Dupla Canonicidade da Bíblia:
Completa, Final Quanto aos Livros; e
Completa, Final Quanto Cada Palavra.
 




Canonização
é um ato da infalível providência de Deus, e se deu em duas etapas:

- 1a. etapa da canonização da Bíblia: foram canonizados quais livros formavam a Palavra de Deus (o cânon do Velho Testamento já era universalmente reconhecido bem antes e foi oficialmente fechado por Esdras e pelos membros da Grande Sinagoga, no século 5 A.C.; o cânon do N.T. já era universalmente reconhecido bem antes e foi oficialmente fechado no século 4 D.C.).

- 2a. etapa da canonização da Bíblia, na Reforma:
depois do Diabo ter traiçoeiramente inserido fermento em alguns poucos manuscritos, principalmente de Alexandria, portanto na Vulgata de Jerônimo, Deus usou a invenção da Imprensa e usou a Reforma e alguns dos reformadores e pré-reformadores, para fazer imprimir as exatas palavras (em Hebraico e em Grego) dos manuscritos originais, através das edições em forma final do Texto Massorético e do Texto Recebido (as últimas edições de Beza e Stephans).



Do mesmo modo que é pecado (grosseiro, ofensivo, terrível) tentar levantar dúvidas e rediscutir quais livros são canônicos, também é pecado (grosseiro, ofensivo, terrível) dos modernos críticos textuais tentar (em qualquer grau ou extensão) levantar dúvidas e rediscutir quais são as palavras do texto original (em Hebraico e em Grego).

O cânon das exatas palavras foi fechado entre 1516 e 1611 e foi consagrado por mais de 350 anos de uso por todas as Bíblias protestantes (nem sequer existiam bíblias TC de protestantes!) em todos os idiomas. Por que reabrir a discussão agora??!!...

Cada palavra assoprada pelo Espírito Santo de Deus para dentro das mentes dos escritores da Bíblia (Moisés, Josué, etc., até Malaquias, nos 39 livros do Velho Testamento; Mateus, Lucas, Marcos, João, Paulo, Tiago, Pedro, Judas, nos 27 livros do Novo Testamento) foi recebida, recebida de forma absolutamente perfeita, na Reforma, e ponto final. Cumpre-nos crê-las, obedecê-las, pregá-las, não o infindavelmente criticá-las e infindavelmente revisá-las.

Perfeita preservação providencial (crida pelos crentes totais na Bíblia) de cada palavra, através do uso incessante pelos crentes mais fiéis, sim!
Incessante revisionismo (dos modernos críticos textuais), não!

Modernos críticos textuais: parem de tentar usar o bisturi sobre a Palavra de Deus! Deixem-na em paz! Temam Apoc 22:18-19!
“18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Ap 22:18-19 ACF)


 





Argumentos para o que dissemos acima e cremos? Leve 1 ano lendo, estudando profundamente e em atitude de oração e coração abaertos, todos os livros e artigos tais como os ajuntados em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/index.htm :

 

PERFEITA PRESERVAÇÃO POR DEUS, através do texto usado incessantemente pelos fiéis desde o início, e reconhecido e impresso desde a Reforma (cânon textual fechado):
2 Mentiras em "Inerrante só nos Originais e no Grego" -- Coats. A inerrância estende-se às cópias tradicionais e às suas traduções fiéis!
Answer to Challenge to Article Deffending Preservation -- David Cloud
Bíblia - Preservação Perfeita Ou Restauracão Insegura? - Hélio
the Big Lie: "Inspired Just In The Originals" -- Herb Evans
Fidelidade na Transmissão do texto - Quais Mss são fieis cópias dos originais? - Janzen
o Fundamentalismo e a Bíblia Almeida da Reforma -- Strouse
Inerrância Da Bíblia -- Noemi Andrade Campelo Ribeiro. A Bíblia foi preservada perfeitíssima, em uso pelas igrejas fiéis em todos os séculos, portanto através do Texto Massorético e do Textus Receptus (e traduções por equivalência formal).
Inspiração e Preservação da Bíblia - Dean Burgon Society
Is the Received Text Based on a Few Late Manuscripts? - Cloud
Lxx é Lassa (frouxa, laxativa, ou mesmo diarréia) -- Teno Groppi. Na melhor das hipóteses a LXX foi forjada 200 anos DEPOIS de Cristo (por Orígenes). Não foi produzida só por levitas, omite parte do Velho Testamento, introduz os apócrifos como parte do Canon, sempre foi desprezada pelos judeus, e introduz centenas de erros, alguns deles terríveis.
the Majority Text is Moving away from Preserved Scripture - Cloud
Manuscript Evidence Supporting the KJB -- Webb
Mitos sobre a Septuaginta e as Modernas Traduções da Bíblia - Spargimino (cópia do artigo original, em http://apologetic.waetech.com.br/Biblia.htm, traduzido por Waldemar Janzen)
O que o Crente de Hoje Precisa Saber -- Anderson. As bíblias-TC, modernas, são adulterações. As Bíblias-TT são a perfeita Palavra de Deus.
Outro Crime Da Mitológica Lxx (Septuaginta) -- Hélio Silva. Apresenta revoltante corrupção da Septuaginta em Jer 23:6.
Pergunta: não Teria Sido o TR que Acrescentou? - Pré-requisitos Para Responder tal Pergunta - Hélio
uma Pergunta Simples mas Incontornável -- Hélio. Quem alega crer que o TT é perfeito, é forçado a crer que o TC, 7% diferente, não o é! Quem alega crer que TT e TC são, ambos, aceitáveis, realmente não crê que Deus pôde preservar Sua Palavra perfeitamente!
- Por que, como REAL crente na Bíblia,
    Só Aceito as Bíblias da Reforma, Baseadas no Textus Receptus -- H. Rafeiro. 
Preservation is Missing in Standard Works on Textual Criticism - Cloud
Preservação da Bíblia -- Pode Você Responder Estas Perguntas? -- Cloud
Providential Preservation of the Greek Text of the NT -- MacLean
Resposta: Evidências de que é o TR e não o TC que é a Pura Palavra de Deus - Hélio
Some KJV-Only Go Too Far Away -- Cassidy. Poucos exageram em: "nunca copyrighted", "dupla-inspiração", "revelação avançada".
Só o TR é a Pura Palavra de Deus -- Hélio. Livro pequeno, mas informativo. Introdutório, mas também é proveitoso para pastores e professores.
Sou e Não Sou Só Almeida do TR - Cloud.
foi o TC que Omitiu, Ou foi o TR que Acrescentou? - Janzen
a Teoria De Westcott-Hort E O Novo Testamento Grego. um ensaio em manuscritologia bíblica -- Paulo Anglada. O melhor texto grego impresso é o Texto Tradicional (o TR, Textus Receptus, usado na Reforma)
That Attack on the Bible -- Watkins
TR - Em Defesa da Palavra de Deus -- Walter Campelo. Apresenta a história resumida do texto bíblico, e o perigo que ronda os crentes devido à textos corrompidos sendo aceitos como se fossem a Palavra de Deus.



DIFERENÇAS TR-TC E GRAVIDADE DELAS; EVIDÊNCIAS TEXTUAIS (ver também nosso outro site http://notasbiblia.cjb.net , com mais de 700 notas textuais):
1Jn 5:7 -- Ruckman
1Jo 5:7 -- Resposta Resumo À Pergunta Típica Sobre Genuinidade das 3 Testemunhas no Céu -- Hélio Apresenta fortes evidências teológicas, gramaticais, da lógica, dos manuscritos gregos, dos lecionários gregos, dos "pais da igreja", de traduções antiqüíssimas, da análise da História, de todas as Bíblias da Reforma, das contradições da Crítica Textual, e da consistência com o estilo bíblico.
283 dos Principais Versos que o TC Corrompeu -- Hélio. Como as abominações do Texto Crítico se refletem nas Bíblias modernas!
Cristo é Deus. (Mas o TC Adultera Isto!) -- Hélio.
Cristo Nasceu de uma Virgem. (Mas o TC Adultera Isto!) -- Hélio.
Cristo Ressuscitou Literalmente -- (Mas o TC Adultera Isto!) -- Hélio.
Defending 1John 5:7 - Cloud
Exam Of Alexandrian Texts - Pickering
Expondo os Erros da NVI -- Junho 2000 -- Emídio Viana. Erros do TC/ NVI/ NIV terrivelmente enfraquecendo doutrinas básicas da fé.
Manuscript Evidences For Disputed Verses - O'Reilly
Mar 16:9-20 - Graves Conseqüências da Omissão Destes 12 Versos- (Nome de autor omitido a seu pedido)  
Morte de Cristo foi Vicária. (Mas o TC Adultera Isto!) -- Hélio.
Observações sobre a Autenticidade de 1João 5:7 - Dabney
Qual Bíblia? - 1João 5:7-8: O Parêntese Joanino -- Fuller. Prova autenticidade de -- no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo...são um...
Romanos 8:1 - Defesa Do Texto Tradicional -- Powell. "... os quais não andam segundo a carne mas segundo o Espírito" é genuíno.
Salvação é só pelo Sangue de Cristo. (Mas o TC Adultera Isto!) -- Hélio.
Sinaiticus Pagina 29 -- Helio. Provas de que Marcos 16:9-20 foi extirpado por falsário. Foto.
Salvação é Só Pela Fé, Só Em Cristo. (Mas o TC Adultera Isto!) -- Hélio.
Vaticanus, Página 1303, Rasto da Grosseira Extirpação de Marcos 16:9-20 -- Hélio
Vindication of 1John 5:7 - Cloud
Which Bible? - The Johannine Comma -- David O. Fuller



PESSOAS E ORGANIZAÇÕES (os crentes na perfeita preservação por Deus, e os crentes na interminável e falível restauração pela erudição do homem):
A Dupla Dinâmica: Westcott e Hort -- Pedro. Westcott e Hort, pais do TC, eram perdidos, idólatras, espíritas!
Credo da Seita Alexandrina -- Ruckman. (Também conhecido como "Credo da Eruditolatria" ) Sátira ao non-sense dos que cultuam o TC e perseguem quem crê só no TT.
Erasmo de Rotterdam é verdadeiro salvo, não "católico padrão"; Westcott e Hort foram herejes, perdidos -- Pedro
Seis Anos Depois – (Nome de autor omitido a seu pedido). Por 6 anos, o seminário minou a fé do aluno na infalibilidade da Palavra de Deus. Graduado e pastor, Deus o traz de volta à esta fé, e ele é perseguido pela denominação!
os Seminários e as Traduções da Bíblia -- Strouse
Westcott & Hort from Their Own Mouthes -- "Jesus Is Lord"



"O LIVRO DAS RESPOSTAS" - Samuel Gipp
traduzido por Mary Schultze:
Livro completo, Word 2000, 337 Kb 
Livro completo, Word 2000 zipado, 116 Kb .
Livro completo, convertido de Word 2000 para HTML, 599 Kb
(Mais cômodo seria baixar um a um os 8 arquivos HTML abaixo; ademais, só somam 275 Kb!).



ITENS EM OUTROS SITES:
A Teoria de Westcott e Hort e o Texto Grego do Novo Testamento. -- Paulo Anglada. - O melhor texto grego impresso é o Texto Tradicional (o TR, Textus Receptus, usado na Reforma)
Fidelidade de Transmissão dos Textos Bíblicos; Quais Manuscritos? -- Waldemar Janzen
Manuscritos e Versões da Bíblia -- Waldemar Janzen - Introdução resumida.
Which Edition of the Received Text is the Preserved Word of God? -- David Cloud
A Autoridade do Texto Sagrado [57 Kb, rtf] - Wilbur Pickering
A canonicidade do Novo Testamento [47 Kb, rtf] - Wilbur Pickering
Algumas questões relevantes para a crítica textual do N.T. [11 Kb, rtf] - Wilbur Pickering
O site http://www.peshitta.com tem 2 traduções (Murdock e Etheridge) da Peshitta para o Inglês. A Peshitta usada pode não ser a do ano 157, pode ter uns poucos desvios quanto ao TR, e algumas imprecisões de tradução Grego -> Siríaco -> Inglês, mas na maior parte apóia o TR e é interessante vermos essas traduções. http://www.aramaicpeshitta.com tem tradução para várias linguagens, terá para Português.



"QUAL O TEXTO ORIGINAL DO NOVO TESTAMENTO" - Wilbur (Gilberto) Norman Pickering
Livro, aproximadamente 250 páginas. Defende o Texto Majoritário melhor que ninguém. Nos USA, há décadas é um bestseller, leitura obrigatória. Profundo, técnico e de competência definitiva, é o livro que mais tem resgatado, da posição TC, muitos pastores, professores de seminários e eruditos.
Pode ser downloaded, completo, com comodidade e figuras perfeitas, de http://www.luz.eti.br/dl_wilburnt.html ou de http://www.odiscipulo.com/base/alimento_solido/Qual%20o%20Texto%20Original%20do%20Novo%20Testamento.pdf (1,2 Mb).



OUTROS SITES:
Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil - Só-TT. Publica a única Palavra de Deus perfeita, em português: a "Almeida Corrigida Fiel".
Bible for Today - Só-TT. Excelentes livros e artigos. Guerra ao Texto Crítico e suas Bíblias. (Donald A. Waite, etc.)
Dean Burgon Society - KJV-only. Excelentes livros e artigos.
Way of Life Literature - Idem. (Cloud, KJV-only, excelente autor do fundamentalismo, talvez o mais prolífero de hoje.)
José Pedro de Almeida - Guerra à evolução, romanismo, seitas, bíblias não TT.
W. Janzen - Manuscritos e Versões da Bíblia - Introdução resumida.
 






Hélio de Menezes Silva


[Por que os "altos escalões" dos seminários, da AIBREB - Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil, e associações estaduais (APIBRE, AIBRECE, etc.) das Igrejas Batistas Regulares, ao invés de estudarem + agradecerem + aprofundarem + divulgarem alertas como este, os temem tanto e tentam a todo custo proibir que se os façam ante todos os membros de suas igrejas batistas regulares?!?! Hélio, 2011]


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-PreservacaoTT/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.