Hélio de Menezes Silva
PERGUNTA:
Irmão Hélio, quando Paulo, em Ef. 4:4, fala que há um só corpo estava
se referindo somente à igreja local de Éfeso? Os defensores da doutrina do corpo
místico (igreja Universal Invisível) usam esse verso para “refutar” que igreja
não é somente local, caso contrário haveria mais de um corpo de Cristo. Poderia
me esclarecer mesmo que seja em poucas palavras, por favor?
RESPOSTA:
Ué, irmão, quando se diz que Deus criou somente uma família, não se
está proibindo que a família de Hélio exista independentemente da sua família,
meu amado irmão. Não se está dizendo que todos os casais do mundo, e seus
filhos, formam uma única família. Ao contrário, se está dizendo que Deus criou
somente uma INSTITUIÇÃO (um tipo, um plano, uma natureza, um modelo, um PADRÃO
a ser seguido por cada família, mas cada uma dela é totalmente livre e
independente de todas as outras e subalterna e parte de nenhuma, não depende nem
mesmo dos seus pais, pois Deus disse que deve o marido deixar seus pais e se
colar indissoluvelmente à sua esposa.
Ué, irmão, esse tipo de argumento defendido pelos que defendem que há DOIS
tipos de igreja (a local e a universal) pode ser virado contra eles, é só
apontarmos a arma com o cano voltado na direção contrária, apontando para eles.
Fica assim:
"Há os defensores da doutrina de que a palavra
igreja, sempre e somente, no Novo Testamento, significa um conjunto visível de
crentes que regularmente se encontram em um mesmo lugar físico, se veem
pessoalmente, apertam as mãos uns dos outros, escutam o mesmo sermão pregado
pela mesma boca ali presente, etc. Defendem que agora isto ocorre cada semana
em centenas de milhares de igrejas locais, cada uma sendo uma igreja completa
de per si. Defendem que, no futuro, quando todos os crentes da dispensação da
igreja já terão recebido seus corpos glorificados, haverá uma só igreja
totalizada, mas ainda então será de natureza LOCAL, todos juntos numa
única igreja que ainda é local, se reúne regularmente num mesmo local
físico. Os defensores da teoria das Igrejas-Só-Locais usam Efésios 4:4 (“Há um só corpo e um
só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;”) para "refutar" os que ensinam que há DUAS
igrejas (a igreja local, menos importante, e a igreja Universal,
a mais importante, suprema, verdadeira): se assim fosse, Cristo teria DOIS
corpos, o que é impossível, absurdo, grosseiro e abominável."
Irmão, a simples lógica ensina que há exatamente 3 posições que podem ser
cridas e assumidas sobre a questão:
a) "Há somente a
Igreja Universal, nenhum grupo local é, de per si, uma igreja no sentido do
N.T.". Isto é um absurdo tão grande, colidindo contra tantas dezenas de
claros versículos do N.T. (por exemplo, as cartas às 7 igrejas de Apocalipse),
que ninguém tem coragem de defender isso (pelo menos, não têm coragem de
defender isso publicamente).
b) "Há Somente as centenas de milhares de Igrejas Locais de
AGORA, portanto, na eternidade futura, elas não se ajuntarão para formar
uma só igreja local composta de todos os salvos da dispensação das igrejas
locais, ao contrário, reunir-se-ão na Nova Jerusalém centenas de milhares de
igrejas locais e independentes uma das outras, até mesmo brigadas uma com as
outras". Bem, muitos vivem hoje nos caluniando dizendo que cremos e
ensinamos isso, o que é uma horrível calúnia.
c) "HOJE, há sobre a terra somente as centenas de milhares de
igrejas locais, cada uma independente uma das outras, podendo cooperar e
ter comunhão com aquelas de mesma doutrina bíblica, mas permanecendo local,
livre, independente. E, na eternidade FUTURA, haverá somente uma só
igreja LOCAL totalizando todos os salvos da dispensação das igrejas, mas
mesmo assim tal igreja totalizada futura será LOCAL, sem dever obediência nem
comunhão a nenhuma outra, mas somente ao Senhor"
Por favor, leia, 2 ou 3 vezes e conferindo todos os versículos, http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/03Os3SentidosDeIgreja-Helio.htm
Depois, leia, por favor:
0. PRELIMINARES E INDEX
1. A IGREJA É SUMAMENTE
IMPORTANTE
2. O QUE IGREJA NENHUMA IGREJA
É
a. Não é Substituição / Continuação / Expansão de
Israel, nem da Lei
b. Não é "Organização Difusa" Cujos
Membros não se Reúnem
c. Não é "Organização Difusa", Cujos
Membros não têm Definidas e Unânimes Convicções Doutrinárias e Práticas
d. Não é "A Igreja Universal Atual na
Terra", Cujos Membros nem se Reúnem, nem têm as Mesmas e Firmes Convicções
Doutrinárias e Práticas, Rigorosamente Bíblicas
e. Não é Denominação, Confissão, Convenção,
Associação, União, Comunhão, Federação, Confederação, Seminário, Missão, etc.
f. Não é o Reino de Deus
g. Não é o Reino dos Céus
h. Não é o que os "Briders" Ensinam
i. Não é o Prédio
j. Não é Departamento, Célula, Pedaço de Igreja
Local, Ministério Paralelo ou Independente
k. Não é o que a Seita "A Igreja Local"
Ensina
3. OS 3 SENTIDOS DE
"IGREJA"
a) 5 das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento nada têm a ver com uma igreja
neotestamentária
b) 57 das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento têm o 1o. sentido, o de uma igreja
local, específica, visível, atual, independente das outras igrejas, e
reunindo-se num local específico sobre a terra
c) 36 das 115 ocorrências da palavra "ekklesia"
no Novo Testamento também têm esse 1o. sentido, o de uma igreja local,
específica, visível, atual, independente das outras igrejas, e reunindo-se num
local específico sobre a terra
d) 16 das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento têm simultaneamente:
- o 2o. sentido (o de igreja local tomada como
instituição, conceito; e
- o 3o. sentido (o da igreja local totalizada
futura):
e) 01 das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento só tem o 3o. sentido, a saber, de igreja
local totalizada futura
f) 00 (zero!) das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento têm sentido de igreja universal -
difusa - atual
g) A IGREJA UNIVERSAL E INVISÍVEL: UMA TEORIA E UM
MITO (Steve Montgomery
4. FIGURAS [DOS 3 TIPOS] DAS
IGREJAS (SEMPRE LOCAIS)
a. EDIFÍCIO (=Templo) de Deus,
b. CORPO do Cristo
c. NOIVA a ser unida ao Cristo
d. RAMOS da Videira
e. REBANHO de Ovelhas
f. SACERDÓCIO Santo e Realesco
g. REIS-SACERDOTES
h. NOVA CRIAÇÃO
i. HERDEIRO de Deus e CO-HERDEIRO com o Cristo
j. LAVOURA de Deus
k. COLHEITA de Deus
l. SERVOS
5. INÍCIO DAS IGREJAS locais (nos seus 3 sentidos)
a) EDIFÍCIO (=Templo) de Deus,a) NÃO foi quando Paulo estava
na prisão em Roma
b) NÃO foi após o último relato de submersão, no
Novo Testamento
c) NÃO foi quando Antioquia enviou Paulo como
missionário, em At 13
d) NÃO foi quando Cornélio foi salvo, em At
10:44-45
e) NÃO foi quando Paulo foi salvo, em At 9
f) NÃO foi em Pentecostes, em At 2
g) NÃO foi antes do ministério do Cristo sobre a
terra
h) Portanto, FOI durante o ministério do Cristo
sobre a terra
i) Seis possibilidades para o início da 1a. igreja
local (seguramente nos dias do Cristo sobre a terra)
Hélio, jan.2014
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.