Já em outros arquivos tratamos de 73 passagens (cerca de 200 versos) que
são distorcidos pelos calvinistas:
(em ordem alfabética):
1Co 1:21-24 (Incdcnl Elç 1)
1Co 1:26-29 (Incdcnl Elç 1)
1Co 2:14 (Ttl Inbldd)
1Pe 1:2 (Incdcnl Elç 1)
1Pe 1:5,9 (Prsvrç Snt)
1Ts 1:3-4 (Incdcnl Elç 3)
1Ts 5:9 (Incdcnl Elç 3)
2Pe 2:12 (Incdcnl Elç 3)
2Tm 1:9 (Incdcnl Elç 1)
2Tm 1:9 (Incdcnl Elç 3)
2Ts 2:13 (Incdcnl Elç 1)
2Ts 2:13 (Ttl Inbldd)
2Ts 2:13-14 (Irrsstvl Grç)
2Ts 2:8-12 (Irrsstvl Grç)
Ap 13:8 (Incdcnl Elç 3)
At 13:48 (Incdcnl Elç 3 e LTT e https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/ )
At 15:18 (Sbrn)
At 16:14 (Irrsstvl Grç)
At 20:28 (Lmtd Expç)
Dn 4:35 (Sbrn)
Dt 7:6 refere-se à nação de Israel
Ef 1:11 (Incdcnl Elç 1)
Ef 1:11 (Sbrn)
Ef 1:1-11 (Sbrn e Incdcnl Elç em https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/ )
Ef 1:3-5 (Incdcnl Elç 1)
Ef 1:4 (Deus escolheu que todos os crentes em Cristo serão santos e irrepreensíveis diante dEle, fundados na justiça de Cristo, não na nossa. Lembre que nós nos tornamos filhos de Deus através do crer em Cristo, não através da predestinação Jo 1:12).
Ef 1:5 (Incdcnl Elç 3)
Ef 2:1-3 (Ttl Inbldd)
Fp 1:6 (Prsvrç Snt)
Gn 6:5 (Ttl Inbldd)
Is 14:27 (Sbrn)
Is 14:27 (Sbrn)
Is 46:9-10 (Sbrn, Irrsstvl Grç)
Is 53:8 (Lmtd Expç)
Is 64:6-7 (Ttl Inbldd)
Jd 1:4 (Incdcnl Elç 3)
Jo 1:12-13 (Ttl Inbldd)
Jo 10:11 (Lmtd Expç)
Jo 10:28-29 (Prsvrç Snt)
Jo 11:49-52 (Lmtd Expç)
Jo 15:16 (Irrsstvl Grç. Escolha para ser discípulo, não para ser regenerado sem querer)
Jo 17:1-2 (Irrsstvl Grç)
Jo 3:8 (Irrsstvl Grç)
Jo 6:25-31 (Incdcnl Elç em https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/ )
Jo 6:35-40, 44-45.9 (Incdcnl Elç em https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/ )
Jo 6:37 (Irrsstvl Grç)
Jo 6:39 (Irrsstvl Grç)
Jo 6:44 (Irrsstvl Grç)
Jr 17:9 (Ttl Inbldd)
Mt 1:21 (Lmtd Expç)
Mt 20:28 (Lmtd Expç)
Mt 22:14 a) parábolas devem ser usadas somente para ilustrar verdades já inquestionavelmente declaradas explicitamente; b) "escolhidos" pode significar escolhidos para ficar na festa de casamento., e eles o foram porque estavam vestidos adequadamente (isto é, na justiça de Cristo), pois tinham crido somente em o Cristo como Salvador e Senhor.
Pv 16:9 (Sbrn)
Pv 19:21 (Sbrn)
Pv 21:1-3 (Sbrn)
Pv 21:30 (Sbrn)
Rm 10:8-13 (Incdcnl Elç 2) (Incdcnl Elç 3)
Rm 11:2-7 (Incdcnl Elç 3)
Rm 11:4 (Incdcnl Elç 3)
Rm 11:7 (Incdcnl Elç 3)
Rm 3:10-18 (Ttl Inbldd)
Rm 8:29-33 (Incdcnl Elç 1 e https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/ )
Rm 9:13-16 (Incdcnl Elç 2) (Incdcnl Elç 3)
Rm 9:17-18 (Incdcnl Elç 2) (Incdcnl Elç 3)
Rm 9:21 (Incdcnl Elç 2) (Incdcnl Elç 3)
Rm 9:22-23 (Incdcnl Elç 2) (Incdcnl Elç 3)
Rm 9:22-23 (Incdcnl Elç 2) (Incdcnl Elç 3)
Rm 9:23-24 (Incdcnl Elç 2) (Incdcnl Elç 3)
Rm 9:31-32 (Incdcnl Elç 2) (Incdcnl Elç 3)
Rm 9:6-24 (Incdcnl Elç 2 e https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/ )
Sl 115:3 (Sbrn)
Sl 33:11 (Sbrn)
Sl 73:22 (Irrsstvl Grç)
Tt 1:1 (Incdcnl Elç 3)
Onde:
Sbrn
é o arquivo http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Clv14-Calvinismo.S-ErroBaseEhSobreSoberaniaDeus.VDistorcidos-DCloud.htm
Ttl Inbldd é
o arquivo http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Clv14-VersosDistorcidos.T.TotalInabilidadeAntesRegeneracao-DCloud.htm
Incdcnl Elç 1 é o arquivo http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Clv16-VDistorcidos.U.Incondicional-1PeAt2TmEf2Ts1Co2TsMt28RmDt1-DCloud.htm
Incdcnl Elç 2 é o arquivo http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Clv16-VDistorcidos.U.Incondicional-1PeAt2TmEf2Ts1Co2TsMt28RmDt1-DCloud.htm
Incdcnl Elç 3 é o arquivo http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Clv16-VDistorcidos.U.Incondicional-RmEfAtTt1Ts2PeJdAp2Tm-DCloud.htm
Lmtd Expç é o arquivo http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Clv18-VersosDistorcidos.L.LimitadaExpiacao-DCloud.htm
Irrsstvl Grç é o
arquivo http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Clv20-VersosDistorcidos.I.IrresistivelGracaOuChamamento-DCloud.htm
Prsvrç
Snt é o
arquivo http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Clv22-VersosDistorcidos.P.PerseverancaSantos-Helio.htm
*****************************************************************************
Agora vamos responder perguntas ADICIONAIS:
Pv 16:4 – PERGUNTA 1:
Amado irmão Hélio,
Pv 16:4 O SENHOR fez todas [as coisas] para os Seus próprios propósitos, até o ímpio para o dia do mal ① . LTT
①
"dia do mal": o dia do castigo do ímpio.
Como explicar não-monergisticamente este texto? Irmão SUPRALAP, 27.04.2017
RESPOSTA 1:
Hélio: Caro irmão SUPRALAP, não sei se lhe
entendi bem quanto ao "monegisticamente", pois acho que monergismo
exige reprobação [eleição e predestinação para o inferno], mas isso
não é tão evidente para todos os leitores, nem sei se todos monergistas
concordam que monergismo exige reprobação, ou mesmo são sinônimos. Portanto,
para clarificar, posso assumir que você queria dizer "como não interpretar Pv 16:4 como ensinando REPROBAÇÃO (predestinação
para o inferno)?" Estou lhe entendendo corretamente, irmão?
SUPRALAP: Sim. Pensei que ficasse evidente. Foi isso mesmo que eu quis dizer:
"como não interpretar Pv 16:4 como ensinando REPROBAÇÃO (predestinação
para o inferno)?"
Hélio: o verbo fazer {H6466 פָּעַל pa`al}
tem (exatamente) dois significados (e eles são distintos e
mutuamente excludentes, só um pode ser adotado). Por favor escolha a
opção que você quer significar:
a) Aqui, em Pv 16:4, pa`al significa "criar, fazer, fabricar, formar",
portanto o verso ensina que Deus quis, decidiu, planejou, determinou, formou,
fez acontecer, criou, manufaturou, programou o ímpio para ser ímpio (portanto
Deus determinou e criou o mal), e o determinou e criou com o propósito de, ao
final, Deus dar ao ímpio o castigo do eterno mal (condenação eterna no
inferno).
b) Aqui, em Pv 16:4, pa`al significa "ir
operando, administrando, controlando, limitando e corrigindo, de modo a, ao
FINAL, obter o resultado principal desejado", portanto o verso ensina
que Deus permite, tolera algum tipo/ grau/ extensão/ duração do mal, mas o
limita, o transforma, o usa de modo a ser cumprido o plano maior de Deus.
(Pelo que li de calvinistas tais como James White (que ensina que até o estupro
de crianças é determinado por Deus), se você escolher esta interpretação, terá
desistido da teoria da reprobação (predestinação para o inferno) e não é um
real calvinista).
Que escolhe você?
SUPRALAP: Escolho (a), que Deus criou o ímpio para ser ímpio (portanto Deus
determinou e criou o mal) e o determinou e criou com o propósito de, ao final,
dar ao ímpio o castigo do eterno mal (condenação eterna no inferno).
Hélio: Então a teoria da reprobação foi torpedeada e afundada e destruída por
versos que explicitamente declaram que Deus não pode criar o mal Tg
1:13-14,17; 1Jo 1:5; 2:16; Sl 50:21.
Tg 1:13-14 13 Ninguém, [quando] sendo tentado, diga :
"Proveniente- de- junto- de Deus estou sendo tentado." Porque Deus
é não- possível- de- ser- tentado pel[o] mal , e tenta, Ele
mesmo, a ninguém. 14 Mas cada um é tentado [quando] pel[a] sua própria
concupiscência sendo atraído e sendo engodado- por- isca. LTT
Tg 1:17 Todo [o] bom dadivar (e toda [a] dádiva perfeita) proveniente- de- junto- do- alto é, [estando] descendo proveniente- de- junto- de o Pai das luzes, ao lado de Quem não há mudança nem, de variação, uma sombra. LTT
1Jo 1:5 E esta é a mensagem que temos ouvido proveniente- de- junto- dEle e vos estamos anunciando: que Deus luz é, e treva nEle não há nem sequer uma [só]. LTT
1Jo 2:16 Porque tudo o que [há] no mundo (a concupiscência da carne, e a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida) não é de o Pai, mas do mundo é. LTT
Sl 50:21 Estas [coisas] tens feito, e Eu Me calei; pensavas que Eu [era] tal como tu, [mas] Eu te arguirei, e [as] enfileirarei em ordem diante dos teus olhos: LTT
Ver também Gn 1:31; 1Co 14:33; 1Jo 4:8.
Você chegou a uma IMPOSSIBILIDADE, fim de beco sem saída. O navio da teoria da
reprobação naufragou estrondosamente.
SUPRALAP: Não sei mais o que dizer... Vou pensar mais.
Hélio: Bem, eu não devia, mas, para fins de argumentação, posso por muito pouco
tempo fazer de conta que não existe este afundamento do navio da teoria da
reprobação. Mas só por um tempo. Depois teremos que resolver esta questão
adiada, ela é de toda importância.
Agora, já que estamos reconhecendo que "o ímpio" se refere a muitas
pessoas, e que já que estamos tolerando (somente para efeito de argumentação) a
errada hipótese de que Deus criou o ímpio para ser ímpio (portanto Deus
determinou e criou o mal) e o criou com o propósito de, ao final, dar eterno
mal ao ímpio, então há duas possibilidades para a pergunta "quais são os
muitos 'o ímpio' ":
c) "o ímpio" se refere a todos os ímpios sem exceção, todos eles
tendo sido criados sob a divina determinação de serem ímpios, ao final devendo
ser condenados ao inferno eterno;
d) "o ímpio" se refere a somente a alguns dos ímpios, uma categoria
de ímpios, não a todos eles.
Que escolhe você?
SUPRALAP: escolho (c): "o ímpio" se refere a todos os ímpios, sem
exceção, todos eles tendo sido criados sob a divina determinação de serem
ímpios, ao final devendo ser condenados ao inferno eterno;
Hélio: então a teoria da reprovação foi de novo torpedeada e afundada, pois a
Bíblia explicitamente declara que toda a humanidade é ímpia (inclusive eu e
você), Sl 143:2; Rm 11:32; Gl 3:22; Rm 3:23; 2Cr 6:36; Is 53:6; Mq 7:2-4; Rm
3:9-12; Sl 14:1-3; Sl 53:1-3; 1Jo 1:8; 1Jo 1:10; Mc 10:18; Lc 18:19 ;
Rm 3:23 Porque todos
pecaram e destituídos estão da glória de Deus, LT
Rm 3:9-12 9 O
quê, pois? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois [já]
previamente- demonstramos todos (tanto judeus como gregos) [eles]
estar[em]
debaixo d[o]
pecado; 10 Como tem sido escrito: "Não há um
justo, nem mesmo um [só]. 11 Não
há [ninguém] que [está]
entendendo; não há [ninguém] que [está]
buscando a Deus. 12 Todos se extraviaram, simultânea-
juntamente se fizeram inúteis. Não há [ninguém]
praticando [o] bem,
não há nem um [só]. LTT
disso, por essa interpretação de Pv. 16:4, decorreria que ninguém vai ser
salvo, todos irão para o inferno, pois "todos os ímpios" equivale a
"todas as pessoas do mundo".
Novamente, você chegou a uma IMPOSSIBILIDADE, fim de beco sem saída, tente
retroceder e experimente outra coisa, irmão.
SUPRALAP: deixe-me mudar para (d): "o ímpio" se refere a somente a
alguns dos ímpios, não a todos eles.
Hélio: qual é a diferença, visível aos nossos olhos, entre os dois grupos de
ímpios, isto é, a categoria de ímpios que Deus predeterminou que irão para o
inferno eterno, e a categoria dos outros ímpios, que não irão para o inferno
eterno?
SUPRALAP: aos nossos olhos, uma categoria de ímpios será o de pessoas que,
antes perdidas pecadoras, serão regeneradas, se arrependerão e passarão a crer
e não se envergonharão de declarar isso. A outra categoria de ímpios será o de
pessoas perdidas pecadoras que nunca veremos expressar arrependimento e fé
recebedora de Cristo como único e suficiente Salvador, Senhor e Deus.
Hélio: Então, você crê e afirmou (e eu concordo 100%) que a interpretação de Pv
16:4 deve ser mais ou menos assim:
Pv 16:4 O
SENHOR fez todas [as
coisas] para
os Seus próprios propósitos, até o "grupo de pessoas perdidas pecadoras (que nunca veremos
expressar arrependimento e fé recebedora de Cristo como único e suficiente
Salvador)" para o dia do mal.
Este verso, assim corretamente interpretado (eu concordo 100% com isso), em
nada se assemelha a uma real prova da teoria da reprobação (nem também é
uma prova da minha posição global, em particular que não há uma arbitrária,
caprichosa, cega predestinação para o inferno eterno), pois este verso
específico não chega nem perto de dar uma explicação ou refutação de porquê
é que Deus formou o propósito de criar alguns ímpios para irem para a
condenação eterna, e outros para não irem. Reenfatisando, o verso não proíbe a
posição de que Deus criou alguns homens ANTEVENDO que, uma vez chamados e
capacitados por Deus, escolheriam crer no Cristo e recebê-Lo (acarretando que
passarão a eternidade na indescritível glória e gozo da presença de Deus), e
criou outros homens ANTEVENDO que, uma vez chamados e capacitados por Deus,
escolheriam descrer no Cristo e rejeitá-Lo (acarretando que passarão a
eternidade no indescritível sofrimento do inferno).
Eu dou o assunto por terminado, fortemente sugiro que passemos para outro.
Mas, se você quiser escrever de volta, por favor se restrinja à minha resposta,
acima, não a outras respostas por outras pessoas, abaixo;
RASCUNHO QUE HÉLIO NÃO USOU:
1) "para o dia do MAL":
- "dia do mal" tem obrigatoriamente que se referir à condenação
eterna, ao dia do início do castigo eterno do ímpio? Não obrigatoriamente,
irmão: pode ser vários dias de eventos na vida das pessoas: "dia da
vingança" (Pv 6:34, alguém se vingando de um mal que você fez), ou
"dia da ira" (Pv 11:4, a justiça descarregando sua ira sobre mal que
você fez), ou "dia da batalha" (Pv 21:31), ou "dia da
adversidade" (Pv 24:10), ou "dia da tua calamidade." (Pv 27:10)
- "mal" tem obrigatoriamente
que se referir à condenação eterna, ao castigo eterno do ímpio? Não
obrigatoriamente, irmão: pode se referir também a um castigo preliminar,
parcial, até mesmo visando que ele se arrependa e creia e seja salvo. Quer
prova? Nabucodonosor foi advertido por Deus, através de Daniel, para não se
exaltar Dn 4:25 Expulsar-te-ão de entre os homens, e a tua morada [será] com os animais do
campo, e te farão comer grama como os bois, e [serás] molhado do orvalho do
céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o
Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e Ele o dá a quem quer que Ele
queira. 12 meses depois, ele se exaltou 30 Falou o rei, dizendo:
Não [é] esta a grande
Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para
glória da minha magnificência?. Foi punido passando a comer capim e levar chuva como
os animais. 7 anos depois acabou seu castigo e ele louva a Deus e dá sinais de
conversão 34 Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos
ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e
glorifiquei aO que vive para sempre, Cujo domínio [é] um domínio
sempiterno, e Cujo reino [é] de geração em geração.
2) "FAZER O ÍMPIO
para o dia do mal" tem
obrigatoriamente que significar criar o ímpio porque Deus tem o objetivo, a
determinação que ele seja ímpio e nunca saia dessa condição, para ao final
condená-lo à condenação eterna, ao castigo eterno? Não obrigatoriamente, irmão:
- pode significar que Deus prepara e encaminha um ímpio para, através dele,
punir um outro ímpio e livrar o povo de Deus do mal. Quer prova? Localize para
mim, em Habacuque, a prova de que Deus usou o ímpio povo caldeu para punir a
tribo de Judá que estava afundada em impiedade, e para trazer o bem aos fiéis
crentes de Deus.
3) "ÍMPIO" simplesmente significa "INDIVÍDUO
ímpio"? Impossível, irmão, senão eu, você, todos os homens teríamos sido
feitos infalivelmente predestinados para o dia do mal, pois todos somos ímpios
Sl 51:5; Ef 2:3; Rm 5:12; Rm 3:23. Então, temos que pensar que
"ímpio", aqui, não se refere a cada e todo ímpio, universalmente, mas
é uma regra genérica default, isto é, que deixa margem a se escapar da
categoria de ímpio. Como já expliquei, é explícito na Bíblia (negue quem
quiser) que Deus amou todos sem exceção, que Jesus morreu por todos sem
exceção, e que quer que todos sejam salvos; e é sadia e espiritual lógica,
fundada em versos explícitos, que Deus chama a todos; é também é sadia e
espiritual lógica, fundada em versos explícitos, que Deus, não sendo insincero
em chamar todos, então, ao chamá-los, capacita todos a entender e poder crer e
receber (não têm que crer e receber, mas somente foram capacitados a fazê-lo).
Portanto, o ponto, a mensagem, o objetivo do verso, é que saiamos daquele grupo
de perdidos, o que só pode ser feito depois de sermos por Deus capacitados para
escolher, e escolhamos crer e receber.
4) "Fez" (paw-al') tem obrigatoriamente que ser
traduzido e entendido como "projetou e criou"? Não obrigatoriamente,
irmão, pois pode ser traduzido e entendido como "operou" (no sentido
de "operar, controlar, usar/ mudar tudo necessário para que tudo termine
bem, mudar até mesmo o mal para que sirva aos propósitos dEle."), o que
casa com Tg 1:13-14; 1Jo 1:5;
Tg 1:13-14 13 Ninguém, [quando] sendo tentado, diga :
"Proveniente- de- junto- de Deus estou sendo tentado." Porque Deus
é não- possível- de- ser- tentado pel[o] mal , e tenta, Ele
mesmo, a ninguém. 14 Mas cada um é tentado [quando] pel[a] sua própria
concupiscência sendo atraído e sendo engodado- por- isca. LTT
1Jo 1:5 E esta é a mensagem que temos ouvido proveniente- de- junto- dEle e vos estamos anunciando: que Deus luz é, e treva nEle não há nem sequer uma [só]. LTT
Com estes entendimentos, irmão, Pv 16:4 não tem
obrigatoriamente que estar ensinando que
"O SENHOR, desde antes da fundação do mundo planejou que criaria homens
que teriam que ser eternamente ímpios, que nunca, por nenhum meio, se
arrependeriam nem creriam, para serem condenados eternamente em terrível
sofrimento, tudo isso trazendo glória e prazer a Deus."
pode estar ensinando que
RESPOSTA 2, do interessante http://reknew.org/tag/responding-to-calvinism/ (2ª página)
(embora eu repudie o uso de bíblias não baseadas no TR):
Calvinistas muitas vezes citam este versículo para apoiar a conclusão de que
algumas pessoas são criadas perversas para o propósito expressado [por Deus] de
ser enviada para o inferno. Uma vez que a Escritura ensina que Deus é amor (1Jo
4:8,16), que Deus ama todas as pessoas (Jo 3:16) e assim a ninguém aflige por
querer [e por prazer] (Lm 3:33) ou deseja a sua condenação (Ez 18:30-32; 33:11;
1Tm 2: 4; 2 Pe 3:9), devemos buscar uma interpretação diferente.
Uma interpretação alternativa não é difícil de encontrar. Pv 16:4 está usando a
linguagem da ordem moral. Deus criou a criação tal que o bem é (eventualmente)
recompensado e o mal é (eventualmente) punido. Nesse sentido, o
"propósito" para os ímpios é encontrado no "dia de
angústia" que virá sobre eles. É significativo notar que o verbo traduzido
na NRSV como "fez" (paw-al ') pode ser traduzido como "opera
para que tudo termine bem" (como na NIV), uma observação que confirma a
nossa interpretação. Deus dirige a maldade dos agentes de modo que seu fim
eventualmente se encaixa na ordem moral da criação. Além disso, a palavra
traduzida como "propósito" (ma 'neh) pode ser traduzida como
"resposta". *
O significado da passagem, então, é que Deus opera as coisas para que o fim dos
ímpios "responderem" à maldade deles. Eles acabam colhendo o que
semeiam. Portanto, não precisamos aceitar a imagem diabólica de Deus criando
certas pessoas para o propósito expresso de fazê-las sofrer infinitamente no
inferno.
Nota
* Ver D. Clines, D. Clines, "Predestination in the Old Testament," in
Grace Unlimited, ed. C. Pinnock
(Minneapolis, MN: Bethany House, 1975), 122.
- Veja mais em: http://reknew.org/2008/01/proverbs-164/#sthash.PCs394xk.dpuf
RESPOSTA 3, DE Pulpit Commentary
O Senhor fez todas as coisas para Si mesmo. Assim, a Vulgata, "propter semet ipsum" [para Si mesmo]; e Orígenes ('Praef em Jó'), δἰ ἑαυτόν. Isto é, Deus fez tudo para o propósito dEle próprio, para responder ao plano que Ele tem predeterminado desde toda a eternidade (Ap 4:11). Mas esta tradução não está de acordo com a presente leitura, לַמַּעַנֵהוּ, que significa mais "para o fim da própria [coisa]", para o uso apropriado da própria [coisa]. Tudo no desígnio de Deus tem seu próprio fim e objeto e razão para estar onde está e tal como é; Tudo exibe Sua bondade e sabedoria, e tende à Sua glória. A Septuaginta, "Todas as obras do Senhor são com justiça, Sim, até o ímpio para o dia do mal." Esta cláusula foi pervertida para sustentar a terrível doutrina da reprovação - que Deus, cuja vontade deve ser sempre eficaz, quis a condenação de alguns; ao passo que somos ensinados que a vontade de Deus é que "todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade", e que "Deus enviou o seu Filho não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele". 1Tm 2:4, Jo 3:17, Ez 33:11). O homem, tendo livre arbítrio, pode rejeitar este propósito gracioso de Deus, e tornar os meios de salvação inoperativos; Mas isso não faz de Deus a causa da destruição do homem, mas o próprio homem. Ao dizer que Deus "fez o ímpio", o escritor não quer dizer que Deus o fez como tal, mas o fez como fez todas as outras coisas, dando-lhe poderes e capacidades que ele poderia ter usado para o bem, mas que, como um fato, ele usa para o mal. Seria útil aqui citar as sábias palavras de São Gregório ("Moral", 6:33), "O Justo e Misericordioso [Deus], ao dispor as ações dos mortais, concede algumas coisas em misericórdia, e permite outras coisas com ira, e as coisas que Ele permite, Ele tanto aguenta com desprazer que Ele as transforma para serem instrumentos de Seu propósito. E, portanto, levado a ocorrer de uma maneira maravilhosa que mesmo o que é feito sem a vontade de Deus não é contrária à vontade de Deus, pois enquanto as más ações são convertidas para um bom uso, as mesmas coisas que se opõem a seu planejamento servem ao seu desígnio. O dia do mal é a hora da punição (Is 10:3, Jó 21:30), que por uma lei moral inevitavelmente cairá sobre o pecador. Deus faz com que a iniqüidade do homem sirva Seus propósitos e manifeste Sua glória, como vemos no caso de Faraó (Êx 9:16) e na crucificação de nosso bendito Senhor (At 2:23 e Rm 9:22). É uma fase do governo moral de Deus que um dia mau deve ser designado para os transgressores, e é de presciência dos desertos deles que sua punição é preparada. A questão desconcertante, porque Deus permite que os homens venham ao mundo em que Ele sabe que irão encontrar a perdição, não é tratada aqui. Septuaginta, "Mas o ímpio é guardado para um dia mau." Cato, 'Dist.,' 2:8 -
RESPOSTA 4, DE http://defendinginerrancy.com/bible-solutions/Proverbs_16.4.php Provérbios 16:4 – Predestina Deus Pessoas Para Serem Condenadas?
PROBLEMA: Por um lado, a Bíblia fala de seres humanos como tendo livre escolha '(Mt 23:37; 2Pd 3: 9) e sendo responsáveis por seu próprio destino (cf. Ez 18:20; Jo 3:36.). Por outro lado, aqui, Salomão declara que "o Senhor fez ... até o ímpio para o dia do juízo final." De fato, Paulo fala de algumas pessoas serem "vasos da ira" (Rm 9:22). Como podemos justificar Deus fazer as pessoas, a fim de destruí-las?
SOLUÇÃO: Deus não cria as pessoas a fim de
destruí-las. Deus ama "o mundo" (Jo 3:16), e Cristo morreu "por todo
o mundo" (1Jo 2: 2). Na
verdade, o sangue de Cristo "comprou" mesmo os que O negam (2Pe 2: 1). E Deus "não quer
que ninguém se perca" (2Pe
3:9). Há um inferno, mas não foi preparado para seres humanos. Jesus disse que
foi "preparado para o diabo e seus anjos" (Mt. 25:41).
Como então podemos explicar o fato de que Deus fez o ímpio para o dia do juízo
final? A palavra "fez" (Asah) tem ampla utilização em hebraico. Pode
significar "nomear" ou "estabelecer" ou mesmo
"administrar." Deus está no controle soberano de todo o universo.
Mesmo quando os seres humanos pretendem algo para o mal, Deus pode ter isso em
mente [planejado] para o bem (Gn 50:20). Neste sentido, "Certamente
a ira do homem Te louvará"
(Sl 76:10). Porque "em todas as coisas Deus opera para o bem" (Rom. 8:28). Assim, mesmo o
"Dia da Perdição" é "em pról de" Deus no sentido de que Ele
está no controle dele e Ele acabará por fazer redundar tudo para a Sua glória.
Porque o amor de Deus é magnificado no céu, e Sua justiça se manifesta no
inferno.
Claro, não é diretiva [ordem que se impõe] de Deus que ninguém será
condenado, mas, em Sua soberania, Ele determinou que ("fez com
que") mesmo o julgamento de pecado O irá engrandecer. No entanto,
Deus "quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da
verdade" (1Tm 2:4). Mesmo o
"vasos de ira" só
foram "preparados para destruição" (Rm 9:22) porque eles se recusaram a arrepender-se, uma vez que
Deus pacientemente "é de- longa- paciência para conosco", esperando por eles para se arrependerem (veja
2Pe 3:9).
Em resumo, a vontade prescritiva de Deus é que todos serão salvos. Sua
vontade permissiva é que alguns serão perdidos (aqueles que recusam se
arrepender). E a vontade providencial de Deus é que, ao final, Ele vai redundar
o mais absoluto bem, mesmo que extraído para fora do mal. Neste sentido, todas
as coisas são feitas para (ou seja, determinadas por) Ele.
*************************************************************************
Pv 16:4 – PERGUNTA 2:
Amado irmão Hélio,
Pv 16:4 O
SENHOR fez todas [as coisas] para os Seus próprios propósitos, até o ímpio para o dia do mal ① . LTT
①
"dia do mal": o dia do castigo do ímpio.
Como não explicar Pv 16:4 como não ensinando REPROBAÇÃO (predestinação para o
inferno)?
Adianto que, aqui, em Pv 16:4, considero que pa`al significa "ir operando,
administrando, controlando, limitando e corrigindo, de modo a, ao FINAL, obter
o resultado principal desejado", portanto considero que Pv 16:4 ensina que
Deus permite, tolera algum tipo/ grau/ extensão/ duração do mal, mas o limita,
o transforma, o usa de modo a ser cumprido o plano maior de Deus. Irmão INFRALAP,
03.05.2017
RESPOSTA:
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Jo 1:12,13 - PERGUNTA:
Amado irmão Hélio,
Jo 1:12-13 12 A tantos, porém, quantos O receberam, Ele deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, àqueles [que estão] crendo para dentro de o nome dEle, 13 Os quais NÃO foram nascidos provenientes- de- dentro- de sangueS, nem provenientes- de- dentro- de vontade de carne, nem provenientes- de- dentro- de vontade de varão, MAS provenientes- de- dentro- DE DEUS. LTT
Como explicar
não-monergisticamente este texto? Alex
Vasconcelos, 26.04.2017
RESPOSTA: (copiei do meu prévio artigo Calvinismo 1. T – Total
Inabilidade Antes da Regeneração)
[A definição de monergismo no Century Dictionary é aceita em https://www.monergism.com/thethreshold/articles/onsite/monergism_simple.html:
"Na teologia, [o monergismo é] a doutrina de que o Espírito Santo é o
único agente eficiente na regeneração [o novo nascimento] - que a vontade
humana não possui inclinação à santidade até ser regenerada e, portanto, não
pode cooperar na regeneração."
Trocando em miúdos todos os
debates que tenho visto em fóruns pró e contra, eu, Hélio, vejo:
- O monergismo começa dizendo que Deus faz toda a obra da salvação sem ajuda de
nenhuma obra do homem (e é claro que concordo com isso (Ef 2:8-9)) .
- Depois, o monergismo vai em frente e erradamente afirma que fé é obra (erradíssimo,
pois fé não é obra, é o extremo oposto dela (Ef 2:8-9) ).).
- Depois, que fé é efeito que vem depois da salvação (a partir daqui vai
tudo errado no monergismo, pois clara e explicitamente, na Bíblia, fé é a
condição preliminar para salvação e regeneração, não seu efeito (Jo 3:18))
- A qual fé, por sua vez, é efeito da regeneração por Deus, feita sem o homem
pecador querer: sem o homem querer, pedir, nem poder resistir, Deus o pegou,
apertou-lhe um botão como num robô, e Bum! Começou dentro de homem, sem ele
querer, um processo irresistível e infalível, primeiro foi regenerado pelo
Espírito Santo, gerado de novo, logo depois ele, inerte, foi salvo, logo depois
ele, inerte, foi mudado para crer e receber, etc.
]
Antes de tudo, irmão SUPRALAP, veja o contexto começando do verso Jo 1:11:
11. Para
dentro das Suas próprias coisas Ele veio, e os Seus próprios [compatriotas] [varões] não
O receberam;
Lembre-se de que o verbo "receber"
indica uma escolha, uma vontade, e uma capacidade do homem:
Traduzirei do dicionário:
<< Λαμβάνω
lambano (lam-ɓa'-nō) verbo
1. (na voz ativa) tomar [com a mão].
2. (na voz passiva) aceitar- receber [com a mão].
3. (objetivamente) se apossar (com a mão).
{Em muitas aplicações (literal e figurativamente); enquanto G1209 (δέχομαι) é
bastante subjetivo ou passivo, ["dar as boas vindas, não se opor, não
rejeitar"]; e enquanto G138 (αἱρέομαι) é
mais violento, ["segurar com força, tomar para si com força"}
[(lambano) É uma forma prolongada de um verbo primário, que é usado apenas como
uma forma alternativa em certos tempos]
Na KJB, "lambano " foi traduzido de várias formas; aceitar [algo
oferecido], + surpreender-se, testar, alcançar, trazer, X quando eu chamar,
pegar com força, venha (X até), + esquecer, ter, segurar, obter, receber [algo
oferecido] (X depois), tirar (para longe, ou para cima).>>
Agora, continuemos
1. Deus chama a TODOS os homens Pv 8:4; 1:24-26;
Is 1:18; 55:6,1; Mc 16:15; 1:15; Atos 17:27,30; Ap 22:17.
Pv 8:4 A vós
outros, ó homens, clamo; e a minha voz [se
dirige] aos
filhos dos homens. LTT
Pv 1:24-26 24 Entretanto, porque eu clamei e
recusastes; e eu estendi a minha mão [e] não
houve quem desse atenção, 25 Antes
rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também [de
minha parte] eu
me rirei na vossa perdição [e]
zombarei, em vindo o vosso temor. LTT
Is 1:18 Vinde agora, e
arrazoemos juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados
sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que
sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca]
lã. LTT
Is 55:6 BUSCAI ao
SENHOR enquanto Ele [ainda]
pode ser achado, invocai-O enquanto Ele [ainda
está]
perto. LTT
Is 55:1 "Ó
vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós, [todos]
que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem
dinheiro e sem preço, suco de uva e
leite. LTT
Mc 16:15 E Ele lhes disse:
"Havendo vós ido para dentro de todo o mundo, pregai o
evangelho (as boas novas)
a TODA a criatura. LTT
Mc 1:15 E dizendo: "Tem
sido cumprido o tempo, e tem chegado vizinho o reinar de Deus. Arrependei-vos,
e crede no evangelho (as boas novas)." LTT
At 17:27 Para buscar[em] eles
a o Senhor, se talvez tateiem- à- procura- de Ele e [O]
achem; embora, em verdade, não estando Ele longe de cada um [só] de
nós. LTT
At 17:30 Portanto, em
verdade, havendo Deus não levado em conta os tempos desta # [nossa]
ignorância, agora Ele ordena a todos os homens, em todo o lugar, se
arrepender[em]; #
KJB. LTT
Ap 22:17 E o Espírito (Santo)
e a noiva (Me)
dizem: 'Vem Tu !' E aquele [que O
está]
ouvindo, que diga: 'Vem Tu !' E aquele [que
está]
tendo sede, venha ele; e [todo]
aquele [que
está]
querendo, receba ele a água d[a]
vida, de graça. LTT
Deus chama
a todos os homens, PAULATINAMENTE, cada vez mais fortemente Jr 31:18-20; Jo
7:17.
Através: da criação Rm 1:20, da consciência Rm 2:14,15; da
Palavra Rm 10:17; dos crentes Mt 22:9s; At 8:31; Rm 10:14s; do Espírito Santo
Jo 16:8; as vezes pela Sua bondade Rm 2:4, as vezes trazendo julgamento Is
26:9.
Como Deus nunca é insincero em convidar e oferecer qualquer
coisa a qualquer pessoa, acreditamos que Deus,
em Seu amor, ao chamar, em diferentes modos e graus, a TODO E CADA homem, o
ilumina e capacita a entender e a escolher crer e receber, ou a descrer e recusar.
2. A cronologia encontrada na Bíblia é
"Palavra- de- Deus" ==(Ele ilumina e
capacita a "Entender e Escolher")==>
"Conversão (Arrependimento- Fé, e Recebimento)"
==>
"13 Bagos Instantâneos da Salvação" ==>
"Deus Me Preserva- Salvo para Sempre (mesmo falhando
eu)"
{onde
"13 Bagos Instantâneos da Salvação" =
Substituição Vicária (aplic.),
Reconciliação,
Expiação- Propiciação (aplic.),
Remissão-Perdão,
Redenção- Resgate,
Regeneração- Novo Nascimento,
Imputação da Justiça,
União Com Cristo,
Adoção- Filiação (juridicamente),
Comunhão- Oração,
Justificação,
Santificação (juridicamente),
Penhor Garantindo Preservação Por Deus.}
3. Nenhuma Escritura diz que, ao chamar a
TODOS, Deus foi insincero com alguma pessoa, e não a iluminou, nem a capacitou
a entender e a escolher crer & receber, ou descrer & recusar.
4. Este verso Jo 1:12 (em que diz "O RECEBERAM ...", onde
"receber" indica uma escolha, uma vontade, uma habilidade do homem,
dados por Deus) é evidência contrária ao
calvinismo (((que ensina que não é todo homem que algum dia é capacitado
por Deus a entender e fazer nenhum tipo de escolha quanto crer e ser salvo,
antes Deus, a uns pouquíssimos que arbitrária e caprichosamente
escolheu, sem que queiram, os recria completamente e salva, a fé e tudo o mais
seguindo-se como mera consequência disso.)))
À luz de (1), (2), (3) e (4), o que a João 1:12-13 ensina (note,
complementados com (1), (2), (3), (4)), é que
(a) Deus chama a todos,
(b) ao momento em que chama habilita todos a entenderem e escolherem aceitar e
crer, ou rejeitar e descrer,
(c) a quem quer que, uma vez chamado e habilitado por Deus, escolher crer e
receber, Deus torna Seu filho, o salva, etc. (os 13 bagos da salvação); e quem
quer que, uma vez chamado e habilitado por Deus, escolher não crer e não
receber, Deus não torna Seu filho, não o salva, continua debaixo da ira de
Deus, no futuro (se não se arrepender e crer), será justamente julgado por seus
pecados e eternamente condenado.
Jo 1:12-13 12 A tantos, porém, quantos O receberam, |
Deus chama a todos
os homens (e os capacita pois, em si mesmos, são totalmente pecadores e
totalmente incapazes). |
Ele deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, |
Ao que escolherem crer e
receber, Deus dá a autoridade para serem tornados os filhos de Deus. |
Isto (ser tornado filho de Deus) só acontece aos que, uma vez capacitados por Deus (toda glória a Ele!) escolheram crer para dentro do nome do Cristo. E crer é sinônimo de receber, ou ambos vêm soldados um no outro |
|
13 Os quais NÃO foram nascidos provenientes- de- dentro- de sangueS, |
Note que os tais não foram nascidos como filhos de Deus (regenerados) por causa da genética, da raça, da família, do sangue dos pais, avós, etc. Ser filho de crente não significa que será crente. Ser filho do crente Abraão não significa que herdará suas promessas. |
nem provenientes- de- dentro- de vontade de carne, s |
Nem ser tornado filho de
Deus aconteceu porque, de si mesmos, buscaram a Deus, O acharam, entenderam,
creram. De si mesmos, nunca fariam isso. Foi Deus quem os chamou e habilitou. |
nem provenientes- de- dentro- de vontade de varão, |
Nem ser tornado filho de Deus aconteceu porque avô, pai, filho, pastor, amigo, etc. quis exercer fé em lugar deles |
Mas isso (ser tornado filho
de Deus) vem proveniente de dentro de Deus. |
*************************************************************************************
At 13:48 PERGUNTA:
Irmão Hélio, boa tarde
Os calvinistas usam muito Atos 13.48 para defender a predestinação.
E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra
do Senhor; e creram todos quantos estavam ORDENADOS para a vida eterna.
A.F., 28.04.2017.
RESPOSTA 1:
Obrigado pela pergunta, irmão A.F.
Acho que há mais de 5 anos escrevi esta nota na Bíblia LTT:
48
E, ouvindo isto, os gentios * alegravam-se, e
glorificavam a Palavra de o Senhor (Jesus). E creram ― todos quantos
ESTAVAM TENDO A SI MESMOS DISPOSTO- EM- ORDEM ** para dentro da vida que- dura-
para- sempre.
Nota *: Claramente "GENTIOS", aqui, são gentios propriamente ditos, e não prosélitos do
judaísmo. Ademais, não há registro de psidianos, particularmente antioquinos,
tendo se tornado prosélitos do judaísmo.
Nota**: "Creram ― todos quantos estavam TENDO A
SI MESMO DISPOSTO- EM- ORDEM para dentro da vida que- dura- para- sempre.":
1) O verbo "τάσσω"
pode ser traduzido como "dispor em uma certa ordem" ou "comandar,
dar ordem, indicar, apontar;"
2) Pode estar na voz passiva, "tendo sido dispostos- em- ordem"
ou "tendo sido ordenados- comandados" (Deus, ativo, deu a
ordem, e o homens, passivos, a receberam para a cumprir),
ou pode estar na voz média, "tendo a si mesmos disposto- em- ordem"
(os homens, em resposta ao chamado e habilitação provenientes de Deus,
ativamente agiram sobre si mesmos, no sentido de se bem disporem/ se bem
posicionarem a si mesmos para ouvirem e receberem); um apoio para isso é o
paralelo ao uso da vóz média no v. 46 "julgais a vós mesmos".
Outro apoio é a harmonia com o ensino da Bíblia (contra o Calvinismo) de que
Deus chama a todos e, então, habilita a todos os homens para escolherem (ou
não) crer, mas não os força. Tradução defendida por Pelagius; Rendall; Grotius
& Krebs & Loesner & outros; F.F. Bruce; H. Alford; David J.
Williams;
3) De qualquer modo, aqui, "dispor em ordem" pode ter ocorrido em um
tempo desde antes da criação do mundo, até ao instante em que as pessoas
ouviram o evangelho;
4) Aqui não é dito se sempre, em todas as outras ocasiões, somente os
"tendo sido dispostos- em- ordem" creram.
5) Os versos que inequivocamente são sobre preordenação PODEM ser vistos tanto
com sentido individual, como com sentido somente corporativo, não individual;
6) Portanto, não é At 13:48 que definitivamente resolve todas as questões sobre
predestinação, preordenação, preeleição, etc. Não serve de prova final e
definitiva pró (nem contra) calvinismo.
7) Afora a questão da ordenação, note a sequência: 1º OUVIRAM, 2º ENTENDERAM,
3º ALEGRARAM-SE E GLORIFICARAM, 4º CRERAM. Para o nosso praticar, isto é o que
importa: pregarmos a todos que pudermos pregar, pregarmos fiel e simplesmente,
esforçarmo-nos por fazer entender, orarmos a Deus (para que entendam e creiam),
mas também exortarmos (a que entendam, creiam e recebam o Cristo como o
Salvador e o Senhor- dono- e- controlador, o Deus).
RESPOSTA 2: Em "INCONDICIONAIS, SOBERANAS ELEIÇÃO E REPROBAÇÃO
[Predestinação para Condenação Eterna]: Versos [Mal-] Usados por Calvinistas"
Já tratamos deste verso:
At 13:48 E, ouvindo isto, os gentios *
alegravam-se, e glorificavam a Palavra de o Senhor (Jesus). E creram ― todos quantos
ESTAVAM TENDO A SI MESMOS DISPOSTO- EM- ORDEM ** para dentro da vida que- dura-
para- sempre.
Se este versículo estivesse sozinho no livro de Atos, a interpretação
calvinista (que Deus soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente
{NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] predetermina que alguns serão salvos
e, então, irresistivelmente os salva) seria aceitável, mas o versículo não está
sozinho.
O contexto [próximo], de fato, refuta a teologia calvinista:
Em Atos 13:43 vemos que os
pecadores podem ser persuadidos a continuar no evangelho.
At 13 43 E, despedida a sinagoga, muitos dos
judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais,
falando-lhes, os PERSUADIAM a CONTINUAR na
graça de Deus.
Assim, há mais,
a respeito da salvação, do que a Eleição soberana [incondicional, arbitrária
{NOTA *}, caprichosa {NOTA **}] e o Chamado Soberano [incondicional,
arbitrário{NOTA *}, caprichoso {NOTA **}].
A vontade do homem está envolvida na questão, e
o esforço dos ganhadores de almas tem um efeito sobre o resultado. É
por isso que Paulo disse: 1Co 9 22 Fiz-me como fraco
para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por
todos os meios [chegar a]
salvar alguns. ,
e, 1Co 9 19 Porque, sendo
livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais (almas).
Em At 13:46 vemos que o evangelho é oferecido a pecadores e eles podem
rejeitá-lo. "Havendo Paulo e Barnabé, porém, falado ousadamente,
disseram: "A vós outros era necessário primeiramente ser pregada a
Palavra de Deus. Uma vez, porém, que a REJEITAIS e não julgais a vós
mesmos [serdes]
dignos da vida eterna , eis que estamos sendo voltados para dentro dos gentios;
" Estes
judeus não foram soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA
*}, caprichosamente {NOTA **}] escolhidos para a reprobação
(incondicional, arbitrária {NOTA *} e caprichosa {NOTA **}
predestinação para condenação). DEUS lhes ofereceu salvação e os QUIS
salvar, mas eles, por um exercício de suas vontades, rejeitaram
[salvação através de crer em Cristo].
Em At 13:47 vemos que o evangelho é intencionado ser [oferecido, com toda
sinceridade,] a TODOS os homens. At
13 47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios,
A fim de que sejas para salvação até os confins da terra Isso
não pode ser limitado apenas a um grupo pré-eleito de homens. O evangelho deve
ser pregado a toda criatura (Mc 16:15) e Deus GOSTARIA que TODOS os
homens viessem a ser salvos (1Tm 2:3-4) "3 Porque isto [é] bom
e agradável aos olhos de o nosso Salvador, Deus , 4 O Qual DESEJA
TODOS [os] homens ser[em] salvos e, para dentro do pleno-
conhecimento d[a]
verdade, vir[em]."
O que, então, significa At 13:48? E os
gentios, ouvindo [isto] (a),
alegraram-se (b) , e glorificavam (c) a
palavra do Senhor; e creram (d) ―
TODOS quantos estavam tendo sido dispostos- em- ordem para dentro da vida que- dura- para- sempre.
Significa simplesmente que todos os homens cujos corações estavam predispostos
a aceitar o evangelho, isto é, tantos quantos estavam dispostos a invocar o
nome do Senhor (Rm 10:13), creram. "Porque TODO- E- QUALQUER- HOMEM que invocar o nome de
o Senhor (Jesus)
será salvo."
A palavra grega aqui traduzida
como "tendo sido dispostos- em- ordem" é "tasso", e significa
"organizar de uma maneira ordenada, ou seja, atribuir ou dispor"
(Strong). É usada oito vezes no Novo Testamento. Duas vezes ela é traduzida
"ordenar" (Atos 13:48, Romanos 13:1). Em outros locais, ela é
traduzida como "dedicar" (1 Coríntios 16:15), "nomear, apontar,
designar" (Mateus 28:16, Atos 22:10, 28:23), "determinar" (Atos
15:2), e "colocar" (Lc 7:8).
Há duas perguntas que devem ser respondidas aqui.
Primeira: Quantos pecadores são dispostos- em-
ordem para a vida que- dura-
para- sempre?
Segunda: Por que os homens são dispostos- em-
ordem para dentro da vida que- dura- para- sempre?
A resposta à primeira pergunta é que Deus gostaria que TODOS os homens
viessem a ser salvos (1 Timóteo 2:3-4).
A resposta calvinista, de que Deus soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *},
caprichosamente {NOTA **}] [desejou eleger e realmente] elegeu somente
ALGUNS [poucos] para serem salvos, não é escriturística.
A resposta à segunda questão é que os homens "são dispostos-
em- ordem para dentro da vida
que- dura- para- sempre" através de ouvir o evangelho e invocar o nome de
Cristo (Mc 16:16, Lc 8:50, João 1:12, 3: 13-18; 3:36; 5:24; 6:35; 6:40; 6:47;
8:24; 11:25; 12:36; 12:46; 20:31; Atos 8:36-37; 1Co 1:21, Gl 3:22, 1Tm. 1:16;
Jo 5:13). Esta é a ordem ou sequência que é consistentemente dada através de
todo o Novo Testamento - CRER, para, em [infalível e maravilhosa] consequência
disso, SER SALVO.
"Aqui, os judeus haviam rejeitado voluntariamente a palavra de Deus. Do
outro lado, estavam aqueles gentios (não todos os gentios) que alegremente
aceitavam o que os judeus haviam rejeitado. Por que esses gentios se situavam ao
lado de Deus em oposição aos judeus, Lucas não nos diz. Este versículo não
resolve o problema exaustivamente discutido da soberania divina e do livre
arbítrio humano. Não há nenhuma evidência de que Lucas tinha em mente um
absolutum decretum [decreto absoluto] de salvação pessoal. Paulo tinha mostrado
que o plano de Deus se estendeu e incluiu os gentios. Certamente o Espírito de
Deus se move sobre o coração humano e, ao Espírito, alguns [homens] respondem,
tal como aqui, enquanto outros [homens] O afastam para longe."
(Robertson's Word Pictures).
****************************************************************
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.