceitar, é insincero, e já sabe que o grande pecado da bíblia dele é que ela e a dos Testemunhas de Jeová vêm da mesma fonte corrompida: o Texto Crítico, Westcott-Hort (1881), o alexandrinismo, manuscritos Sinaiticus e Vaticanus, e a Septuaginta. Se ele irar-se furiosamente, pior, estará demonstrando ser o cego que prefere continuar cego. Por que teu pastor não diz, calmamente: "Ah, finalmente você descobriu, minha bíblia tem mesmo muitas semelhanças com a dos Testemunhas de Jeová, e daí? Eu não ligo a mínima importância para isto! Só quero ganhar meu dinheirinho e viver em paz." Se ele tivesse coragem para reconhecer isto, não se iraria nem nos perseguiria.

Maiores detalhes? Ver, em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/, dezenas de artigos tais como:
- 2Mentiras em "Inerrante só nos Originais e no Grego" -- Coats. A inerrância estende-se às cópias tradicionais e às suas traduções fiéis!
- Só o TR é a Pura Palavra de Deus -- Hélio. Livro pequeno, mas informativo. Introdutório, mas também é proveitoso para pastores e professores.
- 283 dos Principais Versos que o TC Corrompeu -- Hélio. Como as abominações do Texto Crítico se refletem nas Bíblias modernas!

Ver também, em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/, dezenas de artigos tais como:
- Choquei-me Com as Palavras das Próprias Bocas de Westcott e Hort - Hélio . Westcott e Hort são os verdadeiros pais das alexandrinas, modernas bíblias e Crítica Textual.
- Comparação De 14 Versões Da Bíblia Em 29 Passagens -- Hélio
- Versões Modernas da Bíblia -- Cloud. Livro. Excelente tanto para os iniciantes como para os pastores e professores. (zipped, 62 Kb)
- A Almeida Atualizada Exposta -- Hélio. Toma amostra de 29 dos milhares de versos adulterados pelo TC e expõe suas abominações teológicas.
- BLH - Apostasia do Tradutor (Robert Bratcher) em suas próprias palavras -- por Cloud -- Trechos
- Expondo os Erros da NVI. Junho 2000 -- Emídio. Folhetão amplamente divulgado e abençoado. Desmascarou a NVI (e outras bíblias TC).
- NVI / NIV / TC -- Porque Continuamos com as Bíblias Tradicionais -- Hélio et al. Livro 70 páginas A4, .doc 687 Kb. Analisa 1602 dos versos onde a Palavra de Deus foi falseada em grego ou no traduzir. RESUME PROVAS DA INFERIORIDADE DO TC/TRADUZIR, EM 86 + 1 NOTAS DE RODAPÉ, usualmente extensas e profundas.

 

Se todas as citações que eu fiz das bíblias são grosseiramente inacuradas ou mentirosas; ou
Se a Bíblia que tua denominação usava nos séculos ... XVI XVII XVIII XIX e primeira metade do século XX não se chocava muito mais contra a dos T.J. que a de hoje; ou
Se a bíblia baseada no Texto Crítico, a qual somente recentemente foi adotada por tua Igreja, não tem nada de semelhante com a bíblia dos Testemunhas de Jeová:

Então por favor prova-me isto (com FATOS finais: comparando textos das bíblias), mostra-me onde errei ou menti, repreende-me publicamente.
Senão, então tem tu garra, toma posição perfeita, Deus te cobrará isto!

 
(Esta carta de hoje estará em http://www.solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/ARA8-EnfraqueceINSPIRACAOdaBIBLIA-Helio.htm )
 

Hélio de Menezes Silva (parcialmente adaptando valiosa carta enviada por Noemi Andrade Campêlo Ribeiro, e com a valiosa revisão deste artigo pelo irmão Darivan Castro),
2009.



(PS - Ó leitor amante da pureza da Palavra de Deus: rogamos-te que encaminhes este email a todos os grupos de discussão e a todos endereços eletrônicos de crentes que são teus maiores e mais íntimos amigos e em quem mais confias. Depois, rogamos-te que tires 100 ou mais cópias em papel e as dês a quantos dos crentes mais teus amigos íntimos puderes, os irmãos mais íntimos pertencentes à tua e a outras igrejas fiéis. Aprouva a Deus que muitos crentes de língua portuguesa sejam alertados e entendam como e porque, após 1948, as bíblias de suas igrejas  passaram a ser crescentemente semelhantes às dos Testemunhas de Jeová. Depois, que cada um tome sua decisão, mas decisão bem informada, sem desconhecimento desse importante fato.)



[Por que os "altos escalões" dos seminários, da AIBREB - Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil, e associações estaduais (APIBRE, AIBRECE, etc.) das Igrejas Batistas Regulares, ao invés de estudarem + agradecerem + aprofundarem + divulgarem alertas como este, os temem tanto e tentam a todo custo proibir que se os façam ante todos os membros de suas igrejas batistas regulares?!?! Hélio, 2011]


 



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de
 http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-Traducoes/ 
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )