Citaremos, abaixo, um suposto diálogo- namoro entre Calvinismo e Arminianismo,
isto é, Charles Simeon e John Wesley, que dizem
ter ocorrido em 20 de dezembro 1784.
Colocaremos em letras pretas onde nós, os milhões de crentes bíblicos (já
com certeza de eterna salvação, que pregamos "se algum momento você foi
salvo, é Deus que preserva para sempre, eternamente salvo, nenhuma palavra ou
ato seu ou de qualquer outra criatura podendo mudar isso) dizemos sim à
Bíblia e não tanto ao Calvinismo como ao Arminianismo.
SIMEON: "Senhor, sei que o chamam de arminiano; e
algumas vezes sou chamado de calvinista; portanto, deveríamos desembainhar as
espadas. Porém, antes de consentir em iniciar o combate, permita-me fazer-lhe
algumas perguntas (...). Diga-me: o senhor se sente uma criatura depravada,
tão depravada que nunca teria pensado em voltar-se para Deus, se ele não
tivesse colocado isso em seu coração?
WESLEY: Sim, replicou o veterano, sinto-o realmente.
SIMEON: E não tem esperança alguma de tornar-se aceitável
perante Deus por qualquer coisa que possa fazer por si; e espera na salvação
exclusivamente através do sangue e da justiça de Cristo?
WESLEY: Sim, unicamente por meio de Cristo.
SIMEON: Mas, senhor, supondo-se que foi inicialmente salvo
por Cristo, não poderia você, de alguma outra forma, salvar-se depois, através
de suas próprias obras?
WESLEY: Não, mas terei de ser salvo por
Cristo do princípio ao fim.
CRENTE
BÍBLICO: NÃO! O fato é que, no segundo em que,
xxxx anos atrás, cri de forma bíblica no Cristo da Bíblia, o próprio Deus-Filho
me garantiu, na Sua Palavra infalível, que já fui salvo definitivamente,
eternamente, de forma incapaz de ser perdida, portanto é fato eterno que não
pode ser mudado. É Deus, o próprio Deus, quem é meu preservador da salvação.
Ele me preserva salvo para sempre, eternamente salvo, nenhuma palavra ou ato
meu ou de qualquer outra criatura podendo mudar isso.
SIMEON: Admitindo, portanto, que você foi inicialmente
convertido pela graça de Deus, o senhor, de um modo ou de outro não tem que
se manter por suas próprias forças?
WESLEY: Não.
CRENTE
BÍBLICO: NÃO! O fato é que, no segundo em que,
xxxx anos atrás, cri de forma bíblica no Cristo da Bíblia, o próprio Deus-Filho
me garantiu, na Sua Palavra infalível, que já fui salvo definitivamente,
eternamente, de forma incapaz de ser perdida, portanto é fato eterno que não
pode ser mudado. É Deus, o próprio Deus, quem é meu preservador da salvação.
Ele me preserva salvo para sempre, eternamente salvo, nenhuma palavra ou ato
meu ou de qualquer outra criatura podendo mudar isso.
SIMEON: Nesse caso, então, o senhor precisa ser IMPEDIDO DE CAIR (upheld), cada hora e momento, por Deus, tal como uma criança nos braços de sua
mãe?
WESLEY: Sim, inteiramente.
CRENTE
BÍBLICO: Essa palavra "impedido de
cair" pode ser mal entendida, é perigosa, deixa a dúvida "e se
cair?", não é encontrada na Bíblia!
O fato é que, no segundo em que, xxxx anos atrás, cri de forma bíblica no
Cristo da Bíblia, o próprio Deus-Filho me garantiu, na Sua Palavra infalível,
que já fui salvo definitivamente, eternamente, de forma incapaz de ser perdida,
portanto é fato eterno que não pode ser mudado. É Deus, o próprio Deus, quem é
meu preservador da salvação. Ele me preserva salvo para sempre, eternamente
salvo, nenhuma palavra ou ato meu ou de qualquer outra criatura podendo mudar
isso.
SIMEON: E toda sua esperança está firmada na graça e
misericórdia de Deus, para ser preservado até o seu reino celeste?
WESLEY: Sim, não tenho esperanças senão nele.
CRENTE
BÍBLICO: Essa palavra "para ser
preservado" (como "ser impedido de cair") pode ser mal
entendida, é perigosa, deixa a dúvida "e se cair?", não é encontrada
tal dúvida na Bíblia!
O fato é que, no segundo em que, xxxx anos atrás, cri de forma bíblica no
Cristo da Bíblia, o próprio Deus-Filho me garantiu, na Sua Palavra infalível,
que já fui salvo definitivamente, eternamente, de forma incapaz de ser perdida,
portanto é fato eterno que não pode ser mudado. É Deus, o próprio Deus, quem é
meu preservador da salvação. Ele me preserva salvo para sempre, eternamente
salvo, nenhuma palavra ou ato meu ou de qualquer outra criatura podendo mudar
isso.
SIMEON: Então, senhor, com sua permissão embainharei
novamente a minha espada; pois este é todo o meu calvinismo; esta é a minha
eleição, minha justificação pela fé, minha perseverança final; em suma, é tudo
quanto sustento, e como o sustento; portanto, se lhe parecer bem, em lugar de
buscarmos termos e frases que serviriam de base para luta entre nós, unamo-nos
cordialmente naquelas coisas sobre as quais concordamos."
CRENTE
BÍBLICO: Eu acho que muitas vezes, no final das contas, calvinistas e
arminianos são como duas formigas sobre uma argola e que, saindo do ponto de
partida, pensam que são teorias inimigas e opostas, começam a caminhar um para
um lado e outro para o outro lado, vão caminhando, caminhando, ao final se
encontram e se abraçam como amigos concordes, pois, se morrer um crente em 1
mili-segundo atingido por uma bala .50 perdida que literalmente arranca a
cabeça, e, durante 50 anos ele deu o mais maravilhoso testemunho e evidência de
ser um verdadeiro crente- salvo, mas, nos últimos 2 anos mergulhou no mais
asqueroso pecado imaginável, e morreu sem ter se arrependido, então calvinista
e arminiano concordam em alta voz "certamente foi para o inferno", a
única diferença sendo que o calvinista disse isso porque pensou com seus botões
"certamente foi para o inferno pois, se não ele não perseverou tão
santinho quanto eu esperava, é que ele nunca foi um eleito, nunca foi salvo, tudo
foi falso", e o arminiano pensou com seus botões "certamente foi para
o inferno pois, embora uma vez tenha sido salvo, ele não perseverou, morreu sem
tempo de se arrepender, morreu sem ser tão santinho quanto eu esperava, ele
perdeu a salvação que um dia teve."
Mas creio com toda certeza que, *SE* ele realmente, no instante que ele disse, creu de forma bíblica no Cristo da Bíblia, o próprio
Deus-Filho garante, na Sua Palavra infalível, que ele foi salvo
definitivamente, eternamente, de forma incapaz de ser perdida, portanto é fato
eterno que não pode ser mudado. É Deus, o próprio Deus, quem o preservou salvo.
Ele o preserva salvo para sempre, eternamente salvo, nenhuma palavra ou ato seu
ou de qualquer outra criatura podendo mudar isso.
Ver, por exemplo:
http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/2SeriesArtigosImperdibilidadeSalvacaoE101PassagensAparentementeConflitandoComIsso-Helio.htm
Clv22 - Calvinismo. P0. Calvinismo Proibe Certeza de
Salvacao Eterna - Helio
Clv22 - Calvinismo. P1. Perseveranca Do Salvo Em Se
Conservar Salvo - Helio
Clv22 - Calvinismo. P2. Crentes Não Perseveram
Por Si Mesmos. Deus Os Preserva – J M Carrol
Clv22 - Calvinismo. P3. Preservacao Do Salvo.
Pelo Salvador Que Persevera – J J G Faria
Clv22 - Calvinismo. P4. Crente Suicida Adultero Pecadorzao - Helio
Clv22 – Versos Distorcidos. P. Perseveranca dos Santos -
Helio
Clv22 – Versos Mal Entendidos pelos Negadores da
Preservacao da Salvacao - Helio
Uma Vez Salvo Sempre Salvo – Mas Foi Voce
Realmente Salvo – Helio
Hélio de Menezes Silva
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‘Pray, sir,’ Simeon began, ‘do
you feel yourself a depraved creature, so depraved that you would never have
thought of turning to God, if God had not put it into your heart?’ ‘Yes,’
replied Wesley, ‘I do indeed.’ ‘And do you utterly despair of recommending
yourself to God by anything that you can do; and look for salvation solely
through the blood and righteousness of Christ?’ continued Simeon.
‘Yes, solely through Christ.’... ‘Allowing, then, that you were first turned by
the grace of God. Are you not in some way or another to keep yourself by your
own power?’ ‘No.’ ‘What, then, are you to be upheld every hour and moment by
God, as much as an infant in its mother’s arms?’ ‘Yes, altogether.’ ‘And is all
your hope in the grace and mercy of God, to preserve you unto his heavenly
kingdom?’ ‘Yes, I have no hope but in Him.’ ‘Then, sir, with your leave,’
replied Simeon, ‘I will put up my dagger again: for this is all my Calvinism;
this is my election, my justification, my final perseverance. It is in
substance all that I hold, and as I hold it; and therefore, if you please,
instead of searching out terms and phrases to be the ground of contention
between us, we will cordially unite in those things wherein we agree.’
A data desta conversa, segundo o Wesley’s Journal, foi 20 de dezembro de
1784.
Traduzido a partir de http://www.anglican-methodist.org.uk/embr-covenant-ch6-141209.pdf
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.